Trends

Blockchain para logística: conheça as vantagens desta tecnologia para o setor

16 de January de 2020
Blockchain para logística: conheça as vantagens desta tecnologia para o setor<

Nos últimos anos, o mercado tem se modificado rapidamente por meio de tecnologias disruptivas, que vieram para mudar a forma que os negócios são feitos. Entre elas, uma que está crescendo a todo vapor é o Blockchain. Um recurso recente e ainda com muitas possibilidades a serem exploradas, mas que avança a cada dia. O uso do blockchain para logística, por exemplo, tem possibilitado melhorias para o segmento.

Mas, antes de nos aprofundarmos neste assunto, vale recapitular o que é o blockchain. Este sistema surgiu, inicialmente, para viabilizar e tornar seguras as transações em bitcoins, que são moedas virtuais. É um mecanismo que funciona como um registro público de todas as transações que ocorrem em determinada atividade.

Este registro é armazenado em ordem cronológica e não pode ser adulterado de forma retroativa. Ou seja: possibilita segurança e confiabilidade no armazenamento de dados.

E é justamente por construir um banco de dados descentralizado, unindo vários agentes da mesma rede, sem que nenhum deles possa manipular ou alterar uma informação, que o blockchain funciona tão bem para a logística. Explicaremos melhor abaixo como a tecnologia do blockchain pode ser aplicada para solucionar problemas deste setor.

Usos do blockchain para logística

Como citamos, o blockchain surgiu inicialmente atrelado às moedas digitais. Ele funciona como um sistema em blocos, um livro-registro online e acessível para todos os envolvidos em um processo. O grande diferencial é que as operações realizadas ali não podem ser modificadas ou escondidas.

Ao se consolidar como um recurso seguro e confiável, exemplos de blockchain começaram a se desenvolver com rapidez nos mais diversos segmentos. Entre eles, a logística.

Transparência e rastreamento 

Imagine todos os procedimentos que envolvem o transporte de uma carga, por exemplo, desde o fornecedor até o cliente final. São várias pessoas associadas a um processo longo, que envolve custos elevados, cuidados e prazos que devem ser cumpridos.

O blockchain, então, surge como uma alternativa para proporcionar mais segurança para o registro dos dados relacionados a este caminho. Com o uso da tecnologia, os acordos logísticos de compra e entrega de cargas ou até mesmo o registro de status das entregas se tornam mais transparentes para todos.

Assim, fica mais fácil verificar se os contratos estão sendo cumpridos conforme o combinado e rastrear o trajeto do material.

Reconciliação das faturas

Assim como os prazos de entrega e transporte seguro do material, outra questão que pode ser otimizada com a aplicação do blockchain para a logística é a reconciliação das faturas.

A negociação e o pagamento entre embarcador e transportador por vezes se torna uma conversa difícil na hora de listar as entregas e definir o preço final. No entanto, com o sistema de blockchain, tudo pode ser feito de forma online e com a garantia de que não foram feitas alterações.

Sendo assim, a transportadora pode disponibilizar o contrato assinado no sistema, que é confirmado pelo embarcador e dá-se início ao processo de transporte e entrega. No fim do mês, é só fazer o levantamento dos serviços prestados por meio dos dados contidos no sistema, visível para todos.

Clique para ler o artigo e saber mais como o blockchain tem revolucionado empresas em mercados diferentes.

Impactos positivos do blockchain para logística

Trazer esta tecnologia para o dia a dia das empresas a fim de implantar melhorias na área de logística já é uma realidade. Já existem exemplos bem-sucedidos, como é o caso da empresa Maersk, que atua no ramo de transporte de containers.

Em parceria com a IBM, ela lançou um sistema de blockchain capaz de rastrear dados críticos sobre cada remessa em uma cadeia de suprimentos. A partir daí, o registro é armazenado em tempo real sem que possa ser adulterado. A gerente geral da IBM e chefe da blockchain, Marie Wieck, destacou o resultado da inovação em entrevista à Forbes.

“Temos visto muitos céticos falando sobre a validade das soluções blockchain […] eu acho que com mais de 90 organizações e mais de 150 milhões de eventos capturados no sistema nós realmente estamos vendo a prova no pudim em termos de onde as pessoas estão gastando seu tempo para obter benefícios de blockchain.”

O vídeo abaixo traz uma entrevista com Percival Lucena, pesquisador da IBM. Ele explica o que é o blockchain e como vem crescendo suas possibilidades de aplicação.


Implantar um sistema de blockchain na logística da sua empresa acarreta em vários ganhos.

Em primeiro lugar, a partir do momento que o processo se torna mais transparente e de fácil acompanhamento por todas as partes envolvidas, o relacionamento da empresa com seus clientes e transportadores fica melhor. Afinal, as partes relacionadas têm mais segurança nos dados e sabem que não vão ocorrer falhas de comunicação ou erros manuais nos procedimentos.

Para a equipe do setor de logística, aplicar o blockchain também traz vantagens e mais tranquilidade para a rotina. Os colaboradores sentem que o trabalho flui melhor porque sabem que os dados utilizados não foram adulterados e, com isso, o operacional fica mais rápido e tranquilo. Ao “desafogar” a equipe, a empresa sai ganhando porque dá mais tempo e disposição para que as pessoas foquem na estratégia e desenvolvimento de novas ações.

Resumindo o blockchain para logística

Por fim, o blockchain auxilia no aperfeiçoamento do trabalho da logística, reduzindo o tempo gasto com a operação de movimentação e transporte da carga. Com isso, as empresas diminuem custos com auditorias e burocracias e conseguem otimizar as atividades e ampliar a produção e a margem de lucro.

Em entrevista à revista Mundo Logística, fundador da Intelipost, Stefan Rehm, destacou as possibilidades da implantação do blockchain para a logística. Ele ressaltou ainda que a tecnologia está apenas começando no segmento e há um universo a ser explorado.

O blockchain é uma das principais apostas dos especialistas de tecnologias que ainda têm grande potencial de crescimento pela frente. Assim como as possibilidades que já existem de blockchain para logística, outras novas devem surgir.

Continue acompanhando o nosso blog e assine a nossa newsletter para receber esta e outras novidades em primeira mão. Fique por dentro das inovações tecnológicas que têm sido colocadas em prática a cada dia a fim de dar mais agilidade e praticidade à rotina de pessoas.