8 tipos de infoprodutos para se inspirar, produzir e lucrar
E aí, você já conhece os diferentes tipos de infoprodutos?
O fato é que, a cada dia, os produtos digitais se tornam mais e mais rentáveis. Se em 2020 o Brasil já foi listado como um dos 10 países mais “quentes” no comércio eletrônico (Mercado & Consumo), em 2021 essa projeção se confirmou.
Por aqui, só no primeiro semestre, as vendas na internet aumentaram 31% (de acordo com o relatório Webshoppers).
Além de o mercado estar aquecido, o infoproduto oferece diversas vantagens de negócio. Afinal, dispensa a necessidade de estoques e fretes (e é consideravelmente mais barato de produzir do que um material físico). Um ótimo investimento, não?
Que tal aproveitar essa oportunidade e conhecer os principais tipos de infoprodutos? Na matéria de hoje, falaremos sobre:
- Curso online;
- Ebook;
- Whitepaper;
- Audiobook;
- Podcast;
- Screencast;
- Workshop;
- Revista eletrônica.
Ah, no final, também reunimos 3 passos para você aprender a criar o seu primeiro infoproduto. Boa leitura!
Os 8 principais tipos de infoprodutos que você precisa conhecer
1. Curso online
Hoje, praticamente tudo pode ser ensinado pela internet – e o curso online é um dos infoprodutos mais completos na hora de passar o seu conhecimento adiante.
Se você tem especialidade em algum assunto, pode estruturar um curso com diferentes videoaulas e módulos – além de aplicar avaliações online e gerar certificados de conclusão.
Quer ver mais detalhes sobre esse infoproduto? Dá uma olhadinha aqui:
2. Ebook
O ebook, ou livro digital, é um infoproduto que pode servir como material de apoio para seu curso online – ou mesmo “se vender sozinho”, como um conteúdo mais aprofundado sobre determinado tema.
Por exemplo, se você é um chef de cozinha, pode fazer um ebook com as 10 tendências da gastronomia para 2022 – ou, quem sabe, um conteúdo sobre 50 utensílios essenciais que todo cozinheiro deve ter.
E olha que esse formato está em alta: um estudo da Nielsen mostrou que, em 2020, mais de 8 milhões de livros digitais foram vendidos no Brasil.
3. Whitepaper
Outro tipo de infoproduto é o whitepaper – que até se assemelha ao ebook, mas a essência do conteúdo é mais técnica e detalhada.
Geralmente, um whitepaper é a reprodução de um relatório, de uma pesquisa, de textos acadêmicos, entre outros.
4. Audiobook
Se já falamos do livro digital, saiba que também existe o audiolivro – ou audiobook. Esse é um dos tipos de infoprodutos de áudio, e nada mais é que a narração integral de um conteúdo.
O audiobook pode ser vendido em conjunto com o ebook (texto + áudio) ou separadamente – de acordo com sua estratégia.
5. Podcast
Mais um formato que usa a voz como base é o podcast – que, na prática, é um programa de rádio em streaming.
A grande sacada dos infoprodutos de áudio é a economia de tempo. Afinal, as pessoas podem consumir o conteúdo em qualquer lugar, a qualquer momento – no trânsito ou no intervalo entre tarefas, por exemplo.
6. Screencast
Os screencasts ficaram bem populares devido aos videogames – já que muitos gamers profissionais começaram a transmitir suas telas enquanto jogavam.
Além de ter essa função voltada aos jogos eletrônicos (e render uma bela grana), o screencast também é excelente para gravar tutoriais.
Por exemplo, se você é designer gráfico e quer dar aulas de Photoshop (e, claro, vendê-las), pode usar o recurso para gravar o áudio enquanto usa a ferramenta.
7. Workshop online
Os workshops, assim como outros eventos online (tipo palestras e webinars), são infoprodutos versáteis, com bom custo-benefício e que devem seguir no topo das paradas do “novo normal”.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa do LinkedIn revelou que 85% dos organizadores de eventos adotaram o modelo digital em 2020 – e 83% pretendem continuar usando.
8. Revista eletrônica
Também chamadas de e-magazines (ou e-zines), as revistas eletrônicas têm a mesma função das “irmãs” impressas. A grande diferença é que é possível coletar assinaturas em qualquer região – sem depender da logística de armazenagem e entrega.
Como tudo se concentra na internet, você pode vender seu infoproduto em um site e enviá-lo por e-mail ou outras plataformas digitais.
Como criar um infoproduto agora mesmo? 3 passos!
Passo 1: defina o formato do infoproduto
Certo, depois de avaliar os diversos tipos de infoprodutos, provavelmente você já terá uma ideia de qual formato escolher. Caso ainda esteja em dúvida, a dica principal é fazer um estudo do seu mercado – e isso envolve seus concorrentes.
Eles vendem videoaulas de cursos online? Preferem ebooks? Ou, talvez, uma mescla de infoprodutos de áudio, como podcasts e audiobooks?
Enfim, você não precisa necessariamente fazer o mesmo formato que um competidor. Mas isso pode servir de base para a estruturação do seu próprio negócio.
Passo 2: use ferramentas digitais para produzir o conteúdo
O segundo passo na criação do seu infoproduto é colocar a mão na massa – e, de fato, produzir o conteúdo. Como você já definiu o tipo de material no passo anterior, fica mais fácil saber qual ferramenta usar.
Vamos a alguns exemplos:
- conteúdos de vídeo: OBS Studio (para gravação do clipe e transmissões ao vivo) + Filmora ou Lightworks (para edição do vídeo, com trilhas, efeitos e filtros).
- conteúdos de áudio: Audacity ou Adobe Audition (para gravação e edição do som);
- conteúdos de texto: Microsoft Word ou LibreOffice Writer (para escrita e edição do texto) + Canva ou Trakto (para “layoutar” o conteúdo no formato desejado).
A maioria desses softwares é bem fácil de usar – mas, se você precisar, existem bons tutoriais no YouTube. Vale a pena se especializar nas ferramentas para deixar seu trabalho cada vez mais profissional!
Passo 3: conte com uma plataforma de infoprodutos
Para os infoprodutos de áudio, como os podcasts, há sites que oferecem hospedagem (alguns até de forma gratuita). Vale a pena dar uma olhada no SoundCloud e no Spreaker.
Agora, se o seu produto digital for um vídeo, uma live ou mesmo um arquivo salvo em PDF, as plataformas de infoprodutos (também conhecidas como plataformas EAD) podem trazer ótimas funcionalidades:
- opção de carrinho de compras, onde o aluno entra, escolhe o infoproduto e faz o pagamento (igual a um e-commerce);
- formas customizadas de pagamento/parcelamento;
- assinatura recorrente e cobranças automáticas;
- personalização do layout e cores com a cara da sua marca.
E pronto! Ao seguir essas dicas, você já poderá começar as vendas e a divulgação do seu produto digital.
É válido lembrar que essas técnicas requerem uma boa conexão com a internet. Você pode contratar a sua através do site Vendas Americanet.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.