Business

Dia do empreendedor: quando é? Qual a história por trás da data?

1 de February de 2022
Dia do empreendedor: quando é? Qual a história por trás da data?<

Você sabia que 5 de outubro é o dia do empreendedor? Logo, se você se enquadra nesta categoria, tem muito o que comemorar na data. Mas afinal, o que é ser empreendedor nos dias de hoje?

Necessidade financeira, desejo por autonomia profissional ou sonho de ter seu próprio negócio, seja qual for a motivação, a verdade é que o empreendedorismo vem batendo recordes no Brasil.

De acordo com os dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada em outubro de 2021, a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil passou de 30%, em 2019, para 53% em 2020, o que representa cerca de 50 milhões de pessoas que desejam abrir um negócio próprio nos próximos três anos.

Neste post, além de descobrir qual é o dia do empreendedor, você também irá entender a história por trás desta data e qual é a importância desses profissionais para o nosso país. Boa leitura!

Qual é o dia do empreendedor? Qual é a história por trás da data?

Se você ainda não sabe qual é o dia do empreendedor, fique sabendo que você não está sozinho. Muita gente sequer sabe que existe uma data específica para exaltar a importância dessa categoria em nossa sociedade.

O dia do empreendedor é comemorado em 5 de outubro, data em que entrou em vigor a Lei nº 9.841/1999, que regulamenta o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Por que a figura do empreendedor é tão importante atualmente?

qual o dia do empreendedor

De acordo com o Boletim Mapa das Empresas, publicado pelo Ministério da Economia, no segundo quadrimestre de 2021 foram abertas 1.420.782 novas empresas no país, o que representa um aumento de 26,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 18.440.986 empresas ativas no país.

Mais do que uma simples data no calendário, o dia do empreendedor realmente nos dá motivos para comemorar, afinal, representa a força de vontade do brasileiro em buscar meios para mudar de vida. Além disso, também devemos destacar o fato de que um empreendedor bem-sucedido contribui para a geração de novos empregos.

Confira a reportagem abaixo e entenda mais sobre o importante papel do empreendedor para o Brasil:

Leia também: Como o empreendedorismo afeta positivamente a economia brasileira

O que significa ser empreendedor no Brasil hoje em dia?

Empreendedorismo parece mais uma daquelas palavras da moda, afinal, nunca antes se ouviu tanto este termo, seja nas ruas ou nos noticiários. Por conta disso, surge a pergunta: “Afinal, o que é ser empreendedor nos dias de hoje!”

A atitude de empreender está relacionada a uma necessidade, que pode ser de origem financeira ou mesmo a busca pelo sonho de ter um negócio próprio, e assim, conquistar a independência profissional.

Diante das altas taxas de desemprego, o empreendedorismo surge como solução para um problema que se agravou nos últimos anos, devido à pandemia de Covid-19. Enxergar oportunidades em meio a este cenário é o primeiro passo, mas, também é preciso ter preparo e determinação para colocá-las em prática.

Empreendedores, de modo geral, são pessoas movidas pela vontade de fazer acontecer. Uma das principais características dessas pessoas é a busca por autorrealização. Logo, são impulsionadas pela vontade de transformar sua realidade, construir algo novo e superar desafios, a fim de conquistar seus objetivos.

Por que você deve comemorar o dia do empreendedor?

Diante de um cenário de desemprego e incertezas causado pela pandemia, muitos enxergaram oportunidades em meio à crise econômica, e apostaram no empreendedorismo para virar o jogo.

5 de outubro, dia do empreendedor, é uma data especial, dedicada a essas pessoas, que vão à luta e contribuem com a geração de empregos no país. Se você faz parte deste grupo, tem muito o que comemorar neste dia! 

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos e familiares! E não deixe de conferir outros posts que também podem te interessar: