Investimento

O que são ETFs? Saiba como usar e quais as vantagens deste fundo de investimentos

13 de June de 2023
O que são ETFs? Saiba como usar e quais as vantagens deste fundo de investimentos<

Entender o que são ETFS é buscar uma opção de investimentos que oferece recursos facilitados durante as aplicações. E isso é algo que não se pode negar: os ETFs oferecem acesso ao mercado de renda variável e fixa com baixo custo. 

De forma geral, no artigo de hoje explicaremos o que são ETFS e como eles se comportam para o investidor que deseja apostar no mercado brasileiro. Confira!

ETFs: o que são e como funciona?

ETFs, cuja siga é exchange-traded fund (fundos de índice), é um fundo de investimentos em aplicado por um grupo de investidores em conjunto. Neste caso, esse índice é uma espécie de trends de ações, ou de tendências.

Em termos de investimentos, é pensarmos no índice Bovespa, que representa uma lista das empresas mais negociadas na bolsa de valores, a B3. Assim como a Netflix oferece trends de filmes e séries de cada estilo, o índice mostra as trends de ações. Esse acordo é feito nos seguintes critérios:

  • As de maior negociação dentro e fora do Brasil;
  • As de maior distribuição de dividendos;
  • As com maior probabilidade de valorização.

O que significa ETF na bolsa de valores?

Como vimos, ETF pode ser percebido como fundo negociado em bolsa, cuja referência é algum índice na bolsa de valores, como Ibovespa ou Índice Brasil.

Exemplificando: digamos que os amantes de churrasco podem escolher entre ir a um restaurante e pedir um tipo de carne ou a uma churrascaria e se deliciar com as variedades.

A primeira opção, no caso o restaurante, representa o modelo de compra e venda de ações individuais na bolsa de valores. O investidor acessa o home broker, avalia as oportunidades de ações de uma ou de quantas empresas preferir.

Já a churrascaria é o verdadeiro ETF, onde se escolhe as ações em conjunto, conforme o índice escolhido para seguir.

Desse modo, existem atualmente 16 ETF’s disponíveis para negociação na B3, cada um com base na variação de algum índice.

Qual é a diferença entre ETFs, fundos e ações?

Inicialmente, parece que ETF é um fundo de ações formado por ativos de empresas que fazem parte de um índice, no entanto, esse exchange não pode ser considerado nem fundo, nem ação, e, sim, uma mistura desses elementos.

Como fundo, o investidor negocia cotas de diversas ações, já como ação, ele compra e vende um ETF a qualquer momento por meio de um home broker.

Do mesmo modo dos fundos, os ETFs são administrados por uma gestora especializada cujo objetivo é ajudar a aumentar a rentabilidade do fundo.

Qual é o custo do investimento em ETFs?

Com pouco dinheiro, já é possível investir em ETFs. Isso porque mudou a quantidade mínima de cotas: o que antes o limite inicial era de 10, hoje é possível negociar com apenas uma cota. 

No entanto, é importante ficar atento às taxas de ETFs. Elas são três, confira:

  • Taxa de administração: varia de acordo com a corretora e o índice de referência. O lado positivo é que ela costumar ter um custo inferior comparado aos fundos tradicionais;
  • Taxa de corretagem: depende da corretora. Algumas não cobram a operação, enquanto outras exigem o pagamento referente à intermediação das negociações;
  • Taxa de emolumentos: taxas cobradas pela B3 e pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia quando uma operação é realizada.

Quais são as características de um ETF?

Para você investir, é fundamental conhecer todas as características deste fundo, pois são os detalhes que farão a diferença na hora da contratação. Vejamos quais são:

Diversificação

Como ETF é composto por diversos ativos financeiros, e não uma aplicação tradicional, é possível adicioná-lo à sua carteira com outras aplicações.

Baixo custo

Uma grande vantagem por ser um composto de ativos é que você paga menos taxas do que se fosse investir em cada ação separadamente.

Praticidade

Escolha o ETF que preferir e saiba que estará negociando em um grupo de ativos em uma única vez.

Transparência

Diferente de muitos investimentos a olho nu, aqui você conhece cada ativo que faz parte dos ETFs, permitindo o acompanhamento e análise de cada rendimento.

Liquidez

Existe uma parte de ETFs que geram pouca liquidez, por isso, é preciso ficar atento a isso porque eles podem dificultar a negociação na hora de comprar suas cotas.

O que significa ETF no mercado brasileiro e como investir por aqui?

Agora que você já sabe o que são ETFs e como ele é importante no mundo, também entendeu que o investimento no Brasil está ligado aos principais índices, como na B3. Mas saiba que não é um bicho de sete cabeças investir no mercado brasileiro.

Então, se você já investe ou pretende aplicar em papeis na bolsa de valores, não terá dificuldade nenhuma com ETF. O primeiro passo é buscar uma corretora de valores de confiança, realizar o cadastro, acessar a plataforma quando necessitar, buscar o ETF do seu interesse e definir quanto dinheiro irá investir.

ETF que segue Ibovespa

Para completar a ideia, veja algumas opções de ETFs que você encontra na bolsa de valores. Isso possibilita que o investidor diversifique sua carteira. São eles, por meio do código de negociação:

  • BOVA11: valorizou-se 228% desde o lançamento em 2009 até meados de 2021;
  • BOVB11: valorizou-se 27,5% desde o lançamento em 2019 até junho de 2021;
  • BOVV11: valorizou-se 125% desde o lançamento em 2017 até a metade 2021;
  • XBOV11: valorizou-se 123% desde o lançamento em 2012 até os seis primeiros meses de 2021;
  • BOVX11: lançado em junho de 2021, ainda sem dados históricos de longo prazo;
  • SAET11: lançado em junho de 2021, ainda sem dados históricos de longo prazo.

Como esses ETFs seguem o desempenho do Ibovespa, o investidor tem a opção de escolher em qual deles aplicar, seguindo fundamentos de transparência, liquidez, praticidade, entre outros.

Neste vídeo, confira mais detalhes sobre o que são ETFs:

Chegamos ao fim do artigo, porém caso queira mais dicas de investimentos e finanças pessoais, não hesite em nos seguir nas redes sociais e acessar aos nossos conteúdos da Fintech para ficar sempre informado.