Transformação Digital

Como se tornar um cientista de dados: áreas de atuação, carreira e mais!

23 de July de 2022
Como se tornar um cientista de dados: áreas de atuação, carreira e mais!<

Com a expansão do mercado e a necessidade de gerenciar cada vez mais dados, muitos profissionais se perguntam como se tornar um cientista de dados.

Esteja você iniciando a carreira ou pensando em uma transição, vamos te dar dicas de como virar um cientista de dados, falar um pouco sobre a rotina dessa profissão, os conhecimentos necessários e passos de como se tornar um cientista de dados.

O que é um cientista de dados?

Um cientista ou analista de dados é um profissional analítico que possui habilidades técnicas para resolver problemas complexos e curiosidade para pensar soluções fora da caixa.

Para se tornar um cientista de dados, é preciso saber coletar, gerenciar e transformar grandes quantidades de dados não-estruturados em modelos utilizáveis, para que essas informações possam ser usadas.

Em outras palavras, esse profissional precisa ser capaz de interpretar os dados e fazer com que eles se comuniquem entre si, fazendo com que múltiplas informações ganhem valor e possam ser usadas pelas empresas.

Essa profissão não existia há uma década, mas sua rápida ascensão mostra como as empresas estão preocupadas com a análise de dados.

Um cientista de dados geralmente trabalha em conjunto com os setores de tecnologia e negócios.

O que faz um cientista de dados?

Outra coisa importante se você quer saber como se tornar um cientista de dados é entender a rotina desse profissional.

Entre as principais demandas de um cientista de dados estão:

  • Coletar grandes quantidades de dados não-estruturados e transformá-los em modelos utilizáveis;
  • Resolver problemas de negócios usando técnicas orientadas por dados;
  • Se comunicar e colaborar com os times das áreas de TI da empresa;
  • Procurar por ordem e padrão nos dados, assim como identificar tendências que podem ajudar a alcançar os resultados da empresa.

Por isso, um analista de dados deve ser Data Driven, ou seja, entender de programação orientada por dados.

Isso significa conhecer várias linguagens de programação, como Linguagem R, Python e SQL, além de ter uma sólida compreensão de estatística.

Para se destacar no mercado, também é necessário estar sempre atualizado sobre tendências e técnicas analíticas, como deep learning, machine learning e análise de texto.

Como se tornar um analista de dados?

Agora que você já entendeu o que é um cientista de dados e o que ele faz, vamos ao que interessa: como se tornar um analista de dados?

A maioria dos cientistas de dados já vem dos campos de estatística ou análise de dados, apesar de alguns virem de campos não-técnicos, como administração ou economia.

Tendo o perfil analítico, facilidade com dados e uma sede para resolver problemas, é possível se especializar na área através de cursos ou especializações.

Além dessas qualidades, é preciso ter conhecimento sólido em algumas áreas.

É isso que veremos a seguir.

Como se tornar um data scientist? Habilidades e conhecimentos necessários

Se você quer saber como se tornar um data scientist e não sabe por onde começar, essa lista pode te ajudar a definir os campos de estudo mais importantes para se tornar um cientista de dados.

Data Science

O Data Science é uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados.

Linguagens de Programação

É por meio da programação que um cientista de dados  cria e manuseia  as ferramentas de análise.

As principais linguagens de programação utilizadas na Ciência de Dados são:

  • Python: É uma linguagem de uso geral, mais fácil de aprender que outras línguas, principalmente por ter mais material disponível e uma comunidade ativa, e pode ser usada para outras atividades além de Data Science;
  • Linguagem R: É uma linguagem estatística que tem a capacidade de processar grandes volumes de dados e criar gráficos sofisticados;
  • SQL: É uma linguagem que permite consultas estruturadas à uma base de dados relacional. Grande parte dos dados está acessível por meio de SQL, então é importante conhecer.

Julia, Scala e Java também são muito utilizadas, mas se for começar, escolha Python, R e SQL que você vai conseguir se destacar no mercado.

Bancos de dados

Os bancos de dados são programas projetados para tratar grandes quantidades de dados (Big Data).

Por isso, ter conhecimento do básico de bancos de dados e conhecer as maiores ferramentas do mercado faz parte da rotina do cientista de dados.

Matemática e estatística

Matemática e estatística também fazem parte do pacote básico de como se tornar um cientista de dados.

Ter conhecimento em regressão linear, regressão múltipla, clustering, álgebra linear e outros modelos estatísticos é essencial.

Técnicas de apresentação e visualização de dados

Uma das tarefas mais importantes do cientista de dados é ser capaz de transmitir o que os dados querem dizer.

Pode parecer fácil, mas quando tratamos de um volume grande de dados, é preciso conhecer técnicas de apresentação e visualização que vão permitir que outros colaboradores da empresa entendam as informações.

Conhecimento de negócios

Não adianta saber organizar o conteúdo se não souber fazer a análise de dados, certo?

O principal objetivo da Ciência de Dados é resolver os problemas do negócio.

Por isso, um analista de dados deve estar familiarizado com a área de negócio para a qual ele está iniciando um projeto, utilizando Data Science.

Qual o plano de desenvolvimento de carreira de um cientista de dados?

Como já falamos, a profissão de cientista de dados é relativamente nova, mas é uma área em constante crescimento.

Se você se identificou com o perfil e os conhecimentos que compartilhamos até aqui, deve estar se perguntando como se tornar um cientista de dados na prática, certo?

Esse tipo de profissional pode vir de diferentes setores de conhecimento, como Engenharia, Computação, Administração, Estatística e Economia.

Ainda que não seja uma obrigatoriedade, essas áreas de conhecimento permitem uma proximidade maior com os conhecimentos e habilidades necessários para se tornar um analista de dados.

A graduação em Ciência de Dados já existe em algumas faculdades do Brasil e é uma escolha interessante para aqueles que já procuram uma formação focada no assunto.

Para aqueles que já são de outra área e querem se aprofundar, devem estudar de forma multidisciplinar as formas de reunir os dados, identificar oportunidades e traduzi-los para novas oportunidades de negócios.

Um curso de especialização ou uma pós-graduação em Ciência de Dados pode ser uma boa solução por centralizar todo o conhecimento necessário.

Essas foram as principais dicas de como se tornar um cientista de dados.

Confira como formação e experiência em tecnologia podem abrir portas para carreira internacional.