Criptomoedas

O que é Poloniex? Saiba tudo sobre a exchange de criptomoedas

29 de September de 2020
O que é Poloniex? Saiba tudo sobre a exchange de criptomoedas<

Poloniex é uma exchange, ou bolsa, global de criptomoedas. Com ela você pode guardar suas moedas digitais na carteira, negociar, comprar, vender e até fazer empréstimos. 

Um dos atrativos da plataforma é sua rentabilidade por conta dos preços mais baixos que as concorrentes, além da variedade de criptomoedas: são mais de 110, entre elas Bitcoin e ETH

Acompanhe o artigo para saber: 

  • O que é Poloniex;
  • A história da Poloniex;
  • Como funciona a Poloniex;
  • Passo a Passo para se cadastrar na Poloniex;
  • Se a Poloniex é segura;
  • Quais as vantagens da Poloniex.

Confira!

O que é Poloniex?

A Poloniex é uma corretora de criptomoedas com sede em Delaware, nos Estados Unidos. Por meio da plataforma, usuários do mundo todo podem fazer transações em diferentes criptomoedas. É possível trocar, vender, comprar e até fazer empréstimos.

História da Poloniex

A história da Poloniex começou em São Francisco (Califórnia), em 2014, mas logo a empresa expandiu para vários lugares do mundo. Seu criador, Tristan D’Agosta, era um empresário da indústria fonográfica.

Em 2018 a Circle, empresa americana de pagamentos, comprou a Poloniex pelo valor estimado de 400 mil dólares. No entanto, não demorou muito e a empresa anunciou a venda para um grupo de investidores da Ásia. 

Apesar da Circle ter vendido a Poloniex, ainda mantinha uma relação com a exchange como prestadores de serviço. As coisas estavam indo bem, exceto por uma mudança que deixou muitos investidores americanos irritados: a nova administração limitou o acesso dos Estados Unidos, eles não poderiam operar criptomoeda na plataforma. 

Em julho de 2019,  a plataforma disponibilizou pagamentos com cartão para usuários em mais de 60 países, permitindo a compra de criptomoedas usando cartões de débito ou crédito. 

Essa facilidade para pagamentos deu a chance de mais pessoas terem acesso e entenderem o que é a Poloniex.

No ínicio desse ano, a bolsa tinha mais de 100 mercados disponíveis para negociação à vista. Sem contar os recursos, como negociação de margem, empréstimo e depósito.

Como funciona a Poloniex?

A Poloniex suporta mais de 110 moedas digitais, garantindo assim uma vasta variedade de escolha. Você poderá fazer seus investimentos através do celular ou computador. 

A plataforma permite que os investidores tenha acesso a três tipos de contas sendo elas: conta de câmbio, conta de negociação de margem e conta de empréstimo.

Para os negociadores de grande volume existem as contas especiais: 

  • Poloniex Plus
  • Poloniex Silver
  • Poloniex Plus Gold
  • Market Maker. 

As contas especiais oferecem uma série de benefícios, entre eles limites maiores e gerentes de contas. 

Como se cadastrar na Poloniex?

  1. Acesse o site da  Poloniex e clique em “create your account”;
  2. Cadastre seus dados: nome, sobrenome, e-mail e senha;
  3. Confirme o cadastro no e-mail fornecido;
  4. Após esse trâmite, é preciso cadastrar alguns dados e enviar uma selfie com algum documento com foto.

Assista ao vídeo abaixo se você ficou com alguma dúvida: 

Como começar a usar a Poloniex em 3 passos?

O primeiro passo é transferir suas criptomoedas para a carteira da Poloniex, somente depois disso será possível realizar outras transações.

1.Transfira criptomoedas para a Poloniex 

No menu clique em balances, após em deposits e Withdraw. Vão aparecer várias opções de criptomoedas diferentes. Escolha a moeda que irá transferir. 

2. Copie o código da carteira digital 

Ao clicar em deposit, selecione Deposit address: Generate, irá aparecer o código da carteira digital para transferir as criptomoedas. 

É possível transferir da sua carteira digital ou bolsa usando esse código. Guarde-o pois ele será seu código de recebimento na Poloniex. 

3. Comece o trade 

Aguarde alguns minutos e suas criptomoedas estarão na carteira para começar o trade. Para conferir seus depósitos e saques vá em balances e depois em history.

Assista ao vídeo para saber mais sobre como transferir as criptomoedas:

Como operar criptomoedas na Poloniex? 

O que é Poloniex

Fonte: Poloniex

Você já sabe o que é Poloniex, criou sua conta, conseguiu transferir suas criptomoedas mas está perdido sobre como começar a fazer as negociações? Iremos explicar o passo a passo de como começar.

  1. No menu superior esquerdo, clique em “Exchange”;
  2. Vá em “Markets”, selecione a aba da criptomoeda que você quer comprar. Por exemplo, se for Bitcoin, procure por ela na lista; 
  3. Na aba “buy”, você deverá colocar a quantidade de bitcoins que deseja comprar. Verifique os dados e clique em “buy”. Fique atento quanto às taxas: a Poloniex cobra de 0,15 a 0,25% da transação;
  4. A transação será executada em alguns minutos. Depois, clique de novo em “deposits e withdrawals” para verificar se a compra foi feita.

Poloniex é segura? 

No começo da Poloniex, em março de 2014, a exchange foi vítima de ataque de hackers. Alguns usuários perderam 97 bitcoins. Porém, a resposta foi rápida e a equipe de gestão reembolsou aqueles que foram lesados.

Depois desse ocorrido a segurança foi reforçada: hoje a bolsa conta com a aprovação regulatória da rede de fiscalização de crimes financeiros, Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), além de responder às leis de proteção de dados estabelecidas por várias autoridades da Europa. 

Além disso, no ranking feito pelo site Coinmarket a Poloniex consta entre as exchanges mais populares: na listagem ela está em 30ª dentre os 46 nomes.

Quais são as vantagens e desvantagens da Poloniex?

Vantagens da Poloniex

  • Plataforma interativa com design imersivo
  • Segurança garantida pela FinCen
  • Taxas de negociação baixas
  • Gráficos de análises técnicas e bate-papo instantâneo
  • Ferramentas de análises de dados
  • Empréstimo de bitcoins
  • Blog com informações sobre o que é Poloniex e como usá-la.

Desvantagens da Poloniex

Em 2019, no ReclameAqui, alguns usuários relataram problemas e não obtiveram respostas. Já no Twitter, os clientes conseguem respostas, mas alguns relatam demora. 

Um outro problema aconteceu no início de 2020, quando a plataforma passou por um bug de 12 minutos. Em resposta, no Twitter, o administrador da conta da Poloniex explicou: 

Para resolver qualquer contabilização imprecisa do bug causado, estamos revertendo 12 minutos do histórico de negociação, das 17:53 UTC às 18:05 UTC em 10 de fevereiro de 2020. Quaisquer pedidos feitos ou executados durante esse período foram removidos do sistema.

Outra desvantagem é que, se você não fala inglês, terá que usar o Google Tradutor pois a plataforma não é traduzida.

Quais são as taxas na Poloniex? 

As taxas de negociação são de no máximo 0,25%, mas podem ser ainda menores, caso sejam negociados grandes volumes. 

Os valores cobrados variam ainda conforme o tipo de trader que você é. Para os makers (que definem o quanto querem pagar no livro de ordens), por exemplo, as taxas ficam abaixo de 0,10%. Os takers (que escolhem o valor em uma lista), por sua vez, têm taxas menores que 0,10%.

Confira a lista com as taxas completas no site da Poloniex: https://poloniex.com/fee-schedule

Se você curtiu saber o que é Poloniex e quer conhecer outras bolsas de criptomoedas, continue acompanhando o Blog da Fintech.

 Para receber os textos em primeira mão, assine nossa newsletter!