Blockchain para negócios: quais as melhores formas de aplicá-la? Descubra!
A blockchain se tornou popular junto com o bitcoin há alguns anos, porém essa tecnologia se tornou independente, e hoje, já vem sendo discutido o uso do blockchain para negócios.
Gigantes de diferentes setores, como Samsung, Boeing e até a NBA já utilizam essa tecnologia em seus negócios de maneiras distintas, já que existem várias formas de trabalhar com blockchain. Foi o que mostrou um artigo da Exame.
Por se tratar de uma novidade, é natural que muita gente tenha dúvidas sobre o assunto. É o seu caso? Pois saiba que você está no lugar certo, uma vez, que ao longo deste conteúdo, mostraremos:
- O que é blockchain?
- Quais as vantagens da blockchain?
- Blockchain para negócios: quais as possíveis aplicações?
- Case blockchain: exemplos para você se inspirar!
Continue a leitura para descobrir quais são as possíveis aplicações quando nos referimos a blockchain para negócios, e outros tópicos importantes sobre esse tema.
Vamos lá?
O que é blockchain?
Antes de qualquer coisa, vamos reforçar o entendimento sobre o que é blockchain.
Blockchain, de forma simplificada, é um sistema que facilita o processo de envio e recebimento de certos tipos de informações pela internet.
Esse conceito apareceu em meados de 2008, em um artigo acadêmico Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer, tendo como autor Satoshi Nakamoto (pseudônimo do suposto criador da moeda ).
No conteúdo, a blockchain é determinada como “uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho”.
Inicialmente, essa tecnologia foi desenvolvida para que o bitcoin existisse, porém, como veremos mais adiante, as possibilidades de uso vão bem além das criptomoedas.
Essa tecnologia permite que qualquer item de valor, seja tangível (casa, carro, terras) ou intangível (patentes, criação de marcas e direitos autorais) possa ser rastreado e negociado com segurança e praticidade.
Porém, detalharemos suas vantagens no próximo tópico.
Quais as vantagens do blockchain?
Existem inúmeros benefícios de utilizar a blockchain para negócios, isso porque estamos falando de uma tecnologia que está revolucionando a forma que realizamos nossas “trocas digitais”.
Já que o princípio dessa tecnologia se mantém o mesmo independente de qual informação está sendo registrada e validada.
Mas, para o conteúdo ficar mais prático e dinâmico, separamos as duas principais vantagens que estão totalmente ligadas com essa tecnologia, que são:
- Segurança: toda e qualquer informação inserida no blockchain é criptografada e requer uma assinatura digital. Com isso, a segurança de qualquer transação realizada por meio da blockchain é bem maior, garantindo a proteção contra possíveis ataques.
- Movimentação imutável: a blockchain utiliza um sistema chamado “hash”, em que ele cria uma determinada sequência de caracteres diferentes para um conjunto de informações. Sendo assim, se algo for alterado no item de valor negociado inicial, ele gera outro hash, impossibilitando sua validação, já que houve uma alteração.
- Descentralização: na blockchain, as transações são descentralizadas, ou seja, autônomas. Em outras palavras, elas são autoexecutadas, por meio de uma das vertentes da plataforma, que são os contratos inteligentes. Com isso, não é preciso intervenção humana.
Blockchain para negócios: quais as possíveis aplicações?
Agora que você sabe quais as principais vantagens dessa tecnologia, vamos explicar quais as possíveis aplicações da blockchain para negócios, ou seja, como trabalhar com blockchain.
Já vamos adiantando que as possibilidades são inúmeras, tendo em mente que o conceito que explicamos anteriormente, segue sendo o mesmo.
Portanto, segue abaixo as principais aplicações do blockchain no mundo dos negócios.
Pagamentos e transações
Uma das formas de aplicações mais populares de como trabalhar com blockchain é por meio dos pagamentos e transações.
Os pagamentos tradicionais costumam demorar dias para serem realizados, além de possuírem taxas, principalmente os internacionais.
Porém, por meio do blockchain, as operações são feitas quase que de maneira instantânea, o que torna muito mais ágil todo o processo, tanto para a empresa quanto para o consumidor final.
Realizar os pagamentos por meio do bitcoin, por exemplo, é mais rápido e mais barato que outros tipos de transações tradicionais, isso porque não é preciso um mediador, como os bancos, por exemplo, para processar a transação e cobrar por isso.
Smart Contracts
O blockchain permite o uso dos contratos simples, conhecidos também como “smart contracts” para a execução das transações.
O que isso significa na prática?
Esse contrato é um documento automático entre duas partes, e o pagamento não acontece até que ambos tenham cumprido seus termos e responsabilidades.
Isso evita que uma pessoa tenha que pagar algo e que, logo em seguida, tenha seu contrato cancelado por qualquer motivo.
Os “smarts contracts” só são validados quando todos os envolvidos estiverem satisfeitos, e a partir disso, o pagamento é realizado de forma automática.
A boa notícia é que eles funcionam tanto para negócios B2B (business to business) quanto B2C (business to consumer).
Funcionando perfeitamente para projetos de curto prazo e eliminando a necessidade de uma terceira entidade, fortalecendo a transparência entre os envolvidos nos negócios.
Otimização do gerenciamento de cadeias de produção
As cadeias de produção, geralmente, possuem um grande problema quando o assunto é o gerenciamento da operação.
Isso porque, de forma geral, cada parte da cadeia fica em lugares diferentes, com plataformas, sistemas e regulamentos distintos, causando confusão e ineficiência para a operação.
E a tecnologia do blockchain se torna uma saída.
Por meio dele, os históricos de cada operação se tornam permanentes e imutáveis, evitando possíveis fraudes e problemas com a logística.
Blockchain para negócios no setor de energia
Quem disse que os negócios de eletricidade não podem se beneficiar do blockchain?
As redes descentralizadas e distribuídas são ideais para rastrear e negociar eletricidade, tornando as informações mais transparentes e acessíveis, já que não é preciso o uso de planilhas e colaboradores realizando tarefas administrativas.
Isso também proporciona uma diminuição nos custos do negócio.
Armazenamento na nuvem
O armazenamento na nuvem é outra maneira de trabalhar com blockchain no mundo dos negócios.
O compartilhamento e armazenamento de informações de forma descentralizada se torna bem mais seguro por conta da criptografia das redes de blockchain.
Além de poder proporcionar uma grande economia para as empresas, já que em meio alguns negócios é possível alugar espaços sobrando de drives de outras pessoas, e também o poder computacional de outros usuários.
Como dissemos, as possibilidades são inúmeras.
Entender mais sobre como funciona a blockchain para negócios é capaz de abrir muitas portas. E claro, você pode se aprofundar melhor no assunto realizando um curso de blockchain, por exemplo.
Case blockchain: exemplos para você se inspirar!
Para te inspirar ainda mais, separamos alguns cases de blockchain para negócios, de setores diferentes.
Desta forma, você conseguirá ter ainda mais ideias e exemplos do uso de blockchain, além das criptomoedas.
Vamos começar com o case da NBA.
A liga norte-americana de basquete desenvolveu uma aplicação descentralizada, chamada de Top Shot, onde a mesma digitalizou antigos cartões colecionáveis e criou uma espécie de mercado em blockchain para os fãs. Só para ter uma ideia, foram mais de 400 mil pacotes de cards vendidos por meio da plataforma.
Outro case que não podemos deixar de citar é o da Boeing, a multinacional norte-americana de desenvolvimento aeroespacial e de defesa. Neste caso, eles desenvolveram o SkyGrid, que utiliza o blockchain para controle do tráfego aéreo.
Outra empresa bem conhecida, o Carrefour, rastreou com o auxílio da tecnologia blockchain a linha de produção de trinta tipos de produtos, como ovos, salmão e queijo.
Blockchain para negócios: considerações finais
“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”.
Essa frase é nada mais nada menos do que uma reflexão do grande cientista Stephen Hawking.
E se encaixa perfeitamente com este conteúdo que acabamos de passar para você, já que o blockchain veio para revolucionar e mudar o jeito como nos conectamos.
E como se trata de um assunto um pouco complexo, confira abaixo outros conteúdos para te ajudar a entender mais sobre esse universo.
Lembrando que é recomendado que se faça um curso de blockchain para se especializar 😉
- Como investir em blockchain e em criptomoedas;
- Conheça as fintechs de blockchain, startups que têm transformado o sistema de transações financeiras;
- O que é uma wallet bitcoin? Como ela funciona e quais seus principais tipos?
Agora que você já sabe bastante sobre como utilizar a blockchain para negócios, basta colocar em prática o que aprendeu, e depois volte aqui para comentar o quanto isso melhorou os resultados de seu negócio 😉