Criptomoedas

Blockchain para bancos: entenda a próxima revolução do mercado financeiro

7 de March de 2022
Blockchain para bancos: entenda a próxima revolução do mercado financeiro<

Há quem diga que a tecnologia blockchain será a catalisadora de uma nova revolução no mercado financeiro. Comumente vinculada a  criptomoedas, seu papel principal é dar segurança para as transações financeiras. Assim, é natural que haja um movimento de estudos sobre a aplicação de blockchain para bancos.

O blockchain é capaz de armazenar, em uma rede de dados, informações referentes a transações e movimentações financeiras. Então, é natural pensar que, para além do seu papel no funcionamento do Bitcoin, a tecnologia possui diversas aplicações.

Não distante disso, podemos relembrar o episódio do lançamento da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN) em junho de 2019. Classificada por Joaquim Kavakama, superintendente-geral da Câmara Interbancária de Pagamentos, como um verdadeiro “divisor de águas”.

Certamente que, por ser uma rede de dados criptografados, o blockchain para bancos se mostra eficaz em aumentar a segurança e reduzir os custos de operações. No Brasil, uma aplicação comum da tecnologia é trazer segurança e otimização nas operações realizadas com moedas estrangeiras entre os bancos.

Como funciona o blockchain? Qual a sua importância?

Afinal, para além do que é blockchain, é pertinente haver um entendimento quanto ao seu funcionamento e por que a tecnologia é considerada uma revolução no mercado financeiro.

O blockchain se popularizou pelo seu uso como meio de processar e registrar as transações realizadas com o Bitcoin.

O que mais chamou atenção dos usuários da criptomoeda é o fato de sua “cadeia” (ou melhor, rede) descentralizar as movimentações financeiras.

Ou seja, isso significa que o blockchain  não concentra a informação em apenas um “detentor”, como é o caso hoje dos bancos e até do Estado. Mas como isso é feito?

Cada transação realizada é registrada em blocos de dados criptografados com uma impressão digital única. Por sua vez, esses blocos contêm informações de movimentações de um ativo – que pode ser de um produto tangível ou de dados.

A informação é registrada e nunca apagada, toda modificação é gravada como um novo bloco e por isso formam cadeias de dados. Essas cadeias são bloqueadas e cada transação fica impossibilitada de alteração, garantindo assim uma maior segurança.

Para saber os detalhes de seu funcionamento, aperte o play e assista ao vídeo a seguir!

A tecnologia blockchain no mercado financeiro

Sabemos que, quando se trata de informações financeiras, os dados precisam ser altamente protegidos e invioláveis. Assim,  é possível entender a aplicação do blockchain para bancos.

Em suma, o blockchain garante a assertividade da segurança através das impressões digitais vinculadas a cada movimentação – ou bloco – do ativo, ou seja, torna o registro das transações inalterável, rápido e menos custoso.

Blockchain para bancos: casos de uso

Sabemos que essa ferramenta é potente na entrega de segurança de informações bem como na compilação de dados e na redução do tempo de processamento das movimentações. Por isso,  vem sendo implementada entre os sistemas financeiros em certas transações com maior complexidade.

O blockchain para bancos no Brasil – e no mundo – tem sido utilizado desde a redução de custos até a processamento de contratos, dado que essa tecnologia pode ser configurada a fim de proteger o acesso de informações particulares.

Para entender o poder do blockchain, segundo um estudo publicado em 2021, a tecnologia tem o potencial de reduzir em até 70% o custo em relatórios financeiros e 50% dos custos na operação de negócios.

Assim, o blockchain se mostra eficaz não apenas em garantir segurança, mas também como uma opção mais econômica que os métodos aplicados atualmente.

Bancos como Itaú, Santander e até o Banco Central já adotaram a tecnologia blockchain no Brasil para além de transferências entre contas estrangeiras. O sistema também é utilizado para o gerenciamento de investimentos e armazenamento de dados.

As previsões de caso de uso de um futuro próximo dessa tecnologia nos sistemas bancários estão vinculadas a sistemas antifraude e, analogamente, à proteção de dados – por exemplo, de consórcios –, além da possibilidade de realizar integrações entre os setores de logística, bancário e empresarial.

Outras aplicabilidades do blockchain

Vimos que o blockchain para bancos pode revolucionar o setor, mas sua aplicação pode ir além do mercado financeiro. Confira alguns setores que se beneficiam das vantagens proporcionadas por essa tecnologia:

Blockchain na Logística

Dentro dos aspectos da logística, podemos citar que, todos os dados transacionais e informações referentes a um produto precisam de transparência, uma alta taxa de atualização das informações e assertividade na hora de verificar o funcionamento das diversas etapas de cadeias.

Todo procedimento de logística é composto por transporte, compra, entrega, cumprimento de prazos e, ainda, de movimentações financeiras e controle de dados transacionais.

Com um sistema de dados em que as informações não podem ser alteradas e que permite um acompanhamento em tempo real, é garantida uma maior confiabilidade das operações com blockchain.

Além disso, os custos são reduzidos, pois as empresas conseguem concentrar em apenas um local todas as informações necessárias para otimizar a produção e entrega de um produto.

Blockchain no Judiciário

No que se diz respeito a área de Direito, é possível a utilização do blockchain como um sistema unificado que garante segurança dos dados, além da otimização de certos processos.

Para os advogados, a melhora dos processos se dá pela execução de alguns serviços antes feitos manualmente, como elaboração e envio de contratos, autenticação de documentos e execução de registros.

A proteção e confiabilidade das informações são fortes características do blockchain, itens fundamentais também em processos judiciais.

Leia também: 4 exemplos de blockchain que vão além do bitcoin 

Blockchain no Brasil: resumo do panorama atual

O sistema de blockchain no Brasil já se faz presente nas negociações bancárias de alta complexidade e sua proposta de trazer uma maior segurança aos dados transacionais é tema central das discussões de inovação no mercado financeiro.

Com seu poder para a otimização de transações, proteção de dados, redução de custos e prazos, é esperado que o blockchain venha para revolucionar os meios bancários.

A ciência por trás do blockchain para bancos é algo fascinante e se fará cada dia mais presente.

Não deixe de ficar por dentro dos assuntos e notícias sobre esse tema. Assine nossa newsletter e acompanhe a Fintech de perto!