Finanças Pessoais

Investimento para iniciante: por onde começar?

9 de August de 2021
Investimento para iniciante: por onde começar?<

Você leu nossa matéria sobre como aprender a investir e ficou curioso? Saiba que, agora, nós vamos mostrar o guia definitivo de investimento para iniciante.

Nesse post,  você vai descobrir  por onde começar e conhecerá dicas para alcançar o sucesso financeiro. Não há mistério, basta ler este texto até o fim! 

Qual a regra número 1 para o investidor iniciante?

O primeiro e mais importante passo você já deu: se interessar em investir. Ou seja, você quer ver o dinheiro trabalhando por você.

Entretanto, antes de começar a separar parte do seu dinheiro para aportar, saiba que o melhor investimento para iniciante é: não ter dívidas! Ficou surpreso?

Essa é a regra número um para o investidor iniciante e deve ser adotada mesmo por quem não tem interesse em seguir nessa área. Está certo, é muito fácil falar em se livrar das dívidas. Por isso, criamos um pequeno guia para facilitar a sua vida.

Qual o melhor investimento para iniciante? 4 dicas essenciais 

Elimine as dívidas

Todo mundo, alguma vez na vida, passou por uma situação urgente e gastou mais do que deveria. No entanto, essa não é uma situação em que você deve ficar por muito tempo.

Quanto mais você demora para pagar a dívida, mais ela aumenta. Mas nós temos algumas regras para ajudar você a se livrar desse pesadelo. Confira:

  1. levante todas as dívidas que você tem;
  2. veja se após pagar todas as contas do mês, sobra alguma quantia;
  3. renegocie ao menos uma das pendências de forma que você consiga encaixar nas suas contas mensais;
  4. caso sua renda esteja completamente comprometida e não sobrar nada para pagar as renegociações você precisará adotar duas posturas:

4.1  eliminar o supérfluo da sua vida (comer fora ao invés de cozinhar, comprar uma roupa cara ao invés de uma barata e etc.) para poupar mais dinheiro;

4.2  procurar fazer uma renda extra.

Sabemos que não é uma tarefa simples, mas com disciplina é possível acabar com esse pesadelo. Caso queira saber mais sobre o tema, separamos um vídeo da Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!

Economizar é o caminho

Conseguiu eliminar as dívidas? O segundo passo para o melhor investimento para iniciante é economizar para ver o dinheiro trabalhar por você no futuro. A economia tem duas importantes funções:

  • evitar que outra dívida surja caso precise ter um gasto inesperado;
  • juntar um montante mínimo para começar a investir.

E como essa economia é feita? Da mesma forma como relatamos no passo 4 do item anterior. Ou seja, elimine os gastos desnecessários e procure uma renda extra.

Não desanime, você não vai fazer isso para sempre, é apenas por um período. E, para ajudar, separamos um vídeo do Thiago Nigro, do canal O Primo Rico, no qual ele dá dicas de como conseguir renda extra.

Escolha sua corretora

Agora é hora de escolher a sua corretora para conseguir fazer seus investimentos.

As possibilidades são muitas e você vai precisar analisar qual mais agrada você. Inclusive, nós até já escrevemos sobre várias e realizamos comparativos. Veja abaixo:

Dica: caso ainda não tenha uma conta criada na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, é provável que a corretora faça isso por você.

Descubra seu perfil antes de investir

Suitability ou Análise do Perfil do Investidor (API) é um questionário que você responde antes de fazer qualquer investimento. Ele determinará se você é um investidor conservador, moderado ou agressivo.

Como é de se supor, o perfil conservador não tolera perdas, prefere investimentos a longo prazo e mais seguros. Já o perfil moderado tem uma certa tolerância a perdas, ou seja, pode arriscar em alguns investimentos.

Por fim, temos o perfil arrojado, que não se importa em correr certos riscos e aposta em investimentos mais inovadores.

Dica: em algumas situações, você só consegue realizar um determinado investimento se o seu perfil for compatível.

3 pilares para o investidor iniciante 

Escolher produto mais adequado ao perfil

Como escolher no que investir? Isso depende muito do seu perfil, que foi estabelecido na hora de criar sua conta na corretora, o suitability.

De qualquer forma, vamos explicar brevemente o que é cada um dos investimentos para que você tenha uma ideia. 

  • Renda Fixa: de uma forma bem sucinta, na renda fixa você já sabe o quanto vai ganhar quando investe. Ou seja,  pode enxergar esse investimento como um “empréstimo” que retornará para você com juros. Exemplos de renda fixa: tesouro direto, CDB, CDI e Debêntures. 

Escolhemos um vídeo do Thiago Nigro explicando o que é Debênture.

  • Renda Variável: renda variável: completamente o oposto da renda fixa. Nesta opção o retorno é imprevisível, variando de acordo com o mercado. Exemplos de renda variável: ações, BDRs, Fundos Imobiliários (FII), Fundos de Índice (ETF). Para entender melhor, o InfoMoney fez esse vídeo explicando de forma bem didática.
  • Fundos de Investimento: de uma forma resumida, os Fundos de Investimento agem juntando recursos de várias pessoas e aplicando no mercado financeiro. O lucro obtido na aplicação é distribuído entre todos que investiram.
  • Previdência Privada: é para quem está pensando no futuro, na aposentadoria. É uma forma de guardar dinheiro para ter uma aposentadoria tranquila.

Facilite sua vida

Começou a fazer os aportes? Parabéns, você seguiu nosso guia do investimento para iniciante com sucesso! Agora só precisa gerenciar todas suas aplicações com cuidado e jamais deixe de estudar.

No Youtube vemos diversos canais, como InfoMoney, O Primo Rico, Me Poupe! e Favelado Investidor que informam e ensinam os investidores a administrar seus recursos de forma mais assertiva.

Aqui vai mais uma dica: se você está com muitos investimentos, experimente utilizar uma fintech consolidadora de investimentos, como o Kinvo ou o Gorila. Esses apps juntam em uma só plataforma todos os seus investimentos, assim fica mais fácil de cuidar do seu dinheiro.

Gostou do nosso guia de investimento para iniciante? Certamente vai curtir as outras matérias que temos aqui na Fintech. Continue nos acompanhando!