Como funciona a PAI do Banco Inter? Tudo sobre a Plataforma Aberta de Investimentos
Se você pensa em investir, já deve ter se deparado com inúmeras opções de instituições financeiras. Também não deve ser novidade que o Banco Inter está entre elas, mas você conhece e sabe como funciona a plataforma de investimentos dessa fintech?
No Banco Inter, os investimentos podem ser feitos por meio da PAI (Plataforma Aberta de Investimentos), que pode ser acessada por todos que têm conta na instituição. Simples de usar, ela já é utilizada por meio milhão de investidores.
Se você não sabe como funciona a PAI do Banco Inter, você vai aprender como neste artigo! Além disso, também falaremos sobre:
- Como funciona a PAI do Banco Inter;
- Quais são os tipos de investimento disponíveis na PAI;
- Quais são as vantagens da PAI;
- Se a PAI é ou não segura.
Acompanhe!
Como funciona a PAI do Banco Inter?
A Plataforma Aberta de Investimentos do Banco Inter está disponível para quem possui conta digital no Banco Inter, seja na modalidade pessoa física ou pessoa jurídica.
Para começar a investir, portanto, é preciso criar uma conta digital, o que pode ser feito em 6 passos:
- Baixe o aplicativo do banco Inter na PlayStore ou na AppStore;
- Crie sua conta sem anuidade;
- Faça login no aplicativo;
- Clique na aba investimento;
- Faça o teste para descobrir seu perfil de investidor, na aba “Meu momento”;
- Comece a investir e a ver seu dinheiro render.
As modalidades disponíveis na PAI são:
- renda fixa;
- renda variável;
- fundo de investimento;
- previdência privada;
- ofertas públicas.
Além do teste para saber qual tipo de investimento mais se adequa ao seu perfil, também é possível fazer uma simulação para verificar, em meses, quanto será o rendimento da aplicação.
Lembrando que só é possível saber esses valores nos investimentos de renda fixa com taxas pré-fixadas. Se você não sabe o que isso significa, continue lendo, pois explicamos logo abaixo.
Quais são os tipos de investimentos disponíveis na PAI?
Agora que você já sabe como funciona a PAI do Banco Inter, vamos explicar cada tipo de investimento disponível na plataforma:
Renda fixa
É um investimento no qual você “empresta” seu dinheiro para instituições públicas ou privadas. É indicado para investidores conservadores e iniciantes por ser de baixo risco.
A renda fixa ocorre com a compra de títulos, podendo ter taxa de rendimento prefixada ou pós-fixada. Mas o que são taxas prefixadas e pós-fixadas? Explicamos:
- Taxas prefixadas: são aquelas com retorno pré-definido desde o começo do investimento. Em outras palavras, essa taxa tem uma porcentagem fixa de taxa de retorno, independentemente das variações do mercado. Porém, é uma forma de investimento um pouco mais arriscado, uma vez que pode sofrer com o aumento da inflação.
- Taxas pós-fixadas: como o próprio nome sugere, nessa modalidade você só sabe quanto exatamente terá de rendimento quando retira o dinheiro. Essas taxas estão ligadas aos dados que medem a economia do país, conhecidos como indicadores econômicos. Nesta modalidade são utilizados os indicadores: taxa Selic, IPCA ou CDI. Se o índice aumenta, o retorno é maior e vice versa.
O investimento em renda fixa tem como característica ser menos arriscado. Dentro dessa categoria, os tipo de investimento são:
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Basicamente um banco “empresta” dinheiro para o outro. Mas não se preocupe, essa transação é conhecida pela segurança além de ser garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
É um investimento tão seguro quanto a poupança, porém com rentabilidade maior. A PAI trabalha com dois tipos de CDB: liquidez diária e de prazo fechado. No primeiro, você resgata seu dinheiro quando quiser, enquanto no segundo, só pode resgatar na data de vencimento.
Tesouro Direto
Tesouro Direto é um programa criado pelo governo, através da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil, em 2002. Tem o objetivo de democratizar a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas através da internet.
LCI/LCA
LCI é uma forma de investimento relacionada ao setor imobiliário e possui isenção de impostos e IOF.
Debêntures
As debêntures são títulos de dívidas de empresas. Ou seja, você empresta o seu dinheiro para uma empresa e ela o “devolve” com um rendimento anual acertado no momento da compra, por exemplo, 6% + IPCA.
CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificados de Recebíveis Agrícolas)
São títulos de crédito emitidos somente pelas securitizadoras imobiliárias. Foram criados pela Lei Federal Nº. 9.514 e são considerados valores mobiliários por decisão do Conselho Monetário Nacional.
Renda variável
Na renda variável o investimento é feito através de compras de ações de empresas. Ou seja, investimento na bolsa de valores. É uma transação um tanto arriscada visto que esses valores são bastante flutuantes.
Há chances de você ganhar dinheiro ou perder, já que o rendimento varia de acordo com as expectativas do mercado.
Fundos de investimento
Um fundo de investimento é composto por uma carteira de ativos financeiros, onde existe um administrador investindo por todos que fazem parte.
Em linhas gerais, é como se várias pessoas investissem em ativo e todos os meses precisassem pagar uma cota. O diferencial é que nenhum dos investidores precisa se preocupar com estratégias, pois tem um profissional fazendo isso por você.
Uma vantagem desse tipo de investimento é que você recebe de volta uma parte das taxas de administração e performance, através do cashback.
Previdência privada
A aposentadoria é uma grande preocupação de todo trabalhador. Na Previdência Privada do Banco Inter você pode começar com R$ 100 e escolher entre os melhores planos de Previdência complementar da Icatu Seguros.
Além disso, você pode investir mensalmente ou em diferentes intervalos de tempo.
Quais são as vantagens de investir na PAI do Banco Inter?
- Todas as opções de investimento disponíveis no aplicativo;
- Acesso ao home broker, que permite negociação na bolsa de valores de forma simples e gratuita;
- Taxa zero para custódia e corretagem nos ativos negociados na bolsa;
- Fundos de investimento que oferecem cashback;
- Atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana;
- Na previdência privada tem planos para todos os perfis, com investimentos a partir de R$ 50;
- Aplicativo simples de usar;
- Teste de perfil para começar a investir;
A PAI do Banco Inter é segura?
Se você está em dúvida se a PAI do Banco Inter é segura ou não, vale dizer que a instituição é regulada pelo Banco Central do Brasil, além de fazer parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que faz avaliações periódicas nas instituições financeiras.
Além disso, o Banco Inter foi o primeiro a ter uma conta 100% digital aqui no Brasil. Apesar de ser uma fintech, ele já tem 20 anos de estrada. Então seus serviços já tinham essa pegada mais digital antes mesmo do surgimento dos bancos digitais.
Agora que você já sabe que como funciona a PAI do Banco Inter, continue acompanhando o blog para ler mais artigos sobre bancos digitais e investimentos. Para receber os textos em primeira mão, assine nossa newsletter!