Com a pandemia, ter um Instagram comercial se tornou tão ou mais importante do que ter uma loja física. A depender, claro, do negócio que você toca. No período em que parte da população ficou em casa, lembra?, tudo se pagava pela internet. 

Contudo, as redes sociais, em formato empresariais, não fazem milagres sozinhas. Ou seja, não dá para abrir seu perfil e depois, sumir, deixar seus clientes e outros usuários sem notícias do que está acontecendo.

“- Não tenho tempo”, alguns dirão, com razão. Com sugestões dos especialistas, você vai conseguir se organizar com antecedência e não perder tempo com erros e seguir na trilha de dicas de como ter maior engajamento no Instagram. Confira abaixo e boa leitura!

Dicas de como engajar no Instagram por Érico Rocha

Antes de criar planos mirabolantes de como ter maior engajamento no Instagram, o especialista em marketing digital, Érico Rocha, sugere que empreendedor ou empresário dê uma olhadinha em quem é seu público-alvo.

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Não precisa, pelo menos nesse primeiro momento, contratar uma agência de marketing. Basta clicar na aba “Insights”. Lá é possível ver dados do seu Instagram comercial, como o número de seguidores que alcançou, posts que tiveram mais sucesso.

Como ter maior engajamento no Instagram olhando para seu conteúdo?

Outro ponto, destacado por Rocha, é avaliar o conteúdo que você produz no Instagram comercial. Se o seu negócio é uma fintech, pense: consegui explicar para um usuário, de forma simples, do que se trata esse setor? A foto chamava o internauta para clicar?

Detalhe: boa foto e bom texto não têm que ver com contratar um redator ou comprar um Iphone. Entenda a “personalidade” do seu negócio e invista nela. Se você é dono de  um barzinho que preza pela simplicidade, para quê usar palavras que a gente só entende olhando no dicionário?

Como ter maior engajamento no Instagram? Seja sincero com sua rotina

Por último, pelo menos por agora, se pergunte quantas fotos e textos, de acordo com sua rotina de trabalho, você consegue postar por semana. Se você tem um funcionário que te ajude, talvez consiga tirar 30 minutos por dia para fazer isso, todo santo dia. 

Agora, se você toca o negócio sem ninguém, talvez seja legal diminuir as expectativas. Optar por fazer 2 postagens por semana. Use e abuse da automação. Associando sua conta do Instagram ao do Facebook, você consegue usar essa última rede social para deixar tudo agendado. É de graça.

Dicas de como engajar no Instagram por Henrique Carvalho, do Viver de Blog

Uma das ferramentas que você tem ao criar um Instagram comercial é a promoção de lives, aquele programa ao vivo, que você sempre viu na televisão, e que agora, independente do seu tamanho pode produzir.

Para não fazer lives ao léu, o também especialista em marketing digital, Henrique Carvalho, do Viver de Blog, ensina algumas dicas para engajar mais no Instagram da sua empresa, seja pequena ou grande.

A necessidade de um cliente te ajuda a pensar como ter maior engajamento no Instagram?

O primeiro passo, segundo Henrique Carvalho, de como ter maior engajamento no Instagram, em lives, especialmente, é: “Fazer uma promessa poderosa aos seus clientes”. De acordo com o especialista, você precisa dar um motivo para que a pessoa continue até o fim fazendo uma promessa.

O segundo passo, trata de: “Foque na dor que você ajuda a resolver.” De acordo com Henrique, descrever o que seria um dia comum e frustrante na vida do seu público e fazer quem está do outro lado sentir que você tem poderes especiais de ler a mente das pessoas, é um bom passo nessa caminhada. Ou seja, ter bom relacionamento com seus clientes.

Expertise e dicas de como engajar mais no Instagram, qual a relação?

O terceiro e último passo que vamos falar aqui é: “Reforce sua autoridade”. O que pode vir de formas variadas: 1) falando do seu faturamento mensal; 2) trazendo número de clientes; e 3) deixando público depoimentos de quem já foi atendido por você.

Parece difícil, lembre de quando você vai a um médico. Se ele te diz que tem tido bons resultados financeiros, você imagina que ele tem muito trabalho. Por conseguinte, pensa que tem mais clientes e se ouve falar bem dele, essa avaliação aumenta.

Como ter maior engajamento no Instagram, ensina a especialista Martha Gabriel e Rafael Terra

Essa profissional, Martha Gabriel, listada como uma das mais importantes vozes do marketing digital no Brasil, nos traz uma informação interessante: a cada um minuto no Instagram, mais de 695.000 stories foram compartilhados.

Mas o que isso tem a ver com seu negócio e como ter maior engajamento no Instagram? Às vezes, você compartilha uma informação na página inicial do Instagram, o feed, mas essa informação não chega. Então melhor usar essa outra ferramenta, o stories, vídeos do que está acontecendo na sua empresa, por exemplo, a visita de um executivo importante.

Mas como fazer esse vídeo, Rafael Terra, que é um pesquisador que tem diálogo com Martha Medeiros, diz que essas peças são ótimas para humanizar a marca e também vender serviços. Será que o presidente da fintech que uso tem um cartão parecido com  o meu? Se sim, poste, assim, seu usuário se sente especial e parte do seu negócio.

Mas tem outros formatos? Tem sim, Rafael Terra, explica, que, por exemplo, no IGTV, o melhor é não falar rápido e ter uma conversa mais longa e franca com seu consumidor. Se ele sabe mais sobre seu negócio, pode, além de voltar, te indicar para amigos.

Último capítulo de “Como ter maior engajamento no Instagram”

Seu Instagram comercial não é algo que vai crescer do dia para a noite, por isso paciência. Siga as dicas acima e vá testando. A experiência é o melhor guia nessa vida de mundo digital para negócios e nessa busca de como ter maior engajamento no Instagram. 

A Fintech tem mais conteúdos que podem te ajudar. Saiba mais sobre “Marketing one to one: saiba o que é e sua eficiência” e “Marketing digital para pequenas empresas: 5 estratégias para posicionar sua empresa no mercado”. São conteúdos a mais que podem te ajudar nesse caminho árduo, mas de muito aprendizado.

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