Finanças Pessoais

O que é Serasa? Descubra como funciona e quais serviços ela oferece para empresas e consumidores

28 de June de 2021
O que é Serasa? Descubra como funciona e quais serviços ela oferece para empresas e consumidores<

Você tem um bom crédito na praça? Sabe qual é seu score de crédito? 

Quando o assunto é análise de crédito para saber se a pessoa é uma boa pagadora, um dos principais nomes que logo vem à cabeça é a Serasa.

Imagine que você queira financiar um carro ou um apartamento ou simplesmente fazer um novo cartão de crédito. Com certeza a instituição financeira ou empresa que vai adiantar esse valor para você concretizar sua compra vai querer saber se vicie é um bom pagador.

Na verdade, é extremamente comum que as construtoras, as concessionárias de automóveis e as instituições financeiras que você procurar vão fazer uma consulta ao Serasa antes de autorizar seu financiamento ou liberar o acesso ao crédito que você deseja.

E o que é Serasa, afinal de contas? Como funciona a Seresa? Que serviços ela oferece?

Prossiga com a leitura deste conteúdo e descubra nos parágrafos a seguir tudo o que você saber sobre a Serasa.

Veja também: Como escolher a melhor startup de crédito? Saiba tudo!

O que é Serasa?

A Serasa é uma empresa privada criada em 1968 pela Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP) e pela Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN).

O objetivo inicial da Serasa é reunir dados de clientes inadimplentes de bancos e outras instituições financeiras.

Hoje, a Serasa expandiu suas atividades e oferece muito mais do que a possibilidade de consultar o CPF de devedores e fazer análise de crédito.

Desde 2007, a empresa faz parte do grupo irlandês Experian e passou a ser chamada no Brasil de Serasa Experian.

De um modo geral, o que a Serasa busca é promover um serviço com foco na proteção ao crédito. Para isso, ela reúne dados enviados por bancos, instituições financeiras e lojas de todo o Brasil, os quais incluem dívidas em aberto, cheques sem fundo, protestos e uma série de outros registros.

Atualmente, mais de 6 milhões de consultas são realizadas diariamente nos site da Serasa pelos mais de 500 mil clientes.

  • E fique atento: Não confunda SERASA com SPC, que se trata de uma outra empresa que presta serviços semelhantes de análise de crédito de pessoas físicas.

Se você quer saber mais sobre a Serasa Experian e as diferenças dessa empresa para o SPC, este vídeo do Dr. Grana trará muitos esclarecimentos:

https://www.youtube.com/watch?v=2dDhZPRzlNc&t

Leia também: Confira 9 dicas para sair das dívidas e nunca mais voltar

Como funciona a Serasa Experian?

Como bem mencionamos no tópico anterior sobre o que é Serasa, essa empresa funciona basicamente como um grande banco de dados em que são feitos os registros das dívidas de pessoas físicas e jurídicas. Esse banco de dados é alimentado por empresas parceiras do Serasa.

Então, quando a pessoa inadimplente for solicitar crédito, fazer um financiamento ou efetuar uma compra com pagamento parcelado, a empresa que está prestes a vender determinado produto ou serviço pode consultar o CPF ou CNPJ.

Se a pessoa estiver negativada, a empresa pode optar por não concluir a venda. Essa consulta é feita de forma gratuita no próprio site da Serasa Experian ou em qualquer agência física.

Quais são os outros serviços oferecidos pela Serasa Experian?

Além de possibilitar a verificação de dívidas em aberto no nome de pessoas físicas e jurídicas, a Serasa Experian oferece também vários outros serviços e soluções que ajudam a promover uma boa relação entre quem vende e quem compra.

Serasa Consumidor

O Serasa Consumidor é um serviço que busca orientar os consumidores a solucionar eventuais negativações e acompanhar as consultas que são feitas no seu CPF nos últimos 30 dias.

Limpa Nome

Com o Limpa Nome, a Serasa Experian te ajuda a negociar suas dívidas com as empresas para, assim, limpar o seu nome na praça. A Serasa faz a ponte entre você o seu credor, ajudando ambas as partes a encontrarem um meio termo que seja vantajoso para os envolvidos.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você descobre dicas de como limpar seu nome no Serasa:

https://www.youtube.com/watch?v=-SrnuAEguhA

Este post também pode te interessar: Fintech para negativados: 9 opções para quem está com o nome sujo na praça

Score

O Score é uma ferramenta da Serasa que serve para pontuar, de 0 a 1000, o quão bom pagador a pessoa é. Ao aderir ao Score, fica mais fácil conseguir acesso ao crédito caso você mantenha uma boa pontuação.

Entenda em mais detalhes como funciona o Serasa Score e conheça as mudanças recentes nesse serviço:

https://www.youtube.com/watch?v=uYIt9LeXwvg

Antifraude

A Serasa conta com um sistema antifraude que monitora todas as movimentações no seu CPF e envia notificações sempre que um comportamento suspeito é identificado.

Dessa forma, você pode ficar a par de tudo que está acontecendo com o seu nome na praça e tomar providências antes que as coisas se comuniquem, se for necessário.

Vale conferir: Fraudes em bancos digitais: É possível melhorar a experiência do cliente com segurança?

Certificado Digital

Na Serasa Experian você também consegue fazer o seu Certificado Digital. Esse documento funciona como uma carteira de identidade virtual e é utilizado para dar autenticidade às suas ações em ambiente online.

E então, ficou claro para você o que é Serasa Experian e como ela funciona?

Visite o site da Serasa e tenha acesso a todos os serviços que essa empresa oferece.

Confira também em nosso blog: