Fintech

Quanto custa abrir uma fintech? Veja dicas e 3 exemplos

29 de July de 2019
Quanto custa abrir uma fintech? Veja dicas e 3 exemplos<

A tecnologia tem impactado e muito o setor financeiro. Cada vez que você ouve falar de uma nova fintech, se pergunta: nossa, por que não pensei nisso antes? Quer saber quanto custa abrir uma fintech e começar tirar suas ideias do papel?

Para abrir uma fintech você não precisa de uma ideia mirabolante, mas sim solucionar um problema financeiro usando a tecnologia.  Parece ser algo simples que na onda de muitas fintechs surgindo você pode simplesmente iniciar a sua para conseguir um dinheirinho rápido. 

Porém, como em qualquer empreendimento, não é bem assim. Novos negócios, especialmente em uma indústria emergente como fintech, exigem planejamento e reflexão. Por isso, saiba quanto custa abrir uma fintech para ter uma ideia do valor da sua. 

Quanto custa abrir uma fintech: elementos para investir

O investimento em tecnologia e em recursos que garantam a preservação das operações é algo que os clientes exigem e têm direito. Qualquer tipo de desconfiança deve ser rebatido com soluções que façam o usuário depositar total confiança no seu sistema.

O produto também deve ser de alta qualidade, sem erros que comprometam a eficácia das operações. Sendo assim, deve haver um investimento e um acompanhamento constante, com o trabalho de profissionais especializados e que consigam solucionar os mais diversos problemas.

Antes de saber quanto custa abrir uma fintech saiba que não é algo simples e barato. Empreendedores que já passaram por essa experiência dizem que pode sair mais caro do que você pensa, como relatou Sophia Lin, estudante da MIT School.

Ela explica que iniciar um empreendimento de fintech envolve custos que nem sempre são evidentes para pessoas de fora e existem 3 elementos que são extremamente importantes para incluir na lista de quanto custa abrir uma fintech: dados, um co-fundador que possua conhecimentos complementares aos seus e uma ótima equipe. 

Dados

Essa é uma parte cara do processo, mas você precisa de dados para construir seu produto. E dados financeiros são especialmente caros. 

Além disso, provavelmente você terá que limpar os dados confusos, como são os financeiros. E isso precisa ser feito com bastante cuidado. Um erro pode comprometer a entrega de resultados aos clientes.

Equipe

Encontrar talentos para construir sua equipe é outro desafio e que deve ser incluído na lista de quanto custa abrir uma fintech. Isso porque encontrar talentos com conhecimento sólido em finanças e tecnologia é mais difícil. 

Portanto, o ideal é que você encontre alguém muito bom em um dos dois e que seja capaz de entender o outro lado e dessa forma, você terá que investir em treinamento para que ele fique completo com as competências que você precisa. 

Além dessas duas questões apontadas que exigem capital, também existem outros gastos que devem ser incluídos na lista de “quanto custa abrir uma fintech”, confira a seguir. 

Regulamentação

O setor financeiro é um dos setores extremamente regulados hoje em dia. O mesmo acontece com as fintechs. Além disso, a quantidade de conformidade exigida das instituições envolve frequentemente a necessidade de contadores e advogados.

Nesse caso, é bom ficar atento também, pois em cada estado, região ou país possui sua lei, por isso os valores podem mudar conforme a sua fintech vai se expandindo. 

Segurança

Ao se preocupar em saber quanto custa abrir uma fintech o primeiro gasto que vem em mente é com programação se você não é um programador, certo? Sim, você está no caminho certo. 

Porém, mais importante do que sua fintech estar rodando bem é você garantir para o seu cliente que ele está seguro. Isso reforça ainda mais a necessidade você não economizar ao contratar um programador para também cuidar da segurança. 

Sofrer um ataque digital e ter os dados do cliente roubados é uma maneira infalível de perder rapidamente a confiança deles.

Capitalização

Para abrir uma fintech também as despesas típicas de capitalização e operacionais associadas ao início de um negócio. O que aumenta ainda mais a despesa para startups de fintech são integrações com instituições tradicionais, como bancos e corretoras.

Ainda assim, muitos estão otimistas, já que o financiamento para fintech está em alta. O investimento em capital de risco global foi de US $ 17,4 bilhões em 2016. Isso significa que a competição por financiamento também está aumentando.

Para exemplificar, veja quanto algumas fintechs receberam de financiamentos para serem o que são hoje:

Quanto custa abrir uma fintech: 3 exemplos

Uma startup de tecnologia financeira é uma empresa que depende de tecnologias para atender às necessidades do consumidor em gerenciamento financeiro. 

Eles geralmente visam competir ou substituir completamente os prestadores de serviços financeiros tradicionais, oferecendo uma experiência superior ou simplesmente soluções mais eficientes para os problemas existentes.

Saiba quanto custa abrir uma fintech, a partir de exemplos das melhores startups de tecnologia financeira que se tornaram uma ilustração de sucesso. Veja quanto essas fintechs receberam de aporte para se tornarem como são hoje. 

Leia também: Quais tipos de investimentos uma startup precisa buscar em cada fase

Stripe

Nicho: pagamentos online
Financiamento: $ 478.7M em 9 rodadas de financiamento

Um dos gateways de pagamento on-line mais populares, o Stripe é usado por empresas de comércio eletrônico em todo o mundo. Ao contrário do PayPal, outra empresa líder em pagamentos on-line, a Stripe se concentra em empresas digitais e não nos consumidores.

Mint

Nicho: gestão de finanças pessoais
Financiamento: US $ 31,8 milhões em 5 rodadas; adquirida pela Intuit em 2009 por US $ 170 milhões

Mint é um aplicativo de finanças pessoais, fornecido pela Intuit. O aplicativo combina uma ampla gama de serviços, desde gerenciamento de contas, controle de despesas, orçamento a pagamento de contas. Assim, em vez de usar vários aplicativos, você obtém tudo o que precisa para acompanhar seu dinheiro em um aplicativo fácil de usar.

Robinhood

Nicho: investimentos e trading
Financiamento: US $ 539 milhões em cinco rodadas de financiamento

Robinhood é um aplicativo de negociação de ações e criptomoedas com comissão zero. É uma maneira fácil e gratuita de investir.

Oscar Health

Nicho: seguro
Financiamento: US $ 892,5 milhões em sete rodadas

A Oscar Health é uma excelente representante do chamado mercado de tecnologia de seguro insurtech. É um novo tipo de companhia de seguros de saúde que é diferente das soluções tradicionais, pois é extremamente orientada para o cliente, simples e acessível.

Agora que você já sabe quanto custa abrir uma fintech e também que precisa de bastante dinheiro, que tal ir para o próximo passo e buscar um investidor anjo? Leia mais sobre O que é um investidor anjo