Bancos Digitais

Nubank vs. Pandemia: 3 ações da fintech para combater a crise causada pela covid-19

15 de May de 2020
Nubank vs. Pandemia: 3 ações da fintech para combater a crise causada pela covid-19<

A pandemia da covid-19 chegou ao Brasil de maneira repentina e não se sabia o quanto ele afetaria a nossa rotina. No entanto, ficou claro que tomar rapidamente uma atitude era necessário, e foi aí que o Nubank surpreendeu a todos novamente com ações personalizadas para enfrentar a pandemia, visando o bem-estar de colaboradores e clientes.

Primeiramente, podemos dividir as ações tomadas pelo Nubank na pandemia em três tipos:

  • Internas;
  • Financeiras;
  • Sociais.

Cada conjunto de ações enfrenta a pandemia à sua maneira. Os esforços se somam com o intuito de garantir a saúde física, mental e financeira de clientes e colaboradores. Confira!

3 ações do Nubank no combate à pandemia

1. Adoção rápida ao home office

O Nubank foi uma das primeiras empresas no país a adotar o home office no combate à pandemia.

Em março, percebendo que a situação se agravaria e observando as recomendações de isolamento, a empresa elaborou e implementou as diretrizes para o trabalho remoto. Como apontado pelo CEO da empresa, David Vélez, em entrevista à Forbes: “enviamos 100% dos Nubankers para trabalhar em casa”.

Obviamente, com a filosofia da empresa de suporte total de dentro para fora, os setores internos firmaram as diretivas do trabalho remoto para manter a união, mesmo que distantes fisicamente.

São 7 passos para manter as equipes em sintonia, como updates semanais, estabelecimento de novas rotinas e realização dos rituais característicos, que vão da pausa para o café até o onboarding — o recebimento de novos funcionários.

Vale destacar que a empresa recebeu 78 novos colaboradores em meio à pandemia, no Brasil, Argentina e México.

Tudo isso tem um papel importantíssimo na experiência do cliente Nubank durante a pandemia. Com o funcionário seguro, tranquilo e amparado, ele está mais disposto a enxergar o problema do cliente e buscar uma solução respeitosa e efetiva.

Basicamente, o Nubank adaptou suas filosofias que tiveram tanto sucesso a este novo cenário que vivemos. O resultado? Funcionários motivados e ações de responsabilidade financeira e social, como veremos agora.

2. Flexibilidade total aos clientes

Bancos digitais, como é o caso do Nubank, caíram no gosto dos clientes por oferecerem um serviço personalizável e flexível ao seu perfil, seus ganhos e gastos.

O Nubank não cobra anuidade do cartão ou taxas de abertura de conta, o que gerou uma economia superior a R$ 600 milhões aos seus clientes, segundo dados da própria fintech, além do rendimento da NuConta que é muito superior ao da poupança.

Mostrando cada vez mais o seu lado humano, o Nubank aumenta o seu suporte e priorização ao cliente no momento atual de combate à covid-19.

Os times de atendimento da fintech estão se empenhando em oferecer soluções aos clientes Nu afetados pela crise.

Entre as medidas adotadas, as que mais se destacam são a renegociação de empréstimos com carência ampliada para 60 dias, sem cobrança de multas e IOF.

Além disso, o Nubank também anunciou a redução nos juros no parcelamento de faturas, que caiu de 10,4% ao mês para apenas 1,9% ao mês, derrubando em até 80% o valor cobrado.

A medida, anunciada no dia 9 de abril de 2020, é válida para parcelamentos em até 12 vezes.

Essas medidas resultam em uma tranquilidade extra para o cliente do Nubank superar a pandemia em parceria com a própria empresa. Lembrando ainda que a fintech se mantém aberta para clientes em dificuldade entrarem em contato a fim de buscarem uma solução conjunta.

3. Nubank investe R$ 20 milhões no combate à pandemia

Com a mentalidade de colocar as pessoas em primeiro lugar, o Nubank surpreende mais uma vez ao ter completa consciência do seu posto privilegiado, visando retribuir a confiança do cliente com um pacote de ações que totalizam R$ 20 milhões.

Como apontado no blog da Nubank, a ideia é somar as ações possibilitadas por essa verba a todas as facilitações financeiras e ações apontadas anteriormente.

Além de bancar eventuais auxílios e cobrir momentaneamente os gaps deixados por clientes que não puderem realizar pagamentos, o Nubank desenvolveu algumas parcerias para combater a pandemia e garantir a saúde do público.

Um exemplo disso é o auxílio-médico, criado em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Nele, o cliente tem acesso à vouchers para consultas online onde a equipe do hospital pode orientar e atender pacientes.

Outra forma de ajuda oferecida é o auxílio emocional. Em meio a toda a pressão da pandemia, o Nubank formou parceria com a plataforma Zenklub, que une psicólogos, terapeutas e especialistas do ramo aos pacientes.

Como o isolamento social tem forte impacto mental, assim como dificuldades financeiras e outras preocupações, essa é uma importante forma de dar suporte ao cliente.

O pessoal do atendimento Nubank pode disponibilizar códigos para atendimento gratuito, caso identifique essa necessidade durante a conversa com o cliente.

O youtuber Alex Coimbra contou um pouco sobre esse pacote de investimento do Nubank no vídeo abaixo:

Vale lembrar que para aproveitar qualquer uma das ações acima é necessário entrar em contato com o Nubank por seus canais de atendimento, que funcionam 24h por dia, e ser totalmente transparente. Ao analisar a sua real situação, eles irão oferecer a solução mais adequada.

Fica o pedido também para não solicitar auxílios que tem condições de bancar. Tudo que for oferecido será deduzido da verba de R$ 20 milhões e, com tantas pessoas em necessidade, é necessário fazer a nossa parte e deixar o atendimento emergencial para quem mais precisa.

E você, o que você achou das medidas do Nubank na pandemia? Acha que a empresa ainda pode fazer mais pelo público? Conte sua ideia para a gente nos comentários.

Importante salientar que novas iniciativas podem ser adotadas à medida que a quarentena for conduzida pelas autoridades, como vemos o Governo de São Paulo prorrogando o isolamento até o fim de maio.

Quer acompanhar as principais notícias sobre fintechs? Nosso blog tem conteúdos completos que vão te ajudar a conhecer tudo sobre o assunto. Confira!