Empreender no Brasil pode ser desafiador. Mas com a ajuda da transformação digital, uma pitada de coragem e o potencial inovador dos projetos, mais de 13 mil startups funcionam no país neste exato momento, incluindo algumas no segmento de CRMs brasileiros. 

Investir em um CRM brasileiro pode abrir portas para uma gestão financeira de pequenas empresas, de vendas ou negócios mais integrada, organizada e baseada em inteligência de dados. 

Você conhece algum CRM brasileiro? Sabe como essa inovadora ferramenta funciona? Não se preocupe se sua resposta foi não para alguma das perguntas. Continue lendo este artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto! 

Antes de mais nada…o que é um CRM?

CRM significa Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de proporcionar, ao cliente final, um atendimento mais ágil e assertivo. 

Para que isso seja possível, uma das ferramentas de CRM mais populares é o software, capaz de centralizar processos e armazenar dados de forma organizada e integrada. 

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Se “como inovar na empresa?”é uma das perguntas feitas por você, pode começar a considerar a plataforma de CRM como uma possibilidade. 

Isso porque, além de fornecer informações e dados que ajudam a prever as necessidades do cliente, a plataforma de CRM também ajuda a otimizar o emprego de recursos financeiros, personalizar campanhas, captar novos clientes e gerir processos que vão desde o marketing para startups, pequenas, médias ou grandes empresas, até o financeiro. 

Dica de leitura: entenda com detalhes o que é CRM e como os sistemas funcionam. 

Agora você já sabe o que é um CRM e provavelmente já não vê a hora de incorporar a tecnologia aos seus processos, não é mesmo? Lembre-se de que existem diversos tipos de CRM, e eles podem ser úteis em diferentes etapas do processo de vendas! 

Quais as vantagens de investir em um CRM brasileiro?

O mercado de plataformas de CRM é bastante vasto. Por ser um produto digital, é possível adquirir um CRM brasileiro ou estrangeiro sem dificuldades. 

Entretanto, há algumas razões que distinguem o CRM brasileiro daquele desenvolvido em outro país, tornando o produto nacional uma opção mais vantajosa. A seguir, você conhece 3 delas. 

Conhecimento das particularidades do mercado

A economia brasileira é repleta de particularidades. Não é à toa que o mercado das fintechs, startups do mercado financeiro que se propõem a descomplicar relações, segue crescendo. Para você ter uma ideia, o ecossistema fintech do Brasil já conta com mais de 400 startups financeiras! 

Da mesma forma, as empresas brasileiras de CRM se esforçam para captar as particularidades do nosso mercado econômico e financeiro e desenvolver soluções que estejam naturalmente adaptadas aos hábitos, costumes e tendências do segmento. 

Integração com ferramentas usadas no país 

Para que funcione de forma mais fluida e mais sintonizado com os processo da empresa, o CRM precisa ser integrado a outras soluções tecnológicas utilizadas. 

Por exemplo: um CRM brasileiro de gestão de clientes e vendas poderá ser facilmente integrado a ferramentas de comunicação interna e externa, como webphones, canais de mensagens e sistemas de automação de e-mail já usados no país. 

Por outro lado, o CRM internacional pode encontrar disparidades na integração, e exigir um custo extra com terceirização para tornar a comunicação entre os softwares possível. 

Suporte, tutoriais e conteúdo em português

Por fim, um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença para quem opta por um CRM brasileiro: o idioma. 

Por mais que o inglês (idioma-padrão de sistemas de CRM internacionais) seja uma língua muito popular em nosso país, usar um CRM brasileiro facilita o acesso a informações ilimitadas em português, tais como: 

  • manuais de utilização;
  • conteúdos de apoio;
  • blog posts; 
  • e-books;
  • vídeos;
  • suporte;
  • reviews;
  • central de ajuda; 
  • SAC;
  • e por aí vai. 

4 melhores CRMs do Brasil 

Agora que você já conhece as características da Gestão de Relacionamento com o Cliente e as vantagens de utilizar um CRM brasileiro, chegou a hora das indicações! Separamos, na lista abaixo, os 4 melhores CRMs do Brasil para que você conheça e escolha. 

Agendor

O Agendor começou como um projeto para suprir as necessidades da empresa onde atuava o pai dos fundadores, Gustavo e Júlio Paulillo

Porém, ganhou o mercado ao evoluir para um software de gestão comercial simples, descomplicado e acessível. A proposta da aplicação é empoderar a força de vendas, fornecendo todos os dados e informações necessários para conquistar mais negócios. 

As principais propostas do Agendor são: 

  • mais agilidade às negociações;
  • menos trabalho para fechar vendas;
  • maior poder de negociação;
  • relações mais valiosas e duradouras. 

Entre as funcionalidades disponíveis na ferramenta, estão a gestão do funil de vendas, monitoramento de métricas e KPIs, histórico de interações com clientes, acompanhamento e follow up de demandas, e muito mais. 

Veja o vídeo a seguir para entender um pouco mais sobre o Agendor. 

RD Station CRM

Outro CRM brasileiro bastante popular é o RD Station CRM, lançado pela Resultados Digitais, conhecida empresa de automação de marketing do Sul do Brasil, atualmente com atuação global. 

A plataforma RD Station CRM permite a geração de relatórios, registro automático de cada atividade e acompanhamento em tempo real da jornada do cliente.

Quer conhecer um pouco mais sobre o RD Station CRM? Então assista ao vídeo a seguir: 

Moskit

O Moskit é um CRM brasileiro com sede em Londrina, no Paraná. Sua missão é “Aumentar o desempenho de pessoas e empresas através de sistemas para internet acessíveis e de fácil alcance, encontrando soluções inovadoras e rápidas para o seu negócio”.

Para isso, oferece funcionalidades como funil de vendas, armazenamento de histórico dos clientes, cadastros automatizados e análise de dados simplificada.

No vídeo a seguir, você conhece um pouco mais sobre o CRM brasileiro Moskit. 

PipeRun

Ser base para milhares de oportunidades que movem as vendas no Brasil. Esse é o mote do trabalho da PipeRun, plataforma de CRM nacional que conta com diversas soluções para atender às necessidades da empresa. 

Interface intuitiva, funil de vendas organizado no modelo Kanban, automação de tarefas repetitivas, informações centralizadas são apenas algumas das possibilidades para usuários do PipeRun. 

Para descobrir mais detalhes sobre o funcionamento deste CRM brasileiro, assista ao vídeo: 

Certamente após esta leitura, você se convenceu de que investir em um CRM brasileiro pode ser vantajoso para a sua empresa, não é mesmo? 

Conheça a fundo as funcionalidades disponíveis em cada uma das dicas acima e descubra a opção que melhor atenda às suas necessidades!

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