Banco Votorantim e Neon são duas instituições  com histórias extremamente diferentes e que surgiram em momentos bem distintos do cenário financeiro brasileiro. O que poderia, afinal, uni-las?

Outro ponto que merece ser destacado é que ao receberem alguma transação pelo serviço Neon Pagamentos, muitas pessoas já repararam que o Banco Votorantim aparece como destino da operação. O que isso significa? Será que o Banco Votorantim é Neon ou vice-versa? 

Parece confuso? Então, vem com a gente para entender melhor!

Qual a relação entre Banco Votorantim e Neon?

O Banco Votorantim e a Neon firmaram uma parceria estratégica para facilitar serviços de pagamentos a partir da união de equipes, tecnologias e infraestruturas das duas instituições.  

O tradicional banco paulistano, que completa 33 anos em 2021, atua desde 2018 na gestão de serviços de custódia e movimentação de pagamentos do serviço da fintech Neon Pagamentos.

Além de facilitar a liquidação das transações, a parceria visa ao crescimento de ambas as instituições no cenário nacional para além do eixo Rio de Janeiro e São Paulo.

No caso do Banco Votorantim, o novo projeto foi fundamental para a expansão e modernização das atividades financeiras da instituição. Atualmente conhecido como Banco BV, a empresa privada continua a consolidar seu projeto de transição e transformação digital, além de diversificação de novas atividades.

A Neon, no seu caso, vinha passando por uma liquidação extrajudicial realizada pelo Banco Central que levou à suspensão de todos os serviços da empresa. 

O procedimento se deu devido ao comprometimento “da situação econômico-financeira, bem como a existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição”, segundo a Veja.

Dessa forma, a parceria entre o Banco Votorantim e a Neon foi essencial  para restabelecer rapidamente os serviços operacionais momentaneamente suspensos da fintech.

O que é o Banco Votorantim?

Vamos falar um pouco sobre o Banco Votorantim e a Neon. Comecemos pelo primeiro.

O Banco Votorantim surgiu em 1988 como uma distribuidora de valores mobiliários. Já em 1991, a companhia expandiu suas principais atividades e abriu suas operações para o público externo com ações de investimento e financiamento de capital. Dessa forma, passou a atuar como um banco múltiplo.

Em 2009, vendeu 50% do capital social da empresa ao Banco do Brasil S.A. Finalmente, em 2019, ocorreu a mudança para o nome que mantém até hoje: Banco BV. A empresa foi considerada a 5ª melhor para se trabalhar em 2020, segundo ranking da Glasdoor.

Atualmente, a companhia vive a expectativa de ter sua parte pertencente ao Banco do Brasil ser vendida por meio de um IPO (oferta pública inicial) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Entretanto, em virtude dos lucros auferidos nos últimos anos, a instituição desistiu da operação momentaneamente, segundo a Istoé.

Principais produtos e serviços do Banco Votorantim

Os principais produtos e serviços oferecidos pelo Banco Votorantim são:

  • cartão de crédito e débito, como também de cartão virtual;
  • linha de crédito com ou sem garantias, a depender do plano selecionado;
  • financiamento de veículos automotivos, estudos e implementação de energia solar.

O que é a Neon?

Apesar de ter apenas 5 anos de existência , a Neon é uma das principais fintechs do país, junto com outros pesos pesados, como Nubank, Banco Inter, Picpay e Banco Original.

Dentre as principais inovações da companhia, está o procedimento de confirmação de compras na internet por meio de uma selfie. A Neon Selfie foi possível por meio da bandeira de cartões de crédito Visa e é segura e 100% digital.

À época da liquidação que provocou a parceria com o Banco Votorantim, a Neon detinha cerca de 0,0038% dos ativos do sistema bancários nacional e possuía apenas uma agência. 

Apesar de ter apenas um estabelecimento físico, a proposta da Neon é semelhante a dos outros principais bancos digitais: oferecer de forma simplificada, otimizada e completa todos os serviços financeiros por meio das suas plataformas virtuais.

Principais produtos e serviços do Banco Neon

O Banco Votorantim e a Neon possuem algumas atividades semelhantes em virtude da transição do BV para o universo digital. Essa mudança se consolidou com a gestão das movimentações da Neon Pagamentos.

Sendo assim, dentre os principais produtos e serviços prestados pela fintech, estão:

  • cartão de crédito sem anuidade;
  • cartão de débito internacional;
  • investimento em CDB com rendimentos a partir de 95% da CDI e liquidez diárias;
  • pagamentos digitais por meio de selfies;
  • 3 saques mensais gratuitos em terminais do Banco 24horas;
  • cartão Neon PJ;
  • linha de crédito simplificada;
  • ferramenta de pagamentos.

Banco Votorantim e Neon: instituições a serviço do digital

Banco Votorantim e Neon, no fim das contas, são duas empresas que entenderam as reais demandas dos clientes de antigos bancos tradicionais para oferecê-los, assim, serviços mais cômodos, ágeis, práticos e que dialoguem com as demandas desse novo século.

Não por acaso as duas ise uniram para oferecer um serviço de pagamentos tecnológico e eficiente e que trouxe possibilidade de crescimento e expansão para as duas empresas nesse novo mundo financeiro que se desenha.

Gostou do conteúdo? Entendeu todas as relações entre Banco Votorantim e Neon? Para mais informações sobre finanças e tecnologias continue acompanhando o conteúdo do nosso blog. Até a próxima!

Comentários