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O que é tráfego pago e orgânico?

31 de August de 2022
O que é tráfego pago e orgânico?<

Não importa qual marca, serviço ou empresa você tenha, todos nós queremos nos dar a conhecer na web; mas para conseguir isso, é necessário criar estratégias de marketing digital. Diante disso, a dúvida que surge é: o que é tráfego pago e orgânico?

Assim sendo, se você quer saber mais sobre o que é tráfego pago e orgânico, continue lendo esse artigo!

O que é tráfego pago e orgânico?

O posicionamento orgânico refere-se à relevância e reputação que um site pode ter naturalmente. Uma página que atenda aos critérios de SEO e que seja valorizada positivamente por mecanismos de busca como o Google, será uma página que poderá ser dimensionada progressivamente na web.

Por outro lado, o posicionamento pago é aquele que usa os serviços da ferramenta Google Ads para se colocar nas primeiras posições do mecanismo de busca. 

É uma alternativa imediata para se dar a conhecer na web, no entanto, a única maneira de conseguir isso é pagar pelo serviço por um determinado período de tempo.

Se compararmos o posicionamento orgânico versus pago, podemos notar que ambos permitem que a visibilidade seja dada a um site; no entanto, a estratégia orgânica pode ajudar a prevalecer por mais tempo nos primeiros lugares, enquanto a estratégia paga só funcionará nos períodos pagos.

Como melhorar o posicionamento orgânico?

Para melhorar o posicionamento orgânico, estratégias de SEO devem ser implementadas:

  • Uso de palavras-chave: elas ajudarão os mecanismos de busca a identificar do que se trata o seu site e dar relevância de acordo com as palavras que você usa. Analise quais palavras-chave seus concorrentes usam e crie conteúdo com a maior quantidade de informações e otimizado.
  • Interligação: cumpre a função de vincular conteúdo que pode estar relacionado um ao outro. Dentro de um artigo, um ou mais hiperlinks devem ser colocados que redirecionam para outras páginas internas que possam estar relacionadas. Isso permite que você ajude na indexação profunda de um site e diminua a taxa de rejeição.
  • Backlinks: é semelhante à interligação, apenas neste caso os hiperlinks redirecionam para páginas externas que podem ter maior relevância para o tópico que está sendo discutido. Recomenda-se o uso de páginas que tenham boa autoridade de domínio e que tenham relevância para o tópico que está sendo falado. Aqui, comprar backlinks pode ser uma excelente ideia para ter resultados mais rápidos.
  • Meta Títulos e meta descrições: Este é o extrato do conteúdo exibido nos mecanismos de busca. Aqui você deve colocar uma breve introdução do conteúdo que será encontrado, mas deve ser impressionante o suficiente para que a pessoa ao visualizá-lo queira entrar no site.
  • Imagens: Através do mecanismo de pesquisa de imagens do Google, é comum que as pessoas pesquisem informações relacionadas nessa área. Criar suas próprias imagens que estão diretamente relacionadas ao seu site pode lhe dar maior relevância. Além disso, as caixas alternativas de texto, legenda e descrição devem ser complementadas com palavras-chave.

O posicionamento orgânico é gratuito?

Sim, o posicionamento orgânico é gratuito, pois não requer investimento em nenhum sistema para estar nos primeiros lugares do Google. 

No entanto, criar conteúdo de SEO requer tempo e uma estratégia apropriada para obter resultados que podem durar ao longo do tempo. Algumas empresas optam por contratar uma agência de SEO para ajudá-las a gerar ótimos resultados no menor tempo possível.

Como melhorar o posicionamento pago?

Para melhorar o posicionamento pago do SEM, é necessário:

  • Objetivo da campanha: é necessário determinar o que queremos que o usuário que está entrando faça, se ele está visualizando nosso conteúdo, comprando um produto, participando de uma campanha de marketing por e-mail, entre outros.
  • Estime o valor do cliente: é para avaliar quanto você está disposto a pagar pela renda de cada cliente e quanto lucro ele pode gerar ao entrar. Isso ajudará a ter um orçamento estimado para a campanha a ser realizada.
  • Palavras-chave: assim como em SEO, elas podem ser úteis em SEM. É feita uma lista de palavras-chave que estão diretamente relacionadas ao site e que ajudarão a atrair mais visitas a uma página específica.
  • Defina o CPC: cada palavra-chave está em um lance com um preço mínimo e máximo. Nesse caso, é necessário definir o lance máximo que você está disposto a pagar para mostrar um anúncio. Recomenda-se que, se você estiver começando, procure palavras-chave que não sejam excessivamente caras.
  • Monitore as campanhas: uma vez que as campanhas são criadas para trazer mais tráfego, é necessário avaliar quais foram os resultados, quais foram mais bem-sucedidas e criar novas propostas de conteúdo para as que não foram tão bem-sucedidas.

Pode ser posicionado apenas com SEM?

Você pode se posicionar momentaneamente apenas com o SEM, mas no momento em que decidir remover a campanha, o tráfego para o seu site pode diminuir radicalmente. Por esse motivo, não é aconselhável gerenciar apenas uma estratégia paga.

Conclusão

Quando falamos de posicionamento orgânico vs. pagamento, não há melhor. Ambos têm qualidades diferentes que, combinadas, podem gerar resultados muito positivos para um site.

Idealmente, deve-se dar preferência a um site otimizado com conteúdo de qualidade e critérios de SEO que ajudem mecanismos de pesquisa como o Google a reconhecê-lo como um bom site. Posteriormente, você poderá implementar campanhas SEM que o ajudarão a encontrar um número maior de visitas muito mais rapidamente.

Ver os resultados do posicionamento orgânico pode levar meses para saber o quão bem-sucedidas foram as implementações. 

O SEM ajuda a trazer tráfego mais rápido para a página, mas deve ser relevante e gerar interesse nos usuários; dessa forma, você fará com que eles se tornem clientes.