O mercado de máquinas de cartão anda fervilhando. A concorrência aumenta a cada dia e, com a chegada das fintechs de pagamento, as empresas precisam buscar maneiras de se reinventar e oferecer ao cliente condições que as destaquem da maioria. 

A fintech alemã SumUp, por exemplo, para se manter competitiva no mercado brasileiro, anunciou neste ano o aporte de R$ 500 milhões no país, seja para captar novos clientes ou desenvolver seu produto, que inclui o segmento de maquininhas. 

Se você, empreendedor, decidiu incorporar o pagamento por cartão ao seu negócio e ainda não sabe como pedir uma máquina de cartão, continue lendo este artigo para descobrir exatamente como o processo funciona! 

Como pedir uma máquina de cartão sendo pessoa jurídica

Quando surgiram no mercado, as máquinas de cartão de crédito eram um privilégio restrito apenas às pessoas jurídicas, representantes de empresas de grande porte já consolidadas no país.

Não à toa, a primeira bandeira de cartão lançada no país foi a Diners Club, em 1956, e era exclusiva para compra em uma rede restrita de restaurantes. 

Atualmente, a aquisição de uma máquina de cartão para pessoa jurídica continua sendo possível, e, certamente, menos complexa do que nos anos 50. 

Em geral, as operadoras de máquinas de cartão de crédito exigem apenas que, no ato da aquisição ou locação da máquina, o representante da empresa forneça CNPJ, uma conta bancária associada a este número e o endereço comercial do negócio. 

Para quem opta por máquinas de cartão do estilo POS fixo (aquelas com funcionamento via cabo e que exigem um local estável de colocação — como um balcão) ou TEF (em geral, conectadas a computadores ou terminais de controle de estoque e vendas), também é necessário provar ter condições físicas adequadas para receber a máquina. 

Como pedir uma máquina de cartão sendo pessoa física ou MEI

Com o aumento da receita movimentada pelos micro e pequenos empreendedores no país, entender como adquirir uma máquina de cartão de crédito sendo pessoa física ou MEI deixou de ser uma realidade distante, já que grande parte das operadoras e empresas, em especial, as que integram o mercado fintech, direcionaram produtos e condições especialmente a esse público.

Em pesquisa realizada neste ano, o Sebrae apontou que o uso de máquinas de cartão já é realidade em 46% dos pequenos negócios no país, o que evidencia a entrada definitiva desta faixa no mercado de pagamentos via cartão. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Para as pessoas físicas ou profissionais autônomos, o processo de aquisição de um equipamento para pagamentos com cartão costuma exigir a apresentação do CPF (ou MEI), uma conta bancária, e, em alguns casos, uma comprovação de realização de atividade comercial, como notas fiscais de compras de produto, alvará de funcionamento ou Documento de Arrecadação Municipal (DAM). 

Como obter uma máquina de cartão

Sendo você pessoa física ou jurídica, algumas considerações são essenciais para obter uma máquina de cartão com segurança e assertividade. Abaixo, você confere um passo a passo com as dicas mais importantes sobre como pedir uma máquina de cartão de crédito. 

1. Escolha a melhor operadora de máquinas de cartão

A primeira recomendação para escolher bem o equipamento é: estude as possibilidades e conheça a fundo as condições de contratação! 

Como estamos falando de um mercado crescente, com atualizações e lançamentos constantes, é importante buscar referências e tentar encontrar a melhor opção de máquina de cartão para o seu negócio. 

Quer algumas dicas sobre o que pesquisar? Confira abaixo: 

  • Valores das taxas
  • Condições de manutenção das máquinas
  • Possibilidade de upgrade gratuito no sistema
  • Garantia
  • Bandeiras aceitas

2. Escolha o melhor modelo de máquina de cartão para o seu negócio

Entendendo qual a melhor operadora de máquinas de cartão, fica mais fácil dar o próximo passo: escolher modelo de máquina que melhor se adequa ao seu perfil de negócio. 

Os catálogos de possibilidades são extensos, e, com base nas características de sua empresa, é possível determinar a melhor opção para você: 

  • Maquininhas com funcionamento via Wi-Fi ou Bluetooth: dependem exclusivamente de um local com rede acessível ou celular com ampla rede de dados para funcionarem. Por isso, são mais indicadas para empreendimentos que possuem sede física ou que atuam em locais fechados. 
  • Maquininhas com chip representam maior autonomia para o empresário, podendo ser utilizadas em locais abertos ou com liberdade de mobilidade
  • Maquininhas com fio: nesse caso, é essencial possuir um terminal fixo para realizar os pagamentos. Portanto, essa modalidade de maquininha é adequada para quem possui o negócio sediado em um endereço físico. 
  • Maquininhas contactless: a modalidade de pagamento é novidade, mas já deve ser considerada por empreendedores que desejam simplificar e inovar nas condições oferecidas aos clientes. A máquina funciona com uma antena de radiofrequência que lê as informações do chip dos cartões e autoriza a transação. Para saber mais, leia nosso post sobre o que é o cartão contactless e como funciona esta modalidade de pagamento.

3.Cadastre-se no site ou entre em contato com a central de atendimento

Tendo em mente a operadora e o modelo de máquina que melhor se encaixam em seu perfil de negócio, é hora de dar início à transação.

Entre em contato pelo site ou central de atendimento da empresa de máquina de cartões escolhida e dê início ao processo de contratação do produto. 

A maioria das empresas (PagSeguro, SumUp, Cielo, Rede, entre outras) possui, em seu site, um formulário online para solicitação do equipamento ou permite a realização direta da compra. Outras empresas, como a Stone, oferecem a você a possibilidade de escolher a plataforma pela qual fará sua aquisição: WhatsApp, chat ou site. 

como obter máquina de cartão pelo site Stone
Como obter máquina de cartão pelo site da Stone
como obter máquina de cartão Cielo
Página de registro para obter máquina de cartão Cielo
como pedir máquina de cartão Sumup
Para obter uma máquina de cartão pela SumUp, é necessário criar um cadastro

4.Compre e receba o produto

Após o contato com a operadora e compra efetiva do produto, é só aguardar. O prazo médio de entrega das maquininhas no endereço indicado varia entre 2 e 15 dias. 

Com o equipamento em mãos, é hora de conhecer de perto suas funcionalidades e torná-lo um importante aliado para as vendas.

Em qualquer negócio, adquirir um novo produto ou agregar uma nova tecnologia exige conhecimento profundo sobre os gastos, a NCG –  necessidade de capital de giro e a saúde financeira da empresa. Uma escolha errada pode trazer inúmeros impactos à receita do negócio, então, não subestime as etapas dedicadas a estudos e avaliações em nossa lista! 

Agora que você já sabe como adquirir uma máquina de cartão, está pronto para navegar mais profundamente nos mares do mercado das Fintechs. Assine nossa newsletter e não perca nenhum artigo! 

Comentários