Banco Neon vale a pena? Conheça os diferenciais do banco 100% digital
Precisa de um banco simples, que te ofereça cartão de crédito e débito e não cobre anuidade, nem mensalidade, nem taxa de manutenção? Se é basicamente isso que você está procurando, então o Banco Neon vale a pena para você.
O Banco Neon é uma fintech brasileira que surgiu no início de 2018 com o intuito de acabar com as taxas e facilitar a vida dos consumidores. Direcionado para o público jovem, o Neon é totalmente digital.
Para abrir uma conta é bem simples: você precisa ser maior de 18 anos, ter um CPF válido, RG ou CNH atualizados e baixar o aplicativo em um celular com os sistemas Android ou iOS com câmera frontal.
Cartão de crédito do Banco Neon vale a pena? 4 diferenciais
Depois que você já tiver sua conta corrente é possível solicitar também o cartão de crédito. O cartão de crédito Neon não possui anuidade, nem mensalidade, nem taxa de manutenção. Sim, tudo muito simples, não é mesmo?
Para ter o seu, basta fazer a solicitação no próprio app e aguardar a resposta. De acordo com o Banco, pode levar até 30 dias para você recebê-la. Se for aceito, você terá um outro cartão Neon.
No total, são dois cartões: um físico e um virtual. O físico é utilizado para compras em maquininhas e é aceito no mundo todo. Já o cartão virtual é usado em compras e serviços online.
Como a maioria dos bancos digitais, o Neon oferece benefícios como:
- Cartão de crédito Visa Internacional
- Sem anuidade
- Sem mensalidade
- Sem taxa de manutenção
- Totalmente digital
Além disso, também tem uma série de diferenciais. Confira 4 deles:
1. Neon Pejota
Se para pessoas físicas o Banco Neon vale a pena, por que não também para as pessoas jurídicas (PJ)? Essa é mais uma possibilidade oferecida pelo Banco Neon.
Sem taxa de abertura, sem anuidade e sem mensalidade. Quem é Microempreendedor Individual (MEI) também pode abrir uma conta usando o Neon Pejota.
Com ela é possível fazer pagamentos, transferências e geração de boletos de cobrança que ajudam a facilitar o fluxo de caixa. Diferente da pessoa física, a conta PJ é controlada pela web. No entanto, existem planos de ela também poder ser controlada pelo app futuramente.
2. Neon+
Este é mais um recurso que faz o Banco Neon valer a pena. Todos os correntistas do Neon podem fazer uma transferência gratuita para outro banco por mês. Porém, com esse benefício, é possível fazer transferências e depósitos via boletos ilimitados gratuitamente.
Para ter acesso, basta usar o cartão (físico ou virtual) pelo menos 10 vezes no mês. Moleza, não é mesmo? Só pagar tudo com o cartão, até aquele cafezinho na padaria… Qualquer compra conta.
3. Turbo Limit
Esse recurso serve para quando você estiver em emergência de dinheiro. Caso você precise de mais crédito, é possível solicitar o aumento dele em 20% sobre o valor aprovado, durante sete dias, uma vez por mês.
Bom para aqueles momentos de “aperto”, não é mesmo?
4. Taxas de juros abaixo da média do mercado
Embora o Banco não cobre nenhuma taxa de anuidade ou manutenção, é importante ficar de olho nas taxas de serviços extras.
A partir do segundo saque no mês, por exemplo, é cobrada uma taxa de R$ 6,90 por operação. Esses saques só podem ser realizados na rede Banco24Horas.
As taxas de juros, no entanto, são um pouco abaixo da média, conforme comparou a revista Exame: no Neon elas são de 11,99% por mês no crédito rotativo (quando não é pago o valor da fatura) e 7% no parcelamento da fatura. A média do mercado é de 12,88% e 8,68%, respectivamente.
Veja todas as tarifas do Banco Neon:
Fonte: Banco Neon
Como abrir uma conta?
Se você ficou convencido de que o Banco Neon vale a pena e quer abrir uma conta, o processo é bem simples.
O primeiro passo é preencher uma ficha no site do banco com seus dados pessoais e CPF. Depois, é só baixar o app e aguardar pela resposta da análise, que dura até 7 dias úteis, aproximadamente.
Para abrir uma conta Neon não é necessário comprovar renda e não tem problema se você tiver nome sujo. Segundo o Banco, não há consulta ao SPC/Serasa. A análise feita serve basicamente para comprovar que você é você mesmo.
Quando seu cadastro for aprovado, será necessário fazer um depósito de R$ 100 para ativar sua conta. Esse dinheiro é seu e você poderá usá-lo com o que quiser.
O seu cartão digital estará disponível automaticamente no app e em alguns dias o cartão físico será enviado para seu endereço. Você já pode começar a utilizá-lo.
O youtuber William Ribeiro, que dá dicas financeiras, foi até a sede da Neon, pegou várias dicas e mostrou de maneira simples como abrir uma conta no vídeo abaixo:
Agora que você já sabe se o Banco Neon vale a pena, também pode se interessar por:
- Nubank X Neon: Comparando vantagens e desvantagens
- Como escolher entre cartões de crédito fintech se todos são isentos de taxas?
E, para ficar por dentro de todos os conteúdos novos sobre o mundo das fintechs, assine a nossa newsletter!