Pagamento online no e-commerce: impulsionando as vendas
Pagamento online é qualquer tipo de procedimento que utiliza uma plataforma de comunicação financeira para fazer transações monetárias na internet entre o consumidor e a loja, o qual pode ser por cartão de crédito, Pix e outras modalidades.
Esse tipo de pagamento se popularizou junto com as lojas virtuais, mostrando-se como uma alternativa segura e simples para comprar, mas se expandiu muito nos últimos anos por oferecer soluções sofisticadas e completas.
Hoje em dia, é possível usar essas plataformas de várias maneiras, pois além das compras, outros tipos de soluções, como as assinaturas recorrentes, podem ser gerenciadas por meio desse sistema.
As fintechs também utilizam o pagamento online para movimentar fundos. Entretanto, é inegável que as lojas online são os canais que mais utilizam o pagamento online. Mas as maquininhas usadas nas lojas físicas também podem se encaixar na categoria.
Isso porque o dispositivo precisa estar conectado à internet para fazer a transação, portanto, trata-se de algo amplamente utilizado pelo comércio, e é necessário entender um pouco mais sobre ele.
Este artigo vai explicar o conceito de e-commerce, mostrar alguns tipos desse modelo de negócio, como funciona o pagamento online dentro dele, mostrar algumas formas de realizá-lo e dar algumas dicas de segurança.
O que é e-commerce?
E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, nada mais é do que uma modalidade de negócios em que as transações são realizadas online.
A única etapa que envolve o mundo físico é a logística de entrega do que foi comprado pelo consumidor. Além de todo o processo de compra, o e-commerce também realiza a divulgação dos produtos e serviços nos canais digitais.
Hoje em dia, é possível vender muitas coisas dessa forma, como ferramentas para manutenção de portões de garagem, entre outros produtos que costumam ser muito procurados, como:
- Artigos eletrônicos;
- Roupas;
- Livros;
- Móveis.
Para entender um pouco mais sobre a abrangência do e-commerce, é necessário saber quais são os tipos de loja virtual mais comuns no mercado.
Principais tipos de e-commerce
O tipo de e-commerce mais popular é conhecido como B2C (Business To Client), ou seja, um modelo de negócios que vende para o consumidor final. As vendas são praticamente 100% digitais, exceto a parte logística.
Já o modelo Business To Business (B2B) são plataformas de vendas para negociações entre empresas, ou seja, uma empresa que vende para outra.
O e-commerce do tipo Business To Employee (B2E) faz vendas exclusivas para colaboradores da organização, ou seja, para os funcionários que querem consumir os produtos e serviços da organização para a qual trabalham.
Outro modelo muito popular é o Consumer To Consumer (C2C), no qual as vendas são feitas de consumidores para consumidores. Por exemplo, uma pessoa pode vender caixa de madeira fechada feita por ela mesma para outros consumidores.
Isso costuma ser feito em marketplaces e para aumentar as vendas, é interessante atrair um bom número de negociadores para engajá-los.
Uma das modalidades que tem chamado muita atenção na internet é o dropshipping, que nada mais é do que uma plataforma usada para fazer a conversão da venda, enquanto as outras etapas de compras são realizadas em outro endereço.
Como funciona o pagamento online
O pagamento online se inicia depois que o cliente faz seu cadastro na plataforma e-commerce, e com base nos primeiros dados, como as informações pessoais e de entrega, o valor final é calculado.
Por meio de um gateway de pagamento ou do serviço de um adquirente, o cliente escolhe a forma de pagamento que for melhor para ele e inclui seus dados.
O sistema vai se comunicar com a Bandeira do cartão ou com a instituição bancária para fazer a aprovação da compra. Em um procedimento automático, o adquirente vai receber a requisição de um intermediário e analisar as informações fornecidas na compra.
Se todas as informações estiverem corretas, o sistema vai verificar o limite do cartão ou o saldo disponível para realizar a transação.
Hoje em dia, qualquer tipo de empresa que vende produtos e serviços pela internet, como uma de gravação baixo relevo em metal, precisa investir em sistemas antifraude.
Essa ferramenta é uma solução sofisticada que trabalha junto com o gateway e o adquirente, assim como com o próprio sistema do e-commerce. O objetivo é analisar os padrões de comportamento de compra para identificar riscos de fraude.
Se houver alguma suspeita em relação aos dados, o recurso emite um alerta e a transação pode ser cancelada. Se nenhum tipo de anomalia for encontrada, o sistema aprova o pagamento e finaliza a compra.
Formas de pagamento para lojas virtuais
As lojas virtuais podem dispor de diferentes meios de pagamento, seja para vender roupas ou um sistema especializado em controlador de acesso noturno. Entre as formas mais populares estão:
Cartão de crédito
O cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado no e-commerce, visto que por meio dele o cliente pode parcelar suas compras.
Oferecer essa modalidade é muito importante porque de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 82% dos consumidores brasileiros parcelam suas compras, por isso, oferecer essa facilidade aumenta as chances de conversão.
Pix
O Pix é uma forma de pagamento instantânea, semelhante a transferência bancária, com a diferença de que o valor é compensado em tempo real. O cliente pode usar esse serviço 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Para quem compra, o Pix é uma excelente opção de pagamento porque não gera custos para o cliente e conta com tarifas especiais para pessoa jurídica.
Boleto bancário
Assim como uma empresa de assistência tablet Multilaser, as lojas virtuais também podem trabalhar com boleto bancário, inclusive, é uma das formas de pagamento mais utilizadas nas lojas virtuais.
Para o lojista, esse meio é muito vantajoso porque o dinheiro entra na conta assim que o pagamento é processado. Além disso, é uma forma acessível para pessoas que não possuem conta em banco.
Cartão de débito
O uso de cartão de débito no e-commerce costuma ser um pouco mais burocrático, uma vez que o cliente precisa ser redirecionado para o site do banco para autenticar o pagamento, o que pode comprometer a experiência de compra.
No entanto, novas tecnologias estão surgindo para solucionar esse problema e eliminar a necessidade de redirecionamento, fazendo com que a operação se torne mais fluida e segura.
Como garantir a segurança dos pagamentos online
Além das possibilidades de pagamento mostradas anteriormente, existem outras que podem ser usadas em uma plataforma e-commerce. Mas independentemente do tipo de pagamento online, é fundamental garantir a segurança desse processo.
Em uma loja de ar-condicionado para projeto climatização sala de aula, a segurança é garantida por meio da diversificação das formas de pagamento.
Ao oferecer mais de uma alternativa para o cliente, o negócio terá mais facilidade para lidar com falhas na ferramenta principal. Também terá mais flexibilidade na jornada de compras, algo muito importante para aumentar as vendas.
Também é muito importante fazer testes de segurança no site, pois são realizados por empresas parceiras para avaliar se a plataforma possui a infraestrutura necessária esse está dentro dos padrões do mercado.
Ao finalizar a avaliação, é enviado um relatório para a loja, contendo todas as informações relacionadas às melhorias necessárias.
Uma loja virtual de portão social de alumínio branco também procura manter seus sistemas sempre atualizados, por meio de ferramentas que aplicam as atualizações de maneira rápida e funcional.
Fazer updates é muito importante porque eles ajudam a corrigir problemas e brechas de segurança que possam afetar a habilidade da plataforma de continuar vendendo na internet com segurança.
Independentemente do recurso usado pela empresa, é fundamental escolher um sistema de vendas e pagamento reconhecido no mercado. O ideal é fazer parcerias com empresas que oferecem soluções de alta credibilidade.
Elas são ótimas escolhas porque trazem mais confiança na hora de fazer a contratação, além da experiência necessária para corrigir falhas críticas.
Por fim, uma loja de produtos para limpeza da coifa deve utilizar a criptografia, visto que se trata de um ponto básico para utilizar sistemas de pagamento na internet.
O recurso é muito bom para evitar que terceiros ou até criminosos tenham acesso às informações dos clientes, o que pode trazer muitos problemas para a loja e os consumidores.
Considerações finais
O e-commerce cresceu muito nos últimos anos porque o consumidor moderno reconhece todas as vantagens de comprar pela internet.
Além de trazer mais comodidade para os consumidores, esse modelo de negócios também é mais acessível para os empreendedores.
Tudo é feito com mais agilidade e praticidade para ambos, e isso se deve, principalmente, ao pagamento online.
Existem diversas modalidades que se encaixam a diferentes realidades, desde que a plataforma de vendas garanta a segurança desse processo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.