Memecoin: veja o que está por trás desse modelo de criptomoedas
Tendência mundial no ramo das criptomoedas, a memecoin é um recurso da internet que atrai boa parte de fãs de figuras representativas de animais.
A evolução de altcoins, como o Dogecoin, em 2021, por exemplo, gerou a criação de outras criptomoedas meme.
Não é à toa que a proposta atraiu empresários famosos do mundo, como Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, do bilionário investidor de empresas de tecnologia e dono do time de NBA Dallas Mavericks, Mark Cuban, entre outros.
Mas o que há de diferente em memecoin em relação a outros tipos de criptomoedas?
Quais são suas características em um mundo onde há milhares de criptomoedas espalhadas? E, a propósito, vale a pena? São essas e outras dúvidas que vamos tirar para você ao longo deste artigo. Continue com a gente!
O que é memecoin?
Memecoin é uma categoria de criptomoedas que simboliza piada, imagem, vídeo ou opinião de famosos.
Entre suas principais características:
- Não tem o potencial e intenção de se tornar um projeto real com foco em desenvolvimento ou ecossistema somente porque alguns modelos simbolizam animais ou figuras do meio ambiente;
- Existem bons números de moedas meme no mercado, porém baixa quantidade se concentra nas grandes exchanges de criptomoedas com volume de negociação;
- O custo de lançamento foi quase zero. O modelo de criptomoeda se difundiu quando surgiram alternativas à Ethereum. Mesmo assim, uma moeda-meme pode atingir o valor de mercado lato, chegando à casa dos R$100 bilhões ou permanecer entre as 20 maiores criptomoedas;
- Existe um forte apoio da comunidade online, uma vez que seja comum a cotação ser influenciada por fãs nas redes sociais;
- O meme coin é altamente volátil, já que suas cotações disparam ou despencam com frequência, influenciadas justamente pela propagação nas redes sociais;
- O grande problema é a falta de credibilidade das criptomoedas meme. Isso porque elas foram criadas ou reconhecidas por seu fator humorístico, o que não solidifica sua precificação.
Quais são os tipos de memecoin?
Dogecoin
Criada em 2013 por Billy Markus e Jackson Palmer, a Dogecoin é a primeira memecoin do mundo.
A moeda viralizou a partir da divulgação do meme “Doge”, no mesmo ano da divulgação da foto de um cão da raça Shiba Inu com expressão desconfiada.
Características:
- Possui banco de dados e software próprio, tornando-se uma criptomoeda independente;
- Listada em mais de 30 exchanges internacionais, seu volume de negociação ultrapassa a casa dos 20 bilhões de dólares.
Para se ter uma ideia do seu sucesso, no primeiro semestre de 2021, a Dogecoin quebrou recorde de preço e atingiu valor de mercado de US$17 milhões, subindo mais de 90% de um dia para o outro, como informa o índice CoinDesk.
Shiba Inu
Fundada em agosto de 2020, a Shiba Inu é uma criptomoeda da rede Ethereum. Conhecida por “Dogecoin Killer”, ou assassina da Dogecoin, ela diverte os fãs por conta do confronto com a “rival”.
Características:
- Clonou o logotipo do cachorro da raça Shiba Inu de forma estilizada;
- Meses depois do lançamento, a comunidade do meme coin lançou o ShibaSwap, aplicativo descentralizado na rede Ethereum;
- Listada em 20 exchanges internacionais, possui volume de negociação mensal de 35 bilhões de dólares.
Vira-Lata Finance (REAU)
Em março de 2021, o Brasil lançou sua primeira memecoin, o Vira-lata Finance.
Características:
- A moeda possui foco social e em educação financeira;
- Não está listada em exchanges internacionais;
- Não possui ecossistema;
- Não é recomendado para o trade de criptomoedas, pois não tem liquidez e volume de negociação.
Principais riscos da criptomoeda meme
O preço de uma criptomoeda meme tende a subir de forma elevada a curto prazo, por outro lado, o movimento inverso também é frequente.
Vale ressaltar que o meme coin é um investimento especulativo, já que possui pouco ou nenhum histórico de evolução.
Outro ponto é que as pessoas podem cair em armadilhas e perder dinheiro devido à viralização das moedas nas redes sociais, proveniente de posts de influenciadores e grupos de discussão.
Criptomoeda meme vale a pena?
Existem histórias de pessoas que investiram em memecoin com ou quase sem recursos e obtiveram resultados surpreendentes ao longo da vida. Mesmo assim, este é um mercado que merece atenção.
Conforme citamos acima, muitas criptomoedas meme não tem liquidez, não apoiam projetos ou ecossistema, o que as torna vulneráveis e sem qualidade.
Por isso, é sempre bom ficar atento à diversificação da carteira, e optar por diferentes classes de ativos para diminuir as possibilidades de perda total.