Aos poucos, o mercado de criptomoeda cresce na popularidade brasileira e internacional. A Dogecoin tem influenciado positivamente na situação financeira de muitas empresas. É por isso que você precisa saber o que é Dogecoin.

Esta moeda digital nasceu com uma proposta divertida e despretensiosa, mas aquilo que era apenas uma brincadeira ganhou proporções gigantescas e hoje fatura bilhões de dólares. Então, será que vale a pena investir nesse ativo?

Para que você entenda melhor o que é Dogecoin, neste artigo também vamos abordar os seguintes assuntos:

  • Para que serve Dogecoin?;
  • Qual o valor da Dogecoin?;
  • Como minerar Dogecoin?;
  • Principais vantagens.

Vamos lá?

O que é Dogecoin?

A Dogecoin corresponde a uma criptomoeda bem estruturada como as demais no mercado digital. Por possuir código aberto, ela é disponível para o uso de qualquer pessoa e sua descentralização a faz ser útil em diversos computadores. Essa característica a beneficia em relação ao Bitcoin, que necessita de servidores potentes para o seu funcionamento.

Apesar de sua alta representatividade, a Dogecoin não nasceu com a intenção de ser uma grande concorrente no meio das moedas digitais. De forma trivial, ela surgiu a partir de uma brincadeira feita por Billy Markus, um de seus criadores.

Em 2013, Markus começou a trabalhar no código da Dogecoin com o intuito de homenagear o meme do cachorro japonês da raça Shiba Inu, que bombou nas redes sociais naquele ano. A retribuição fez com que o animal se tornasse símbolo da moeda.

No ano seguinte, a moeda ganhou dimensão entre os geeks (nerds), perfil apaixonado pelo mercado de criptoavitos. Assim, a Dogecoin tornou-se importante no Reddit, rede social similar a um fórum onde se compartilha conteúdos e se discute temas relacionados ao mundo das criptomoedas.

O fortalecimento da marca ocorreu após a doação de 55 mil dólares por parte de uma comunidade Dogecoin para patrocinar as corridas do piloto Nascar Josh Wise na Stock Car dos EUA, fazendo com que a logomarca do cachorro aparecesse no veículo do esportista durante três corridas. Não é por menos que a partir dessa campanha, a visibilidade da marca ganhou patamar internacional. 

Em outro momento, a comunidade da moeda conquistou 25 mil dólares para garantir a presença de uma equipe jamaicana nos Jogos Olímpicos de Inverno da Rússia.

E para que serve Dogecoin?

Como vimos o que é Dogecoin, a criptomoeda iniciou como um projeto de descontração com o meme do Shiba e cresceu através da sua acessibilidade. A popularidade da moeda mostra sua importância no mercado de bitcoins, logo, a Dogecoin serve como:

  • Funciona como uma criptomoeda;
  • Facilita o acesso à tecnologia das moedas digitais;
  • É utilizada como gorjetas no fórum Reddit;
  • Empregada para investimentos financeiros;
  • É uma recompensa na criação de conteúdos no Twitter;
  • Oferece transações rápidas com custo baixo no mercado, isto é, menos de US$0,01;
  • Faz transferência de dinheiro.

Atenção! Você quer saber tudo sobre criptomoedas? Invista no curso Segredos do Bitcoin 3.0. Comece agora!

Qual é o valor da Dogecoin?

Para saber qual é o valor da Dogecoin, em primeiro lugar é preciso entender a visão de Billy Murkis sobre a notoriedade da moeda. Por incrível que pareça, um dos criadores não sabe o motivo da valorização da moeda e como chegou ao patamar de 1400% no acumulado entre 2020 e 2021.

Haviam pedidos para que Markus retornasse ao projeto, mas ele foi enfático ao dizer que já havia vendido suas doges e não estaria mais à disposição. Em outro momento, afirmou que não teria o porquê de limitar a possibilidade das pessoas ficarem ricas por conta da criptomoeda.

Por outro lado, o bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, conseguiu enaltecer ainda mais a Dogecoin. Antes dessa empreitada, o empresário conseguiu alavancar o Bitcoin em 20% simplesmente usando a hashtag #bitcoin em sua bio do Twitter.

A sua chegada no investimento em Dogecoin fez com que a moeda tivesse uma alta no início de 2021 com elevação de 60% em poucas horas. Atualmente, segundo os dados do CoinMarketCap, a moeda digital já superou os US$50 bilhões, tornando-se a quinta mais importante do mundo.

Como minerar Dogecoin?

A ideia de saber qual é o valor da Dogecoin fortalece a vontade de minerar a criptomoeda. O procedimento de mineração é como “criar” moedas em uma rede virtual. Diferente do Bitcoin, a Dogecoin necessita de equipamentos mais básicos em comparação à concorrente.

A mineração é feita por meio de um protocolo de consenso Proof of Work, ou seja, prova de participação. Assim os mineradores devem buscar uma solução matemática compatível para validar as transações e assim serem premiados pelo trabalho. Digamos que a cada recompensa, eles inserem novas unidades de doge (tokens) no mercado.

Portanto, para saber como minerar Dogecoin até um limite previsto pelo protocolo, saiba que o processo é infinito, sem nenhuma norma prévia para limitar a mineração.

Quais são as principais vantagens da Dogecoin?

Velocidade

Para quem não quer perder tempo, a velocidade de transação da Dogecoin é bastante alta, o que ajuda na facilidade para transações ou transferência de dinheiro.

Custo

O custo para as transações é relativamente menor do que o de Bitcoin e outras moedas.

Mineração

Embora passe pelo protocolo de consenso, o Proof of Work (PoW), como vimos anteriormente, a etapa de mineração da Dogecoin é acessível em razão da necessidade de equipamentos menos sofisticados.

Taxa hash

A taxa hash, que corresponde a uma questão matemática para solucionar as transações e disponibilizar a premiação ao minerador, consegue ser menor na Dogecoin. No Bitcoin, os mineradores devem investir em computadores megaespecíficos para dar início à mineração.

Disponibilidade

Com o mercado de criptomoedas em crescimento, você pode investir em Dogecoin a qualquer momento. Isso significa que, mesmo em finais de semana e feriados, é possível fazer uma transação em tempo real e no conforto da sua casa.

Assista neste vídeo mais detalhes sobre o que é Dogecoin e como realizar um investimento?

Como se especializar em criptomoeda?

Agora que você já sabe o que é Dogecoin e qual a sua finalidade, surgiu aquela ponta de vontade em se especializar no assunto? Pois você pode estar em um ótimo caminho, porque as criptomoedas atraem a visão dos seus investidores.

Mas entenda que o sucesso só depende do seu esforço. Para isso, aproveite e cadastre-se nas próximas turmas do curso Segredos do Bitcoin 3.0. Além do investimento, você vai aprender os detalhes do mercado para ter o retorno lucrativo que tanto deseja.

E você, curtiu o conteúdo? Esperamos que tenha sido proveitoso saber o que é Dogecoin e o mundo das criptomoedas. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Comentários