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Como fazer meu negócio crescer no Instagram?

5 de October de 2022
Como fazer meu negócio crescer no Instagram?<

Criada especialmente para conteúdos pessoais, o Instagram também se tornou uma ótima ferramenta para as empresas. Em todo o planeta, ele possui mais de 1,4 bilhão de usuários ativos. Se contarmos apenas o Brasil, essa mídia social acumula mais de 200 milhões de perfis ativos.

Devido a seu enorme número de pessoas, essa rede social consegue ajudar as empresas a captar clientes. Ou seja, o Instagram tem enorme potencial para fortalecer uma marca e levá-la ao crescimento. Entretanto, é preciso lembrar que, fazer sucesso no Instagram não é nada simples. É preciso ter foco, persistência, disciplina, e muita dedicação.

Ademais, é necessário instigar o algoritmo do Instagram a mostrar seus posts para outras pessoas. Dessa forma, será menos complicado ganhar visualizações e curtidas em seu perfil. Leia este texto e saiba como fazer o seu negócio crescer no Instagram.

Tenha um público qualificado

Muitas empresas, especialmente no começo de suas atividades no Instagram, analisam muito o seu número de seguidores. Afinal de contas, quanto mais pessoas seguirem o perfil daquela empresa, mais acessos terá o conteúdo publicado.

Inclusive, existem pessoas que compram visualizações reels no Instagram, pois acham que isso aumentará o engajamento da página. Afinal de contas, com o aumento das visualizações, o algoritmo passaria a mostrar o conteúdo para mais pessoas. Contudo, de nada adianta ter muitas visualizações e seguidores se o público não for qualificado.

Ou seja, ter milhares de seguidores que não se engajam em seu conteúdo é, basicamente, o mesmo que não ter seguidor algum. Portanto, é muito mais eficiente ter um público pequeno que acompanha seus posts, do que um público enorme que não engaja na página.

Ao ter um público qualificado, você criará uma base saudável de seguidores. Dessa forma, mesmo que o público do seu perfil seja pequeno, o algoritmo do Instagram o mostrará para outras pessoas. Por conta disso, o perfil apresentará um crescimento gradativo.

Veja a taxa de conversão do perfil

Para saber se o público do seu perfil é realmente qualificado, é preciso entender a porcentagem de seguidores que realmente interage nos posts. Por exemplo, uma taxa de conversão próxima aos 10% seria excelente para qualquer perfil. Ou seja, se alguém possui três mil seguidores, seria interessante que cada post conseguisse algo próximo a 300 curtidas e visualizações.

Entretanto, alcançar os 10% de conversão é bem complicado. Para chegar nesse nível, é necessário trabalhar muito e ter um foco quase obsessivo por essa porcentagem. Se sua taxa de conversão estiver próxima dos 10%, é bem provável que, com o passar do tempo, você monte uma boa base de seguidores. Basicamente, você terá um público saudável e que realmente gosta de te acompanhar.

Como fazer meu negócio crescer no Instagram

Para que seu negócio cresça no Instagram, é preciso usar boas estratégias de marketing. Além disso, é necessário trabalhar bastante, pois crescer na plataforma exige tempo, persistência e muita dedicação. Nas próximas linhas, você conhecerá algumas técnicas que ajudarão o seu negócio a crescer no Instagram:

Conheça e fale com seu público-alvo

É muito difícil pensar em modos de crescer no Instagram sem pensar no tema “público-alvo”. Afinal de contas, é necessário direcionar o marketing de sua marca para um tipo específico de público. Após fazer isso, será menos complicado fortalecer a sua empresa e aumentar as suas vendas.

Observe quais marcas e perfis agradam ao seu público-alvo. Além disso, você deve interagir com seguidores em potencial. Para isso, faça comentários de forma moderada no perfil dela, siga aquela pessoa e, se possível, curta os seus posts com frequência.

É importante lembrar que, não são apenas os posts de conversão que farão o seu perfil crescer. Será preciso utilizar a estratégia da gangorra, onde o adm intercala posts de vendas com posts voltados para engajamento. Assim, os seguidores terão mais interesse por sua página e, com o passar do tempo, terão mais vontade de conhecer o seu negócio.

Quando, de alguma forma, alguém interage com o seu perfil, há boas chances do algoritmo do Instagram mostrá-lo para mais pessoas. Por isso, fazer postagens focadas no engajamento da página é crucial. Quanto mais isso for trabalhado, maior a chance do perfil crescer na plataforma.

Faça postagens divertidas

Por mais que seu negócio tenha uma abordagem séria, tente ser um pouco descontraído em alguns de seus posts. Afinal de contas, conteúdos bem humorados costumam gerar engajamento. Além disso, ter um post mais leve no meio de posts sérios pode tornar sua página mais simpática. Com isso, haverá mais chances das pessoas se interessarem pelo conteúdo.

Aliás, quando você posta algo descontraído, seus usuários passam a ter mais expectativas em cima da página. Afinal de contas, eles ficarão curiosos para conhecer o próximo post engraçado que será feito. Ao agir dentro dessa lógica, haverá mais chances de seu negócio crescer no Instagram.

Em suma, pode-se dizer que conteúdos descontraídos são excelentes meios de expor a sua empresa. Afinal de contas, os seguidores tendem a interagir mais com esse tipo de conteúdo. Assim, o algoritmo do Instagram perceberá um aumento nas interações e mostrará o post para mais pessoas. 

Contudo, é importante lembrar que, o post descontraído deve ter um limite. Evite postar coisas que manchem o nome da empresa ou que desrespeitem pessoas em nome da piada. Além de ser deselegante e feio, o humor tóxico fará o seu perfil sofrer o famoso “cancelamento”, o que causará um enorme prejuízo para sua imagem.

Poste conteúdos em vídeos

Uma grande tendência da web nos últimos anos são os posts em vídeo. Especialmente no ano de 2022, esse tipo de conteúdo tem aumentado bastante os acessos de várias mídias sociais, o que inclui o Instagram.

Os vídeos costumam aumentar o engajamento devido ao formato de seus conteúdos. Ademais, em boa parte dos casos, as pessoas não precisam ler as legendas desses posts, o que atrai ainda mais atenção.

Basicamente, conteúdos em vídeo geram uma visualização mais fluida e possibilitam uma troca mais rápida de post, pois não é preciso ler a legenda. Em suma, o vídeo torna o consumo de informações bem mais prático e rápido.

Atualmente, é possível criar vídeos curtos no Instagram (Reels). Nesse formato, não é preciso clicar ou sair da página para conseguir uma visualização completa. Ademais, também é possível criar conteúdos no IGTV, onde os vídeos são maiores e apenas uma prévia é mostrada no feed.

Por último, existem os famosos Stories, que duram até 60 segundos e ficam no perfil durante 24 horas. Caso queira que um de seus Stories fique permanentemente em seu perfil, é necessário adicioná-lo aos “Destaques” do Instagram.

Faça um calendário de postagens

Se você realmente busca crescer no Instagram, é essencial que você entenda como definir os objetivos de sua empresa nessa plataforma. Para isso, é interessante montar um calendário para seus posts e seguir o que for definido nele. A partir dessa estratégia, ficará mais fácil organizar seus conteúdos e facilitar a boa frequência de suas postagens.

Ao ter uma programação bem definida, você não perderá tempo pensando em posts de última hora. A partir daí, será possível fazer publicações estratégicas para seu público-alvo. Dessa forma, haverá mais chances de pensar em todas as etapas da jornada do cliente. Em suma, um bom calendário de postagens pode aumentar o engajamento de sua página no Instagram e ajudá-la a crescer na plataforma.