Pagamento Online

Pagamento online: facilidade e segurança nas transações

11 de August de 2023
Pagamento online: facilidade e segurança nas transações<

O pagamento online é uma forma de cobrança usada nas lojas virtuais, e que costuma acontecer por meios adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento, além de formas como cartão de crédito, boleto bancário, débito automático, entre outras.

Existem diversas plataformas para realizar essas transações que são utilizadas pelos estabelecimentos virtuais, se o empreendedor criar uma loja online gratuita em uma dessas plataformas, poderá integrá-la a outras plataformas de pagamento.

O consumidor moderno já percebeu todas as vantagens de comprar pela internet, e o crescimento do mercado eletrônico começou a se intensificar a partir de 2020. Desde então, é cada vez maior o número de consumidores que compram dessa forma.

Mas para que o site de vendas seja bem-sucedido, é necessário se atentar a diversos detalhes, como definir o público-alvo, saber expor os produtos adequadamente, usar boas estratégias de marketing e escolher os meios de pagamento online.

Eles são muito importantes para que o consumidor se interesse pela compra de um produto ou serviço, por isso, deve ser de conhecimento do empreendedor.

Este artigo vai explicar o que é pagamento online, quais são as melhores plataformas para receber esses pagamentos, mostrar algumas práticas de segurança, a importância de investir nesse aspecto e falar sobre a evolução do pagamento online.

O que é pagamento online?

Pagamento online nada mais é do que um mecanismo de cobrança usado em transações virtuais, ou seja, nas plataformas e-commerce.

Para fazer esse tipo de cobrança, a loja virtual precisa usar empresas de tecnologia que vão auxiliar as operações financeiras. Dessa forma, é possível vender todo tipo de produto na internet, desde roupas até equipamentos para ecocardiograma cachorro.

Melhores plataformas de pagamento online

Existem algumas plataformas que trabalham com pagamento online e que podem ser usadas pelas empresas, e entre as melhores opções estão:

  • Cobre Fácil;
  • PayPal;
  • PagSeguro;
  • Mercado Pago.

A Cobre Fácil é um sistema de serviços financeiros online que possui interface intuitiva, facilitando a emissão de boletos e carnês de pagamento, além de permitir o uso de cartão de crédito, transferências via Pix e gestão de mensalidades.

O PayPal, por sua vez, é uma plataforma antiga que permite integrar outros tipos de canais, fazendo cobranças por meio de diferentes bandeiras de cartão de crédito e débito.

O PagSeguro pertence ao grupo UOL, e o cliente pode pagar suas compras por meio de cartão de crédito e débito online, além de boleto bancário. Diversas bandeiras são aceitas, fazendo com que esse recurso se torne muito popular entre as ferramentas.

O Mercado Pago funciona como uma carteira online com diferentes possibilidades, permitindo receber pagamentos por meio de cartão de crédito, tanto à vista quanto parcelado, saldo de conta online e boleto bancário.

Melhores plataformas para receber pagamentos

Uma loja virtual de semijoias com banho de ouro em inox pode utilizar diferentes plataformas para receber as transações monetárias de seus clientes.

Uma delas é a Galax Pay, que consegue gerenciar cobranças únicas e recorrentes por meio de Pix, cartão de crédito, débito em conta e boleto bancário.

O canal faz uma gestão completa dos clientes e suas cobranças, além de oferecer recursos que facilitam o cotidiano, como contrato digital, notificações personalizadas e régua de cobrança.

No entanto, a maneira mais antiga de receber pagamentos pela internet é por meio das instituições bancárias, pois a plataforma pode fazer uma parceria com o banco que vai viabilizar o pagamento.

Os bancos aceitam diferentes formas de pagamento, como transferência bancária, recebimentos via Pix, boleto bancário, cartão de crédito e assim por diante.

Para um fabricante de adesivo de loja personalizado, a maior vantagem dessa opção é a segurança da confirmação do pagamento e na transferência dos valores.

Práticas para garantir a segurança

Existem algumas práticas essenciais que garantem a segurança dos pagamentos no cenário digital. São elas:

Ter um certificado digital

Para convencer os clientes a compartilharem dados sensíveis na internet, é fundamental que o site tenha o certificado digital SSL (Secure Sockets Layer).

Essa ferramenta de segurança digital faz a criptografia da comunicação entre os sites usuários, dificultando a invasão por hackers e o vazamento de informações sigilosas.

Utilizar gateways confiáveis

O gateway de pagamento funciona como uma máquina de cartão utilizada nos estabelecimentos físicos. Quando o cliente finaliza o pedido, aparece um status de “em processamento” ou “aguardando aprovação do pagamento”.

Essa mensagem é transmitida para o cliente porque o gateway está em atividade, e ao preencher e enviar seus dados para fazer a compra online, o cliente autoriza o sistema a verificar informações como a validade do cartão e limite para compras.

Usar sistema antifraude

Uma loja virtual de valvula gaveta flangeada também pode usar um sistema antifraude, pois ele analisa todas as transações online do negócio para identificar uma possível fraude.

O recurso faz isso por meio de um levantamento do comportamento de consumo do dono do cartão, verificando a compatibilidade de uma compra com todo o histórico. Se houver inconsistências, a transação é bloqueada.

Importância da segurança no pagamento online

As plataformas de venda online precisam redobrar os cuidados com segurança. Para se ter uma ideia, dificilmente um site terá sucesso se não investir nessa área. Isso porque, para conquistar a confiança do cliente, primeiro é necessário se relacionar com ele.

Até mesmo a estratégia de divulgação pode ser prejudicada, caso plataformas como o Google levem isso em consideração na hora de apresentar os resultados de buscas.

Um dos cuidados mais importantes nesse sentido é escolher uma boa plataforma e-commerce. Além das certificações recomendadas, uma loja de materiais para manutenção e reforma de piscinas precisa se integrar facilmente a terceiros.

Hoje em dia, os riscos de fraudes e vazamentos de dados na internet são muito altos, por isso é imprescindível que a loja conte com todos os recursos disponíveis e faça parcerias com empresas especializadas.

Também deve ter cuidado na hora de orientar os clientes, uma vez que nem todos sabem navegar com segurança e precisam de ajuda nesse sentido.

A evolução do pagamento online

Desde que foi desenvolvido, o pagamento online está passando por vários avanços, assim como alguns desafios.

Um dos maiores destaques são as melhorias que ele oferece para a experiência do usuário, algo muito importante atualmente, tendo em vista que o consumidor moderno é cada vez mais exigente e imediatista.

Para atender às demandas, empresas dos mais variados setores, como uma oficina de envelopamento automotivo transparente, procuram sempre simplificar os processos e oferecer diferentes opções de pagamento.

As plataformas de vendas podem seguir essa mesma orientação, visto que o cliente online quer mais rapidez e autonomia para escolher como pagar suas compras.

Também é muito importante que as lojas virtuais estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois isso garante a privacidade dos clientes.

A melhor forma de proteger as informações dos consumidores é investir em tecnologias avançadas de segurança, como a criptografia de dados e autenticação em duas etapas.

É fundamental que as lojas online consigam se adaptar e se tornar mais competitivas. Com isso em vista, elas podem oferecer diferentes opções de pagamento e acompanhar os novos hábitos dos consumidores.

Mas dentro de toda essa evolução do pagamento online, uma fábrica de salgados para revenda também pode se deparar com alguns desafios.

As tendências e inovações são um exemplo disso, uma vez que existem muitas mudanças acontecendo ao longo do tempo e que precisam ser acompanhadas.

Hoje em dia, o cliente pode pagar suas compras por aproximação, autenticação avançada, blockchain, criptomoeda, entre outras possibilidades que vão surgindo.

A diversificação dos meios de pagamento só vai acontecer se a loja puder contar com uma solução aliada à segurança desse procedimento.

Assim como no caso dos estabelecimentos físicos, como uma clínica especializada em cirurgia para erguer a mama, as lojas virtuais podem contar com recursos que validam e identificam a titularidade do cartão de crédito no momento da compra.

Trata-se de um sistema que faz a seleção da titularidade, autentica a identidade e em seguida valida a titularidade do cartão para liberar a compra. Dessa forma, consegue evitar fraudes e golpes no site de vendas.

Considerações finais

O consumidor moderno está cada vez mais adepto às compras online, e as múltiplas opções de pagamento são alguns motivos para essa preferência.

Os meios de pagamento online são modernos e simples, capazes de facilitar o cotidiano dos consumidores e melhorar o desempenho dos negócios.

Mas para aproveitar todo o potencial desses recursos, é essencial que a empresa invista em sua segurança.

Com isso, além de abrir um leque de opções maior para o cliente, consegue garantir o recebimento dos pagamentos e uma experiência melhor para o usuário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.