Gestão de fornecedores: Linkana ou Nimbi. Qual o melhor?
Quando o assunto é gestão de fornecedores, ter o suporte de um software para controlar os processos se mostra indispensável. Mas como escolher a ferramenta ideal para sua empresa? Linkana ou Nimbi, qual a melhor opção?
Neste artigo, vamos te ajudar a entender as funcionalidades de cada uma e observar suas vantagens. Ao final, você poderá decidir com mais clareza qual a melhor alternativa para sua gestão de fornecedores. Continue a leitura e saiba mais.
Como escolher um software de gestão de fornecedores eficiente?
A tecnologia é, sem sombra de dúvidas, uma grande aliada para as empresas, principalmente quando o assunto é otimizar tempo e recursos. A cada avanço mercadológico, novas áreas e processos ganham um toque mais tech, com a utilização de programas, aplicativos e softwares altamente eficazes.
Segundo a pesquisa do IDG Research Services, empresas que adotam softwares de gestão crescem 35% mais do que aquelas que optam por não utilizá-los. Em paralelo, sua produtividade aumenta em 10%.
Com a gestão de fornecedores, esse avanço também é evidente, garantindo grandes benefícios para as empresas, como:
- qualidade do produto entregue;
- atendimento de prazos;
- preços mais competitivos;
- crescimento mais estruturado;
- maior valor agregado dos produtos.
Nesse sentido, Linkana e Nimbi são duas grandes referências no segmento, facilitando a qualificação e homologação de fornecedores, por exemplo. E o mesmo se aplica aos demais processos burocráticos que ainda tinham uma gestão manual.
A seguir, vamos conhecer as vantagens dessas duas empresas e definir, de uma vez por todas, qual a melhor opção para a gestão de fornecedores: Linkana ou Nimbi.
Como funciona a Linkana?
Classificada como um software de e-procurement, a Linkana faz uso de bots com tecnologia de inteligência artificial e machine learning. Eles são responsáveis por analisar e organizar informações, além de documentos (públicos e privados), com o objetivo de detectar possíveis riscos trabalhistas, fiscais, operacionais, entre outros.
A Linkana visa revolucionar a gestão de fornecedores, aplicando inovação e qualidades em processos tidos como burocráticos e complexos. Aliás, empresas como Ambev, Nubank e Nivea utilizam o software e já têm resultados impactantes, como a diminuição em 80% do tempo de cadastro e homologação de fornecedores.
Logo adiante, veja como o processo de funcionamento do software é dividido em 5 partes.
Análise de bases públicas
Com a inserção do CNPJ do fornecedor, as principais informações públicas coletadas pela Linkana são extraídas e combinadas com outros dados relevantes.
Em seguida, o usuário seleciona a categoria de fornecimento que irá determinar quais consultas serão feitas e qual o perfil de risco agregado.
Com esse processo, evita-se a perda de tempo ao antecipar eventuais problemas ou pendências.
Envio do convite
Juntamente com as análises de base pública, é feito o envio do convite aos fornecedores para participar da qualificação, enviando toda a documentação privada requerida pela categoria selecionada.
Envio dos documentos
O fornecedor deve enviar todos os documentos solicitados, que podem ser verificados nas abas “análise de risco” e “informações cadastrais”, dependendo da finalidade que foi coletado o documento.
Revisão
Nesta etapa, as informações enviadas pelo fornecedor podem ser aprovadas ou reprovadas. Por conta disso, a Linkana oferece a revisão automatizada, garantindo que o usuário não precise se preocupar com mais esse processo burocrático.
Aprovação ou reprovação
Para a aprovação, o fornecedor depende do resultado de todas as etapas de qualificação e precisa tomar a decisão de risco e de cadastro dentro da ferramenta, visto que sua reprovação pode ocorrer em qualquer etapa do processo.
Vantagens da Linkana
Para escolher entre a Linkana e Nimbi, precisamos entender a fundo os benefícios de cada software. Inicialmente, vamos conhecer quais as vantagens da Linkana:
- redução de burocracia;
- automação de processos;
- mitigação de riscos;
- otimização de custos;
- ganho de agilidade e eficiência na gestão de fornecedores.
Como funciona a Nimbi?
A empresa garante estimular o engajamento das mudanças digitais em sua área de compras. Para isso, oferece uma plataforma B2B com interface B2C, simplificando e otimizando seu uso.
A utilização é gratuita, 100% em nuvem e desenvolvida para garantir a simplicidade e eficiência do processo de compra. Isso permite que seu time direcione o foco para outras atividades.
No caso, a geração de pedidos ocorre da seguinte forma:
- acesse o catálogo no ambiente Nimbi Private e selecione ‘Endereço de Entrega’;
- encontre os produtos desejados e coloque-os no carrinho;
- atualize as quantidades, confira o pedido e confirme a compra.
Vantagens da Nimbi
Esses são os principais benefícios da solução Nimbi:
- personalização;
- gratuidade;
- integração ERP;
- produtividade e economia;
- padronização.
Qual o melhor? Linkana ou Nimbi?
Agora que você já conhece Linkana e Nimbi e analisou muito bem as vantagens de seus softwares, vamos à pergunta mais importante na sua tomada de decisão: Linkana ou Nimbi: qual o melhor?
Essa escolha vai depender muito dos objetivos empresariais e das expectativas que você busca gerar em seus clientes. Afinal, o processo de gestão de fornecedores é uma etapa muito importante para garantir a qualidade dos produtos, o cumprimento dos prazos e o alcance de preços mais competitivos.
Se você está em busca de uma plataforma que entrega dados qualificados para tomar decisões, sem deixar de garantir a agilidade, a melhor opção é a Linkana. Ela garante todos esses benefícios e está entre as mais buscadas por grandes empresas nacionais.
Conclusão
O que podemos concluir após a leitura deste conteúdo?
A gestão de fornecedores pode e deve contar com um software de qualidade, que faça a diferença nos resultados finais. Para exemplificar, isso ajuda na fidelização e encantamento dos seus clientes, garantindo uma experiência única.
Enfim: Linkana ou Nimbi. Escolha aquele que faz mais sentido para sua empresa e que consiga suprir suas necessidades dentro de um planejamento estratégico.
E, para te ajudar, aqui vão algumas dicas extras:
- analise a capacidade da solução a ser contratada;
- solicite referências;
- verifique a experiência e reputação;
- dê preferência a um atendimento de qualidade
- foque nas soluções que a empresa te oferece;
- conheça o suporte oferecido;
- garanta que o custo seja adequado ao seu orçamento;
- compreenda as metodologias aplicadas.
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe com sua rede de amigos e ajude outras pessoas a encontrar soluções eficientes para necessidades especiais. Em paralelo, aproveite para conferir mais soluções nos seguintes posts:
- confira qual é a importância do marketing nas vendas;
- veja como o pós-venda pode alavancar o e-commerce;
- conheça 5 vantagens do marketplace e comece a usar.