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Análise de dados para vendas: veja como aumentar o faturamento

7 de February de 2023
Análise de dados para vendas: veja como aumentar o faturamento<

Tudo no mundo moderno pode ser convertido em dados. Por conta disso, as empresas gigantes estão investindo cada vez mais na análise de dados para vendas.

O intuito desse processo é conhecer a empresa e o cliente, além disso, ao tornar seu negócio orientado a dados, você pode tomar decisões mais assertivas.

Isso porque os dados podem ser determinantes para que uma empresa possa crescer e consequentemente, vender mais.

A matéria da Exame demonstra que empresas que possuem um gerenciamento de dados, estão um passo à frente de seus concorrentes.

Mas, quando falamos de “data analysis”, não estamos pensando apenas em números e códigos, mas em um processo completo de análise e interpretação.

Dessa forma, você, como gestor, pode buscar novos insights para estratégias de crescimento.

Para entender, em detalhes, como usar a análise de dados para vender mais, basta seguir com sua leitura!  

Análise de dados para vendas: o que é e como funciona?

No ambiente corporativo, a análise de dados para vendas é utilizada principalmente para que as empresas se orientem melhor e tomem decisões não baseadas em achismo, mas em dados!

Esses dados podem ser qualitativos ou quantitativos sobre alguns aspectos específicos. Por exemplo, uma implementação de análise de dados pode melhorar o direcionamento de uma empresa  no mercado.

Descubra como usar análise de dados para vendas de forma estratégica agora!

Vantagens da análise de dados para o seu negócio

Existem diversos tipos de análise de dados para vendas, por isso, é importante que você avalie qual deve implementar.

Um negócio orientado a dados pode ter inúmeros benefícios, como:

  • redução dos riscos nas tomadas de decisões;
  • mapeamento e análise das tendências do mercado;
  • informações detalhadas para criação de estratégias;
  • melhora na performance de vendas e experiência do cliente;
  • compreensão sobre os prospects;
  • ter indicadores em tempo real de resultados além do mapeamento.

Analisar dados: por que ter um sistema?

Em como usar a análise de dados para vender mais, é preciso que você converta os dados que você coleta em informações.

Afinal, não adianta você ter um monte de números e códigos se você não sabe fazer a leitura. Por isso, é importante escolher softwares que facilitem e orientem sua análise.

Ao orientar a sua empresa a dados, você garante melhor eficiência operacional e estratégica. Ou seja, rapidamente pode enfrentar os desafios do mercado.

Com esses dados você pode pensar em ações importantes para o futuro e garantir máximo resultado, ou lucros.

Veja o vídeo completo de Big Data e análise de dados para ter resultados na sua empresa

Análise de dados para vendas: qual a melhor para sua empresa?

Antes de você implementar a análise de dados para vendas no seu negócio, é importante que você conheça os 4 tipos e avalie os melhores para o seu negócio.

Análise diagnóstica

Na análise de dados diagnósticos, como o próprio nome diz, busca-se investigar a relação causa e efeito no objeto analisado.

Assim, há busca pela construção, compreensão e comportamento do consumidor de modo a viabilizar ações de marketing e vendas em todo o processo do funil.

Imagine produzir um conteúdo ou algo que interaja com os prospects e atenda suas necessidades?

Um exemplo simples é cruzar os dados do faturamento de sua empresa com as informações demográficas do varejo. Assim, pode ficar mais fácil abordar uma prospecção.

Análise preditiva

Todo gestor gostaria de saber como será o futuro ou, quais projeções e cenários o seu negócio enfrentará. Assim, na análise preditiva, você pode identificar alguns padrões.

Dessa forma, esses padrões podem gerar dados e informações altamente valiosos para as empresas de modo a solucionar problemas complexo de crescimento

Na área do marketing, usar análise preditiva ajuda a reter o cliente e a expandir o negócio.

E como os dados podem ajudar a empresa a prever o mercado, você pode l criar uma estratégia bem definida, como gerenciamento do estoque e definição de preço. Isso ajuda a solucionar problemas de crescimento e melhorar a performance.

Análise descritiva

Entender como usar a análise descritiva de dados para vender mais é importante para um negócio. Aqui você pode descrever objetos ou eventos para melhor entendê-los.

Por exemplo, se você  pretende entender o comportamento do consumidor instantaneamente, você deve utilizar este tipo de análise.

Baseando-se em informações reais, essa é uma das análises mais interessantes para uma empresa que nunca implementou o data analysis.

Análise prescritiva

Quando um gestor  tem uma meta, mas não sabe como atingi-la, ele precisa realizar a implementação da análise prospectiva de dados para vender mais.

Nesta, são observados alguns aspectos e comportamentos, além de melhora na tomada de decisão. Além disso, o foco é chegar aos resultados e reduzir os riscos de cenários negativos.

Como ter análise de dados para vender mais na empresa?

Agora que você já conhece os tipos de análises de dados para vender mais e a sua importância para as empresas, descubra como implementar a data analysis.

Invista em uma consultoria técnica

Independentemente do tamanho da empresa, busque compreender a necessidade da análise de dados. Se você tem dúvidas sobre, pesquise empresas de consultoria técnica no segmento e veja qual é o melhor tipo a ser implementado.

Implemente lentamente

Não adianta  contratar uma empresa para  entender dados se a sua equipe não sabe alimentar o sistema.

Comece lentamente, mas deixe claro a importância de alimentar o sistema de escolha com os dados corretamente. Paciência, constância e atenção aos dados são essenciais, já que estes vão direcionar os rumos do seu negócio.

Democratize a análise de dados

Toda mudança gera desconforto, todo mundo  sabe disso. Mas, com reuniões adequadas e o alinhamento de pessoal, você pode ajudar que seus colaboradores  entendam o processo de democratização de dados.

Além disso, faça com que todas as pessoas construam suas próprias análises, dessa forma você terá diferentes insights.

Analise a infraestrutura

Analisar e focar na infraestrutura de todo o processo é permitir que recursos automatizados ajudem as análises. Aqui você pode implementar um sistema que administre os dados e ajude na tomada de decisão, insights e estratégias de criação.

Passo a passo para  implementar   data analysis

  • escolha o objeto a analisar.
  • selecione  os dados que serão  analisados;
  • como e quais ferramentas ajudarão na leitura dos dados;
  • colete  os dados durante um período;
  • analise os dados;
  • interprete os resultados e gráficos gerados.
análise de dados e banco de dados para vendas

Análise de dados para vender mais é o futuro

Análise de dados para vendas: CRM para o seu negócio

O sistema CRM (Customer Relationship Management) e o ERP (Enterprise Resource Planning) são duas ferramentas que ajudam a obter dados qualificados para o data analysis. Além do mais, eles são responsáveis em como usar a análise de dados para vender mais.

Existem diversos tipos de CRM disponíveis no mercado, para diferentes tamanhos de negócios. Um dos mais conhecidos e 100% brasileiro é o Agendor, sempre citado em nosso Blog.

Além disso, os ERPs também ajudam a mensurar e estruturar os módulos de gestão estratégica em processos organizacionais, como finanças, contabilidade, cadeia de RH e suprimentos.

Tipos de ferramentas para análise de dados da sua empresa

Existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a controlar a análise de dados para vendas do seu negócio.

Você pode escolher um deles ou múltiplos ao mesmo tempo, dependendo do tamanho do seu negócio. Confira as ferramentas mais populares do data analysis.

Excel ou Planilhas do Google

O pioneiro é o excel, fazendo parte da rotina de diversos profissionais ao longo das suas 3 décadas de vida. Atualmente o Excel e o Google Sheets são ferramentas incríveis para gerenciar dados.

Power Bi

Se você quer uma ferramenta que gera relatórios dinâmicos, o Microsoft Power Bi é o melhor. Você automatiza a rotina empresarial, e analisa dados menos complexos, mas que norteiam determinadas áreas.

Google Data Studio

Indicados para grandes empresas, com o Google Data Studio é possível tomar decisões estratégicas, criando painéis, dashboards e insights personalizados.

Google Analytics

Gratuito e poderoso, Google Analytics é uma forma fácil e rápida de profissionais do marketing analisarem a gestão do tráfego de uma plataforma pelo seu domínio web.

Como usar a análise de dados para vender mais? Considerações finais 

Por fim, com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, hoje é possível mensurar praticamente tudo em dados. Estes podem ser um norte para qualquer gestor que possui uma estratégia precisa de análise de dados para vendas.

Assim, com as diversas ferramentas disponíveis no mercado, qualquer empresário que tenha a intenção de conhecer seu público, deve aprimorar seus métodos para encontrar não apenas seus prospects, mas seu lead qualificado.

Dessa forma, com a Fintech, você se informa com conteúdo de qualidade para o seu negócio. Somos uma página completa votada para o empreendedor que busca soluções rápidas e eficazes em:

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