É o fim da anuidade do cartão de crédito? Acabaram as filas eternas dos bancos? Sim. E essas são apenas algumas vantagens dos bancos digitais. Veja quais são as outras. 

Com a evolução cada vez mais ágil da internet, diversas empresas disruptivas têm surgido. E foi com o intuito de tornar mais prático o relacionamento da população com as instituições financeiras que surgiram os bancos digitais.

Essencialmente, um banco, para ser considerado como digital, precisa cumprir alguns requisitos básicos: 

  • Todos os seus processos devem ser realizados online, ou seja, eles não possuem agências
  • Os documentos e informações devem ser recebidos por meio de captura digital
  • Possibilitam a assinatura eletrônica
  • Devem apresentar solução de problemas por mais de um canal, de modo que o cliente nunca precisará ir a uma agência física

7 vantagens dos bancos digitais

Você já está cansado de ter que esperar horas na fila de uma agência para resolver um pequeno problema e já pensa em abrir uma conta em um banco digital?

De acordo com dados divulgados pelo FintechLab, o Brasil contava com 453 fintechs em operação até o fim do primeiro semestre 2018, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano anterior.

Esse número não é por acaso. Esse tipo de instituição financeira apresenta uma série de benefícios em relação aos bancos tradicionais. Veja abaixo as principais vantagens dos bancos digitais:

1. Isenção de taxas

Como esses bancos atuam apenas no meio digital — não possuem agências espalhadas pela cidade — o custo deles também é reduzido. Logo, as taxas para os clientes são bem menores. 

Praticamente todos os bancos digitais possuem anuidade zero, por exemplo. Outros oferecem ainda saques ilimitados e outros benefícios para seus clientes. 

Fazendo uma rápida comparação com os bancos tradicionais, dá para ver o tanto de economia isso gera para nosso bolso:

vantagens dos bancos digitais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Fonte: Cointimes

2. Sem filas

Esqueceu sua senha? Ficou muito tempo sem usar seu cartão e ele foi bloqueado? Só de pensar em ter que ir a uma agência já dá preguiça, não é mesmo?

Uma grande vantagem dos bancos digitais é exatamente esta: você não precisa ir até agências e enfrentar aquelas filas eternas para resolver seus problemas. É tudo feito digitalmente, você não precisa nem falar com ninguém, é tudo na tela do seu celular. 

3. Praticidade 

De acordo com o Banco Central, 40% da população economicamente ativa no Brasil não possui conta em bancos por conta da alta regulamentação e excesso de burocracia.

Os bancos digitais simplificam bastante a vida do cidadão. Quer abrir sua conta? Basta fazer um cadastro, enviar uma selfie e fotos dos seus documentos e aguardar a análise por alguns dias ou horas. 

A abertura de conta, o pagamento de boletos, tudo é feito pelo celular. A burocracia é baixíssima, quase nula.

4. Inclusão financeira

Outra vantagem dos bancos digitais é que eles permitem que aquelas pessoas com alguma restrição no nome adquiram um cartão. Dessa forma, elas conseguem fazer compras online, por exemplo. 

Para abrir conta na maioria dos bancos, é feita uma análise. Porém alguns deles são mais flexíveis e garantem essa inclusão financeira. 

5. Melhor experiência

Grande parte do público das fintechs e dos bancos digitais não se importa em compartilhar seus dados em troca de uma boa experiência. 

De acordo com a consultoria Accenture, oito em cada dez brasileiros esperam uma melhor experiência em serviços bancários em troca do compartilhamento de seus dados.

6. Sem limite de horário

Quantas vezes na vida você usou seu precioso horário de almoço para ir a uma agência bancária resolver um problema? 

Essa é outra vantagem dos bancos digitais: não há horário de expediente. Pelo celular, tablet ou computador, você pode fazer transações em qualquer hora do dia ou da noite, onde você estiver.

Você pode otimizar seu tempo e resolver “burocracias” de bancos enquanto vai para o trabalho, porque os aplicativos dos bancos digitais não são um complemento das agências, eles são o seu banco completo.

7. Dinheiro digital

As cédulas de dinheiro ainda existem nesse ambiente digital dos bancos. Nesse caso, alguns bancos possibilitam saques gratuitos em caixas eletrônicos 24h, enquanto outros cobram algumas tarifas. 

Porém, como estamos falando de fintech e inovação no mercado financeiro… Algumas tendências estão sendo testadas, como o pagamento por QR Code ou carteiras digitais, as quais eliminam o uso do cartão de débito ou crédito e também do dinheiro vivo.

Quer saber mais? Neste vídeo, o youtuber Bruno Perini explica as vantagens dos bancos digitais, e comparando suas taxas com as dosdos bancos tradicionais. Confira! 

Em resumo, essas instituições possuem comunicação transparente, reduzem as burocracias dos bancos, seus aplicativos geralmente são mais fáceis de usar, são mais seguros e rápidos e, claro, suas tarifas são bem mais baixas.

Vantagens dos bancos digitais: compare diferentes bancos

Além de todas essas vantagens, cada banco possui seus benefícios específicos. E, claro, pode haver também alguma desvantagem do seu ponto de vista. 

Agora que você já conheceu todas as vantagens dos bancos digitais, pode ver o que alguns deles têm para oferecer, como o Trigg, o Neon e o Nubank.

E, para ficar por dentro de tudo do mundo das fintechs, assine a nossa newsletter!

Comentários