Criptomoedas

Como investir em XRP?

1 de March de 2023
Como investir em XRP?<

Entender como investir em XRP é estar de olho no mercado alternativo de criptomoedas. Se a base dos ativos é o Bitcoin, a XRP, criptomoeda da empresa de tecnologia Ripple, se consolida no mercado como uma moeda de fácil aplicação. 

De modo geral, a XRP se valoriza como um sistema de liquidação de pagamentos adotado por clientes de alto nível. Suas taxas são consideradas baixas a cada transação, além da cotação valorizada no mercado. Não é por acaso que a análise publicada pela PrimeXBT aponta que o preço da XRP enfrenta uma alta de até 11.500%.

O que você pensa sobre o investimento em XRP? Se deseja saber mais, ao longo deste artigo nós vamos explicar o conceito, como investir e como comprar XRP no Brasil. Acompanhe!

Qual a diferença entre XRP e Ripple?

Ripple é a mãe da XRP. É a empresa criada pelo programador Jed McCaleb e pelo executivo Chris Larsen em 2012. 

Ela é provedora de tecnologia cuja proposta é solucionar meios de pagamento, envio de remessas, entre outras transações. Embora a XRP seja o foco principal, nada impede que outras criptomoedas utilizem o sistema. 

Por outro lado, a XRP é a terceira criptomoeda do mundo, perdendo apenas para Bitcoin e Ethereum. Liberada em 2012, ela é um ativo digital para pagamentos globais e com transações ao alcance de qualquer investidor. 

Hoje qualquer pessoa pode comprar XRP, mas nem sempre foi assim. O criptoavito iniciou como um token para fornecer liquidez para bancos e agentes financeiros, o que gerou a aposta de mais de 100 empresas por conta das rápidas transações.

Ela funciona como uma moeda transacional, por exemplo, se o banco não trabalha com Real e Peso Argentino, a XRP converterá Real para XRP, para depois se tornar Peso.

Como é feita a mineração?

Para a venda e compra da maioria das criptomoedas, é necessário o processo de mineração, como acontece com o Bitcoin, o Litecoin, entre outros. Isso porque existe um esforço para que as transações sejam realizadas no Blockchain, uma espécie de banco de dados onde as negociações são armazenadas.

No entanto, no Ripple a situação é diferente, pois não requer mineração. As transações são validadas por um grupo de nós (nodes) que confirmam a autenticidade da moeda. 

Essa já se torna uma vantagem da XRP Ripple em relação às demais. Pois se a mineração é importante para a maioria das criptomoedas porque ajuda a adquirir novos criptos, no Ripple, o criptoavito já nasceu com 100 bilhões de tokens emitidos.

Leia também: Invista no curso Segredos do Bitcoin

Como comprar XRP no Brasil?

Para comprar XRP criptomoeda ou vendê-la, é necessário usar plataformas conhecidas como exchanges para se cadastrar e, assim, apresentar a quantidade de XRP que você deseja adquirir.

As exchanges mais tradicionais são Bithumb, Bitfinex, Poloniex, Bitstamp e Binance. Não há uma coordenação de preços, a cotação da XRP é determinada exclusivamente pela demanda e oferta, podendo ser ofertada simultaneamente em diferentes países. 

Como todo o acordo da criptomoeda é feita digitalmente, o investidor deve ficar atento a ataques cibernéticos ou falhas nos sistemas de armazenamento. Por isso, é muito comum a criação de uma carteira digital para o arquivamento das informações financeiras.

Tenha em mente que a XRP é uma moeda de fácil relacionamento com as instituições financeiras tradicionais, sendo assim, os bancos usam um sistema de liquidação eficiente que suporta a moeda da Ripple.

Qual é o melhor método para comprar XRP?

Existem vários tipos de pagamento e cada um com suas vantagens. Por isso, vamos mostrá-los um por um:

Paypal

O Paypal é um método bastante conveniente, principalmente pela facilidade de manuseio, no entanto, as altas taxas afastam parte dos investidores. Por isso, a plataforma não é recomendável para transações baratas e rápidas, além de nem todas as fontes aceitarem o sistema digital.

Dinheiro

O dinheiro seria a fonte mais recomendada para a transação, se não houvesse um problema: só é apropriado a partir de um acordo privado, o que gera longas esperas até a concretização. Por outro lado, a grande vantagem desse modelo de pagamento é a ausência de taxas.

Transferência bancária

As transferências bancárias atraem os investidores, mas é preciso de paciência para utilizá-la por conta da demora no acesso ao dinheiro do banco, além da probabilidade elevada de negação para esse tipo de movimentação.

Cartão de crédito ou débito

Os bancos normalmente concordam com o pagamento via cartão de crédito e débito, embora envolvam taxas mais altas comparadas a outras formas de pagamento.

Mas lembre-se de que XRP é uma criptomoeda confiável porque exige verificação de dados. Normalmente implica confirmação de endereço, documento de identificação e governamental, como passaportes e carteiras de motorista. Por isso, prepare quanto antes sua documentação na hora de investir em XRP.

Quais são as taxas do XRP?

Uma das dicas de saber como investir em XRP é entender os tipos de taxas que circundam nos acordos da criptomoeda. Pensando nisso, separamos os três de maior envolvimento:

Taxas de transação

Os custos são irrisórios, isto é, uma pequena fração de um único centavo. No entanto, deve-se levar em conta que haverá cobrança ao manter XRP em carteira, por isso, busque melhores ofertas.

Taxas de depósito

Como vimos anteriormente, a compra de XRP por débito incide em tarifas altas, mas não esqueça que elas variam de acordo com o valor do investimento.

Taxa de retirada

Enquanto algumas trocas cobram taxas de retirada, outras não. Portanto, invista nas que permitem retirada gratuita.

Entenda mais como funciona o processo de investimento da XRP. Confira!

Vale a pena investir em Xrp?

E então, se você entendeu como investir em XRP, avalie suas necessidades e atente-se sobre as taxas, formas de pagamento, e muito mais.

E para dominar o assunto criptomoedas, o segredo é estudar bastante. Por isso, sugerimos o curso Segredos do Bitcoin 3.0. De forma online, o treinamento tem 13 módulos com mais de 100 videoaulas para analisar dos gráficos ao trade de moedas digitais, além de disciplinas sobre estratégias de investimento.

Além disso, o idealizador Ronaldo Silva oferece um direcionamento personalizado para cada perfil, conforme o nível de conhecimento, condição financeira e disponibilidade de tempo. Aposte nessa ideia!