Bancos Digitais

Western Union é confiável? O que você tem que saber antes de usar

6 de August de 2021
Western Union é confiável? O que você tem que saber antes de usar<

Fazer transferências internacionais pode gerar insegurança para muitos, com isso, a primeira opção é buscar uma empresa experiente. Talvez você já tenha pesquisado e esteja na dúvida se a Western Union é confiável de fato, veja o artigo até o final e descubra!

Existem outras empresas no ramo de transferências internacionais. No entanto, a Western Union é a mais tradicional no ramo, por isso, provavelmente essa opção deve ter aparecido para você em suas pesquisas. Vamos dissecá-la para entender melhor se a Western Union é confiável.

O que é Western Union e como ela funciona?

Criada em 1851 nos Estados Unidos, a empresa é uma das pioneiras na prestação de serviço de transferências internacionais. 

A companhia originalmente foi criada como empresa de telegramas e posteriormente viu a oportunidade de usar a rede telegráfica para fazer transferências.  

Com sede no Colorado, a empresa atende mais de 200 países, faz transações com quase 130 moedas e tem mais de 500 mil de unidades espalhadas pelo mundo. 

A companhia  possui duas formas de realizar transferências de um país para o outro.  Em ambos os casos, os valores costumam cair no mesmo dia ou em  até três dias úteis.

Transferência online

Essa modalidade pode estar restrita em alguns países. Consulte o site da WU para ver quais países operam de forma virtual e siga os passos abaixo:

1. Vá até o site da Western Union e selecione a opção enviar dinheiro

2. Selecione um dos países para onde você vai enviar o dinheiro e quantia exata

3. Preencha todos os dados e, se estiver disponível, escolha a melhor opção para recebimento do dinheiro e a forma de pagamento

4. Se você não tiver um cadastro na plataforma será necessário fazê-lo para o próximo passo. Preencha todos os dados corretamente.

5. Na hora de finalizar será informado a você a cotação atual do câmbio bem como as taxas que serão cobradas pelo serviço.

6. Confira o valor e efetue o pagamento

7. Você receberá um código MTCN com 10 dígitos, essa combinação deve ser informada ao destinatário para que ele possa acompanhar a transação pela internet ou pelo app.

É sempre bom ressaltar que mesmo que seu destinatário não possua uma conta em banco, ele pode sacar o dinheiro em uma das centenas de milhares agências da Western Union espalhadas pelo mundo, basta levar um documento de identidade válido e o MTCN.

Transferência em loja física

Esse é o método mais tradicional, mas o processo é bem semelhante: você deve procurar a agência mais próxima da Western Union e seguir esses passos:

1. Com documento de identidade em mãos, procure um agente para te atender

2. Preencha todos os dados do remetente para a transferência  

3. Após análise, o agente irá te informar o valor das taxas e do câmbio atual

4.  Efetue o pagamento do montante e o agente te informará o MTCN para que seu destinatário possa acompanhar a transferência e sacar em outra agência.

Em casos de transferência de até 1000 por ano não é obrigatório a identificação de quem envia o dinheiro. Porém, valores superiores a esse precisam de identificação, dessa forma, o limite sobe para €5000 a cada três dias. 

Quais as taxas e tarifas cobradas?

Outro ponto que gera dúvida sobre se a Western Union é confiável de fato está na falta de transparência sobre os valores cobrados pelos serviços. Além disso, os valores das taxas variam de acordo com:

  • valor enviado;
  • forma de pagamento;
  • país escolhido para envio da remessa;
  • forma de retirada pelo destinatário: retirar na agência ou pelo banco.

Isso tudo faz com que fique difícil ter certeza sobre os custos dos serviços da WU, porque a empresa também lucra com a flutuação do câmbio, o que torna ainda mais imprevisível a variação. Apenas a taxa de IOF é fixa: 0,038% para conta de terceiros e 1,1% para as  com mesmo CPF.

Western Union é confiável? O que dizem os clientes 

Para entender se a Western Union é confiável é necessário conhecer as opinões de seus clientes. O principal site de reclamações do país, o Reclame Aqui, tem diversos depoimentos e avaliações da empresa.  A nota hoje não é das mais altas:  apenas 7.3/10.

No entanto, a empresa vem tentando se recuperar. Em 2019, por exemplo, a nota média foi de apenas 6.8, já no primeiro semestre de 2021 ela alcançou 8.2. 

No geral, quase todas as reclamações são respondidas, mas a taxa de resolução de problemas é de menos de 75%, ou seja, uma reclamação a cada 4 fica sem resolução 

A maioria das reclamações é  relacionada à falta de transparência e dificuldade no atendimento. A Western Union nesse quesito fica bem atrás de outras, como a Remessa Online, que possui 8.5 no geral e um índice de resolução de problemas de mais de 90%.

Existem mais empresas para enviar dinheiro para o exterior?

Caso ainda esteja na dúvida se a Western Union é confiável, vale a pena conhecer algumas das suas concorrentes para ter opções e escolher a que melhor te atender.

Remessa Online

No mercado desde de 2016, a empresa brasileira possui uma plataforma digital bem completa e atendimento em português o que facilita bastante. Na Western Union, por exemplo, existem poucos atendentes e a maioria fala português de Portugal.

A Remessa Online trabalha com taxa fixa de 1,3%, além do IOF que é tabelado pela Receita Federal (mesma porcentagem). O site é bem intuitivo e possui um blog com diversos artigos e notícias para tirar as suas dúvidas. Se for experimentar, aproveite nosso cupom:

Transferwise

A companhia  britânica opera desde 2011 e tem a fama de fazer transferências rápidas, seguras e com taxas razoáveis. Todas as operações acontecem 100% de forma online e não é cobrada taxa sobre o valor da flutuação do câmbio, assim como na Remessa Online.

A empresa também oferece a possibilidade de criar uma conta e receber cartão de débito sem cobrança de taxas, o que facilita o envio e recebimento.

Paypal

Por fim temos a empresa americana tradicional que você deve conhecer como um meio de pagamento para muitas lojas virtuais, mas que também opera com envio de dinheiro ao exterior. 

O Paypal possui abrangência e reconhecimento mundial, mas sua taxa, apesar de fixa, é mais cara: 6,4% em cima do montante mais uma taxa fixa de acordo com a moeda.

E aí, conseguiu descobrir se a Western Union é confiável? Deixe aqui nos comentários se você já a usou e conte sua experiência com essa ou outras empresas de transferências internacionais.
Veja também nosso artigo comparando a Western Union com a Transferwise. E também nossos artigos comparativos entre a Remessa Online com outras empresas do ramo como Banco Inter, PayPal, Banco de Rendimento e Transferwise.