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Como usar a análise de dados para vendas de forma estratégica em seu negócio ?

25 de July de 2022
Como usar a análise de dados para vendas de forma estratégica em seu negócio ?<

A análise de dados é um processo que busca obter informações relevantes a partir de dados quantitativos ou qualitativos.

Há quem pense que essa metodologia só seja  usada em grandes empresas e corporações, que possuem um volume de dados enorme.

Mas pequenos e médios negócios podem se beneficiar da análise de dados para vendas, assim como em outros setores, como atendimento e marketing digital.

Essa ferramenta permite confirmar ou refutar hipóteses do negócio, identificar soluções para problemas e auxiliar nas tomadas de decisão.

Entenda mais sobre a importância da análise de dados para vendas, como usá-la e tipos de ferramentas essenciais para colocá-la em prática.

Qual a importância da análise de dados para vendas?

A necessidade de usar a análise de dados para vendas surgiu devido à alta competitividade do  mercado,  que demanda, mais do que nunca, que as decisões sejam tomadas com cautela e precisão.

Afinal, quando um gestor  embasa suas decisões em relação à opinião dos próprios clientes e parceiros, as escolhas são mais assertivas e eficazes a curto, médio e longo prazo.

E não basta ter em mãos os dados necessários.

É preciso interpretá-los e apresentá-los para que toda a equipe possa usufruir bem deles e utilizá-los em seus setores.

No caso da análise de dados para vendas, os dados podem oferecer informações diretas, como produtos mais vendidos, melhores fases do ano de vendas e, assim, estabelecem  o patamar em que você e seus concorrentes estão.

Mas também é possível se aprofundar e encontrar formas de melhorar a experiência do usuário, encontrar meios de superar obstáculos, ampliar o contato com clientes e proporcionar melhores decisões para o negócio.

Como usar a análise de dados para vender mais?

Saber como usar a análise de dados para vender mais é essencial no mercado competitivo de hoje.

Por isso, trouxemos um passo a passo para que você use os dados a seu favor!

Defina o objeto de análise

A primeira etapa consiste em decidir o objeto de análise.

Principalmente quando há um grande volume de dados, é necessário definir o que deverá ser analisado e quais as prioridades para a empresa.

Ter um plano de negócios bem definido, com metas e objetivos, ajuda bastante a definir o escopo da análise de dados para vendas.

Escolha o tipo de dados que serão analisados

Há dois tipos de dados que podem ser analisados: qualitativos e quantitativos.

Dados qualitativos

Os dados qualitativos são definidos pela qualidade e profundidade, ou seja, são mais subjetivos e levam mais tempo para serem analisados.

Se depois de contratar e testar um serviço você recebe em seu email um formulário para avaliar sua experiência e justificar sua escolha, esse tipo de dado é qualitativo.

Dados quantitativos

Já os dados quantitativos focam em quantidade de dados, com uma base grande de dados numéricos e estatísticos.

Um bom exemplo de dado quantitativo é a avaliação em lojas, quando ao realizar uma compra, eles pedem para você avaliar o atendimento de 0 a 5.

A escolha pelos dados qualitativos ou quantitativos vai depender do objeto de análise definido no primeiro tópico.

Decida como será feita a mensuração dos dados

Agora, chegou a hora de definir como esses dados serão medidos e analisados.

Vamos dar algumas dicas de ferramentas para ajudar nessa e nas próximas etapas mais a frente.

Realize a coleta dos dados

Depois de tudo definido, chegou a hora de coletar os dados brutos necessários para sua análise de dados para vendas.

Analise os dados (finalmente!)

Nessa etapa, os dados devem ser transformados em informações relevantes que ajudem a responder os questionamentos apontados no início do processo.

Faça a interpretação e apresente os resultados

Por fim, é hora de fazer a interpretação dessas informações e apresentar os resultados para toda a equipe de vendas.

Para isso, use e abuse de gráficos e outros recursos visuais que facilite a análise, principalmente para os mais leigos em análise de dados para vendas.

Tipos de ferramentas de análise de dados para vendas

Há diversas metodologias para análise de dados.

Reunimos aqui os principais tipos de ferramentas de análise de dados para que você possa começar a coletar e interpretar os dados do seu negócio.

Planilhas

Não há como começar a trabalhar com análise de dados para vendas com uma boa e velha planilha.

Aqui, pode ser usado o próprio Excel ou a ferramenta de Planilhas do Google, que garante mais interação no trabalho em equipe.

As planilhas permitem unir todos os dados em um só lugar e é ótima para quem está aprendendo sobre dados e usar as ferramentas.

Ferramentas de análise estatística

Se você deseja algo mais avançado e quer trabalhar com um grande volume de dados, as ferramentas de análise estatística são para você!

Elas ganharam mais poder e investimento na era do Big Data e possuem diversos métodos e modelos estatísticos necessários para a solução de problemas.

CRM

Um CRM é um software de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management).

Essa ferramenta permite gerenciar interações com clientes existentes ou potenciais clientes durante o processo de vendas, além de reunir todos os dados em um só lugar.

Investir nesse tipo de ferramenta, além de reduzir o tempo de trabalho dos seus analistas de dados, agiliza a análise de dados para vendas e garante a verificação de insights de forma mais rápida.

Linguagens de programação

Outra ferramenta essencial para quem quer se aprofundar na  análise de dados para vender mais são as linguagens de programação.

Linguagem R e Python são gratuitas, fáceis de serem instaladas e possuem bastante material de apoio e suporte da comunidade na internet.

As linguagens te permitem trabalhar com diferentes tipos de aplicações e gerar uma análise de dados para vendas bem mais eficiente.

Ferramentas de visualização

Por fim, as ferramentas de visualização são usadas para fazer uma apresentação visual das análises mais dinâmica, intuitiva e fácil de entender.

Os dashboards são muito utilizados nessa etapa, já que possibilitam a leitura dos principais indicadores de desempenho do negócio e podem ser atualizados em tempo real.

Essas foram as principais dicas e ferramentas de análise de dados para vender mais.

Se você gosta dessa área de atuação, confira como se tornar um cientista de dados.