Trends

Cartão contactless é seguro? Entenda como funciona

12 de August de 2020
Cartão contactless é seguro?  Entenda como funciona<

Você já se perguntou se o cartão contactless é seguro? A tecnologia já faz parte do dia a dia de boa parte dos brasileiros, tenham eles percebido ou não. E, embora não seja exatamente uma novidade, seu uso em cartões de crédito é recente e ainda pode trazer muitas dúvidas. Leia o post para entender como funciona e se o cartão contactless é seguro ou não!

Como funciona o cartão contactless

A tecnologia NFC (do inglês Near Field Communication), ou contactless, é a mesma utilizada no cartão do passe de ônibus e metrô ou no crachá para passar pela catraca de prédios comerciais.

O sistema de transmissão de dados ou pagamento por aproximação não é exatamente uma novidade. Não apenas os cartões e crachás impressos possuem essa tecnologia, mas também é possível pagar as compras utilizando o celular, smartwatch ou pulseiras que tiverem o cartão digital.

A conveniência e agilidade no momento de pagar as contas é um dos pontos fortes do cartão contactless. No entanto ,muitos brasileiros ainda têm dúvidas se o cartão contactless é seguro na hora de optar por esse meio de pagamento, seja crédito ou débito.

A boa notícia é que não existe motivo para preocupação: o cartão contactless é seguro. Independentemente do banco ou bandeira do cartão que escolher, todos utilizam uma camada de segurança adicional em relação aos cartões convencionais. O sistema de criptografia utilizado nos cartões contactless garante que os dados do usuário estejam sempre seguros.

Ainda em dúvida? Veja 5 motivos que comprovam que cartão contactless é seguro.

Por que cartão contactless é seguro? Veja 5 motivos!

1. Usa sistema de transmissão de dados via criptografia

Atualmente a criptografia é a melhor tecnologia para garantir a segurança de transmissão de dados sigilosos. Nenhum outro dispositivo, conectado à rede ou offline, tem acesso às informações que são transmitidas pelo cartão contactless no momento do pagamento. 

A segurança de um sistema criptografado é obtida por meio da  modificação dos dados do comprador no momento da transmissão para a máquina de cartão. Todas as suas informações pessoais, como nome e número do cartão, são substituídas por cifras e combinações algorítmicas, garantindo a total privacidade durante as transações.

Um aplicativo conhecido que utiliza da de criptografia para transmissão de dados é o WhatsApp. Nenhuma pessoa além do emissor (que escreve o texto) e o receptor (que recebe a mensagem) pode ter acesso ao conteúdo enviado.

2. Não sai da sua mão

O cartão contactless permite que o cliente efetue o pagamento sem precisar inseri-lo na máquina leitora. O pagamento é efetuado por aproximação, de forma que você não precisa nem mesmo encostar o cartão na maquininha. Apenas 4 centímetros de distância já são suficientes para ouvir o “bip” que sinaliza a conclusão da transação.

Esse é mais um dos motivos que reforçam que o cartão contactless é seguro. Em momento algum o cliente precisa que outra pessoa segure o seu cartão para concluir a compra. Isso elimina qualquer chance do seus dados serem copiados ou fotografados por um atendente mal intencionado.

3. Já é usado por boa parte dos bancos

O cartão contactless é seguro, não é à toa que a maioria dos bancos já possuem o seu. Confira a lista abaixo de 5 bancos que já apostam nessa nova tecnologia.

4. A senha é solicitada para pagamentos superiores a 50 reais

Não importa a bandeira ou o banco que que você escolheu, todas as financeiras são adeptas da prática de solicitar a inserção da senha para transações superiores a 50 reais. Essa é uma forma de garantir ainda mais segurança nos pagamentos com o seu cartão contactless. 

Você pode aproximar seu cartão para fazer compras em qualquer valor, mas nas transações acima de 50 reais sempre será solicitado que o cliente insira a senha ou pin do cartão.

5. Não há pagamentos duplicados

Caso você tenha dois cartões contactless na carteira no momento do pagamento e opte por encostá-la na máquina de cartão, o resultado nunca será um pagamento duplicado. Nessa situação, a máquina de cartão deverá mostrar uma mensagem de erro, evitando o pagamento duplicado. 

Uma dica de segurança válida para qualquer tipo de cartão é configurar a opção de envio de SMS após a realização dos pagamentos. Dessa maneira você tem absoluta certeza de que todas as compras realizadas estão de acordo com o seu consumo. Já para quem usa bancos digitais, basta ativar as notificações do aplicativo bancário para recebê-las assim que uma transação for feita.

Em quais estabelecimentos posso utilizar o cartão contactless? 

Você pode usar essa facilidade de pagamento em qualquer tipo de estabelecimento, desde que o seu cartão seja contactless, é claro, e que o local possua uma máquina compatível. Na dúvida, procure pelo adesivo com o símbolo “contactless”, abaixo, no seu cartão e na máquina de cartão.

cartão contactless é seguro

Tem interesse em conhecer mais sobre segurança para pagamentos online? Confira também essa lista de matérias:

Gostou desse artigo? Fique por dentro de outras informações sobre cartões de crédito e segurança acompanhando o blog. Também não se esqueça de assinar a nossa newsletter!