Veja 4 dicas de como criar uma fintech de sucesso
Se você está por dentro do mercado financeiro ou de tecnologia com certeza já deve ter ouvido por aí o termo “fintech”. Na última década, empresas desse modelo surgiram em grande escala no país e no mundo – no Brasil elas somam mais de 400 – e todos buscam a fórmula secreta para aprender a como criar uma fintech de sucesso.
Hoje, as fintechs mais famosas estão no segmento de meios de pagamentos e bancos digitais, como é o caso do Nubank, Banco Inter e Banco Next. Entretanto, as fintechs já se tornaram referência em outras áreas, como investimentos, gestão orçamentária, planejamento financeiro, criptomoedas, empréstimos e seguros.
Em entrevista a Paul Kemp, do The App Gup Podcast, Alicia Roisman, que já empreendeu em diversos negócios do segmento financeiro, falou que as startups surgiram para tornar a nossa relação com o dinheiro mais segura, acessível e democrática. Se antes as instituições tradicionais ditavam as regras, as fintechs vieram para desconstruir essa ideia e criar produtos e soluções com foco em resolver problemas.
Cada fintech tem uma trajetória, um mercado de atuação (sim, existem diversos segmentos financeiros que a uma fintech pode atuar), um tipo de interação com o cliente e um nível de complexidade, mas existem alguns itens que são comuns a todas elas. E, pensando nisso, separamos 4 dicas para você tirar a sua ideia do papel e começar a montar sua fintech HOJE!
Mas, antes, o que acha de relembrar o que é fintech?
Na prática, como é criar uma fintech?
1. Tenha uma ideia incrível — e confira se alguém já teve essa ideia antes de você
Algumas das fintechs de sucesso não criaram algo do zero, mas, sim, melhoraram algo que já existia, como é o caso dos bancos digitais. Eles pegaram um negócio já existente e transformaram em algo melhor ainda, baseando sempre na experiência e necessidades do usuário. E como fizeram isso? A partir de pesquisas.
De acordo com um ranking divulgado pelo Banco Central, os bancos tradicionais receberam mais reclamações referentes à segurança, confiabilidade, segurança e transparência na oferta de produtos e serviços. Serviços básicos que um banco deveria oferecer e que, no entanto, atrapalham a experiência do cliente.
Com um grande foco em experiência do usuário, a fintech Nubank transformou a relação do cliente com o banco em algo prazeroso e que pode render boas histórias, como foi o caso do cartão de crédito e o Pokemon. Essas pequenas ações têm o poder de viralizar e aumentar ainda mais a empatia do público com a marca.
Por isso, ao ter uma ideia para montar uma fintech, pesquise se alguém já teve essa ideia antes e, se for o caso, veja como melhorá-la. Pesquise, teste e desenhe novas maneiras de realizar um mesmo processo.
Muitas vezes, a inovação não está em enviar um Pokémon para o cliente, mas em oferecer taxas mais justas ou uma plataforma mais amigável.
Como dizia Bill Gates, “serviços bancários são essenciais, bancos não”.
2. Quais são as principais leis e regulamentos do segmento
Ainda não existe uma legislação que abrange as fintechs em todos os segmentos. Entretanto, os segmentos de concessão de crédito e meios de pagamento já estão começando a se estruturar. Isso acontece em um movimento do Banco Central que é bem favorável a criação de novas fintechs justamente para fomentar o mercado.
A regulamentação proposta às fintechs de meios de pagamento em 2013 apoia o mercado ao integrar as novas empresas ao Sistema de Pagamentos Brasileiro, o SBP. A partir disso, as empresas que atingirem determinado patamar de número de transações, passam a ter que prestar contas ao Banco Central.
Em abril deste ano, as fintechs do segmento de empréstimo também passaram por uma regulamentação. A principal mudança proposta pelo Conselho Monetário Nacional foi que, a partir de abril, as fintechs de concessão de crédito não precisam estar vinculadas a uma instituição financeira tradicional. Isso colabora com um mercado mais democrático e com mais oportunidade para quem quer criar uma fintech.
Por isso, ao montar sua fintech, fique atento às regulamentações impostas ao segmento que você irá atuar.
3. Estamos falando de dinheiro: segurança de dados
Você já parou para pensar como passar confiança para os seus clientes? Afinal, uma fintech movimenta não só dinheiro, como dados pessoais sigilosos dos seus clientes.
Por isso, ao criar uma fintech, certifique-se de que a segurança é um dos pilares dentro da sua empresa e que todos a praticam diariamente.
Recentemente, foi sancionada pelo Presidente Michel Temer a Lei Geral de Proteção de Dados. A Lei prevê que os cidadãos saibam como instituições públicas e privadas utilizam seus dados, com quem compartilham, como armazenam e por quanto tempo guardam.
Por isso, ao fazer suas anotações sobre como abrir a sua fintech, é essencial que você pense e construa seus processos de acordo com as regulamentações previstas na lei.
4. Pense na experiência do usuário
As fintechs são reconhecidas, principalmente, pelo foco na experiência do usuário. Guilherme Neumann, Head de Design do Nubank, disse em uma entrevista à Revista PEGN que o Design foi prioridade desde o primeiro dia do produto. A partir disso, as pessoas que foram entrando para o time da fintech já adotaram o Design como ponto focal.
Quando falamos em experiência, porém, ela vai além. É preciso pensar, também, no relacionamento com o cliente, muitas vezes conhecido como Customer Success – Sucesso do Cliente, em português, que tem como objetivo satisfazer o cliente com o produto ou serviço oferecido.
Por isso, ao pensar na experiência do seu usuário, leve em consideração os seguintes pontos:
- Usabilidade da ferramenta;
- Interatividade com o usuário;
- Comunicação e relacionamento com o usuário;
É claro que investir em um produto inovador e que garanta a segurança em suas transações é essencial para criar uma fintech de sucesso. Entretanto, é preciso ir além e planejar bem as demais áreas da empresa, sobretudo as que envolvem legislação e relacionamento com cliente.
Neste artigo, separamos 4 dicas para criar uma fintech. Mas, para ter acesso a mais conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado!