Renda fixa, renda variável, bolsa de valores, CDB, CDI, tesouro direto, IPCA e Selic, esses são apenas alguns exemplos de termos que podem começar a fazer parte do seu dia a dia ao buscar informações sobre como aprender a investir. 

Se você faz parte do time de pessoas interessadas em aprender mais sobre investimentos e sobre como fazer seu dinheiro render de forma inteligente, você chegou ao lugar certo. 

Neste artigo, criamos um guia de conteúdos sobre como aprender a investir do zero. Na nossa lista estão livros, canais do Youtube e cursos que vão te ajudar a entender:

  • o que é cada tipo de investimento, 
  • qual é o melhor investimento para a sua necessidade, 
  • que tipo de investidor você é, 
  • quais as taxas para investir, 
  • quais os riscos de cada investimento e mais.

O objetivo foi criar um guia para que você possa consultar quando precisar encontrar conteúdos sobre como investir na bolsa de valores ou como fazer outros tipos de investimento

Então vamos começar com os cinco canais de Youtube que você deve começar a acompanhar! 

Leia também: Saiba como funciona o Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Como aprender a investir? 5 canais no Youtube começar a acompanhar já!

O Youtube é a segunda maior rede de pesquisa do mundo, perdendo apenas para o Google, e pode ser uma verdadeira fonte de aprendizado. E o melhor? É de graça! 

Independente do nível de conhecimento que você já tenha sobre investimento, é possível encontrar conteúdos ricos que vão te ajudar a começar a investir.

Se você fizer uma rápida pesquisa no Youtube com o termo “como investir” milhares de resultados vão aparecer, então em qual clicar? Qual vale a pena assistir? 

Existem muitos conteúdos com altíssimo padrão de qualidade, mas a seguir listamos cinco canais que são referência no mercado. 

Buscamos fazer uma seleção com os maiores canais de investimento do Brasil e incluímos canais que se destacam por oferecer conteúdo de qualidade, linguagem simples e que atenda a diferentes públicos. 

Entre os melhores canais do Youtube para aprender a investir estão: 

  1. Me Poupe com Nathalia Arcuri
  2. O Primo Rico com Tiago Nigro
  3. Jovens de Negócios com Breno Perrucho
  4. Favelado Investidor com Murilo Duarte
  5. Yubb com Bernardo Pascowitch

Conheça mais sobre cada um, a seguir. 

1. Me Poupe com Nathalia Arcuri

Segundo o Youtube, o “Me Poupe” é o maior canal de finanças e investimentos do mundo com mais de seis milhões de inscritos!

No canal são compartilhados conteúdos com diferentes temáticas, mas todas relacionadas a investimento:

  • como aprender a investir, 
  • tipos de investimento, 
  • quais os investimento ideais para cada situação e objetivo, 
  • tudo sobre renda fixa, 
  • tudo sobre renda variável,
  • como começar a investir e mais. 

Outro ponto importante do canal são as dicas de como organizar finanças pessoais para investir.

Recentemente, o canal fez uma parceria com o especialista Mira, professor e investidor há 20 anos, que comanda os vídeos sobre renda variável.

A seguir, separamos dois vídeos para que você possa conhecer mais sobre esse canal, mas a dica é se inscrever o quanto antes e maratonar (como se fosse uma série da NETFLIX) as playlists que melhor se encaixam no tipo de investimento que você deseja fazer. 

2. O Primo Rico com Tiago Nigro

Outro gigante dos investimentos, o canal O Primo Rico tem quase 5 milhões de inscritos. 

Tiago Nigro fala abertamente sobre tudo o que envolve investimentos e renda variável, entre os assuntos mais abordados estão:

  • simulações de investimento em ações,  
  • dicas de como escolher um investimento, 
  • onde investir, 
  • momento certo para comprar ou vender ações,
  • investimentos para iniciantes, 
  • como investir com pouco dinheiro e mais.  

No vídeo abaixo, você tem um gostinho do que vai encontrar no canal!

3. Jovens de Negócios com Breno Perrucho

Com cerca de 1,44 milhões de inscritos, o canal comandado por Breno Perrucho aborda assuntos como investimento, empreendedorismo e finanças. Tudo de uma maneira fácil e objetiva. 

Rotina de investimento e empreendedorismo, tipos de investimentos, simulações, bolsa de valores e insights sobre a economia brasileira são alguns dos temas tratados nos vídeos do canal.

Com essa visão completa, “Jovens de Negócio” ajuda você a identificar os elementos mais importantes ao fazer um investimento na bolsa de valores de sucesso.

Ficou curioso? Então confira o vídeo abaixo e se inscreva para começar a acompanhar os vídeos publicados. 

4. Favelado Investidor com Murilo Duarte

Murilo Duarte, líder do canal com 316 mil inscritos, foi um dos cinco nomes brasileiros apontados pela Forbes Under 30 na área de Finanças. Só isso já seria razão suficiente para acompanhar o que esse jovem diz e se inscrever no canal “Favelado Investidor”. 

Com o objetivo de falar sobre investimentos para o público de baixa renda, o antigo contador é hoje um do respeitado educador financeiro.

Saindo do caminho comum, Murilo encarou o investimento como um agente transformador de realidades e marcou seu nome ao falar sobre o assunto como um público que pouco sabia sobre o tema e que nunca acreditou que poderia realmente investir. 

Como aprender a investir? Se inscreva no canal e assista aos vídeos sobre:

  • como investir com pouco dinheiro, 
  • como fazer gestão de risco, 
  • os melhores investimentos para quem está começando, 
  • tipos de investimentos e mais.

5. Yubb

O Yubb é um buscador de investimentos totalmente gratuito para você encontrar opções para investir melhor seu dinheiro. Mas, o que essa empresa está fazendo na lista de canais para aprender a investir? 

A partir da solução ofertada foi criado um canal comandado por Bernardo Pascowitch que tem como objetivo trazer as novidades mais “quentes “ do mercado de investimento e te manter atualizado. 

Informação é tudo, principalmente, para quem lida com investimento. 

Vale a pena se inscrever e acompanhar tudo sobre renda fixa e variável.

Lembre-se que você não precisa escolher um desses canais para seguir. Inscreva-se em todos e aproveite os conteúdos gratuitos para aprender a investir do zero. 

Leia também: O que é robô de investimento? Saiba como usar e quais as vantagens

5 cursos para aprender a investir dinheiro

Seguindo nossa lista de como aprender a investir, vamos para os cinco cursos que podem valer seu tempo e dinheiro. Como você verá, alguns são gratuitos e outros não. Confira!

1. Como Investir na Bolsa de Valores – Vou na Bolsa

Curso gratuito, ideal para iniciantes que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a bolsa de valores, taxas, tarifas e impostos relacionados a esses investimentos.

Entre os módulos do curso estão: 

  • o que é uma ação,
  • como escolher uma corretora de valores,
  • como comprar uma ação pelo home broker,
  • entenda o extrato financeiro da corretora – dividendos e juros sobre capital,
  • simuladores,
  • melhor hora para comprar uma ação,
  • como viver de renda e mais. 

Inscrição: gratuita

2. Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco – Xpeed School by XP

O curso online, com duas horas de duração, apresenta todas as modalidades de investimentos de renda fixa  como CDB, LCA, LCI, títulos públicos e mais.

Ainda aborda temas como tributação de imposto de renda e apresenta dicas de como montar uma carteira de investimento em renda fixa. 

Inscrição: R$ 249,00 ou 12 x R$24,90 

3. Produtos de renda fixa, renda variável e derivativos – ANBIMA

A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e oferece uma série de cursos para quem está em busca de como aprender a investir do zero. 

No curso de “Produtos de renda fixa, renda variável e derivativos” você terá acesso a um panorama geral sobre essas opções de investimento e quais os mais indicados para cada situação. 

O curso é gratuito, com acesso liberado por 30 dias, e permite que você conheça melhor os produtos de investimento disponíveis no mercado brasileiro.

Inscrição: gratuita

4. Curso: Iniciante no Mercado de Ações – B3

A B3, ou bolsa de valores brasileira, oferece uma plataforma de educação financeira com o objetivo de contribuir para a formação de novos investidores. 

Ideal para aprender a investir na bolsa, o curso “Iniciante no Mercado de Ações” tem uma programação completa que envolve a explicação sobre os tipos de ações existentes, o que são dividendos e como ganhar dinheiro com ações. 

Inscrição: gratuita

5. Minha carteira número um – Me Poupe

Segundo o site do curso “O objetivo do Professor Mira com o Minha Carteira Número Um é simples: te guiar por todo o universo da renda variável falando a SUA língua, com foco nas SUAS metas, pra VOCÊ alcançar a sua INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA”

O curso vai preparar você com conhecimento aprofundado e mentoria eficiente, permitindo que você seja capaz de:

  • projetar seus ganhos com ações sem depender de ninguém
  • diversificar seus investimentos com inteligência
  • gerenciar e diminuir riscos
  • comprar e vender na hora certa
  • aumentar seus lucros
  • montar e gerir sua carteira vencedora focada nos seus objetivos
  • fazer valuation de ações e fundos imobiliários

2 livros que vão te ajudar a investir!

Fechando a nossa lista de  como aprender a investir dinheiro, seguimos para a lista de cinco livros sobre investimento que você deve ler:  

  1. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham
  2. Ensaios de Warren Buffett, de Warren Buffett e Lawrence A. Cunningham 
  3. Investimentos inteligentes, de Gustavo Cerbasi

1. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

“O Investidor Inteligente” é considerado por muitos a Bíblia dos investidores e ganhou ainda mais força ao ser considerado o melhor livro sobre investimentos por Warren Buffett, grande referência do mercado financeiro.

Se você busca como aprender sobre investimentos vai encontrar no livro todo o conceito, filosofia e metodologia do “value investing”, que tem como foco a compreensão do mercado, o longo prazo e ativos sólidos.

2. Os Ensaios de Warren Buffett: Lições para Investidores e Administradores” de Warren Buffett – Lawrence A. Cunningham (editor)

Sem dúvidas Warren Buffett é um dos grandes nomes do mercado de investimentos, sendo respeitado mesmo por quem pensa diferente dele sobre a metodologia ideal de investimento. 

Para a criação deste livro sobre investimentos, Lawrence A. Cunningham, reuniu e organizou as informações de relatórios anuais que Buffett anexa às contas da sociedade que lidera.

O resultado foi uma compilação de dicas, métodos e conhecimento. Em suma, um livro muito valioso para investidores.

Outros livros para aprender a investir: 

Pronto para aprender a investir? Com os canais, livros e cursos que indicamos acima você vai se sentir mais seguro para iniciar essa caminhada e aproveitar o seu dinheiro da melhor forma possível. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de como aprender a investir e comece a colocar tudo em prática! 

Quer continuar sua busca por como aprender a investir? Então acesse o artigo, “Três elementos cruciais para um bom investimento. Continue acompanhando as dicas sobre investimento aqui no blog da Fintech, aprimore seus conhecimentos sobre as tendências do setor financeiro e aprenda como aproveitar essas novidades. 

Comentários