Pagamento Online

Xoom ou TransferWise: qual o melhor serviço para transferências internacionais?

7 de January de 2021
Xoom ou TransferWise: qual o melhor serviço para transferências internacionais?<

Entre as diversas formas de envio de dinheiro para o exterior disponíveis virtualmente, Xoom ou TransferWise estão entre os mais procurados. Os serviços destacam-se pela desburocratização e tarifas mais acessíveis. Entretanto, entre as duas opções, quais as divergências e qual o melhor serviço para transferência de dinheiro para o exterior?

As duas ferramentas possuem algumas diferenças elementares que podem ser essenciais na escolha do cliente em qual serviço utilizar, a depender do local onde esteja e o destino do dinheiro, além das moedas que deseja operar. 

Vamos conhecer cada uma delas aprofundadamente para não haver dúvidas na hora de escolher entre Xoom ou TransferWise? Vem com a gente!

Xoom: o que é e como funciona?

O Xoom é um serviço de transferência internacional de valores financeiros pertencente à gigante PayPal. Portanto, a segurança do serviço é garantida pelas ferramentas de criptografia da multinacional californiana.

Com o Xoom, você pode fazer transferências entre contas correntes de países diferentes com valores e taxas previamente estipuladas antes do processamento da operação. Dessa forma, o usuário não tem dores de cabeça e já sabe de antemão os custos do processo.

O Xoom também permite o pagamento de contas internacionais e o carregamento de créditos de celulares por meio do aplicativo.

Como é o processo de envio do dinheiro pelo Xoom?

Estabelecemos abaixo um passo-a-passo didático que vai da criação da sua conta pessoal no Xoom até o envio do dinheiro:

  1. Crie sua conta pelo site oficial ou aplicativo (usuários PayPal já podem utilizar os dados da conta para o Xoom)
  2. Finalizado o cadastro, já na página inicial é possível fazer simulações de montantes que você desejaria enviar para uma conta estrangeira, assim como saber os valores de taxa de serviço e de câmbio de antemão.
  3. Em seguida, você define a forma de recebimento do dinheiro por parte do destinatário. As possibilidades são via depósito em conta bancária, coleta em espécie em locais parceiros ao redor do mundo ou entrega pessoal na residência do destinatário.
  4. Escolha a forma de pagamento, que pode ser por transferência bancária ou pagamento no cartão (crédito ou débito).
  5. A operação é revisada e iniciada de acordo com a vontade do usuário
  6. Por fim, o usuário pode acompanhar a linha do tempo do envio do montante até chegar ao destinatário (tanto pela página de rastreamento do app quanto pelo recebimento de e-mails com a atualização do status do pedido).

Quanto tempo demora a transação no Xoom?

O dinheiro demora geralmente entre 2 e 3 dias úteis para ser recebido pelo Xoom. Depois, ainda há mais alguns dias de espera a depender da forma de recebimento escolhida pelo destinatário.

Alguns outros fatores podem afetar também essa estimativa, como feriados, finais de semana ou o horário em que o dinheiro foi enviado.

Eu posso enviar dinheiro de uma conta brasileira para uma estrangeira?

Não. Este provavelmente é o grande obstáculo do Xoom para os usuários brasileiros. As operações de envio de dinheiro só podem ser feitas de uma conta estrangeira para uma conta brasileira. Isso é, de uma moeda estrangeira para o Real.

Enviar valores em Real de uma conta nacional para conversão em moeda estrangeira no exterior não é possível pelo Xoom.

Quais são as taxas do Xoom?

Assim como em todas as ferramentas de envio de dinheiro para o exterior, além do câmbio, é cobrada uma taxa de serviço por parte da empresa que impacta o montante total pago pelo usuário.

Além da taxa de serviço, é cobrado o spread. O que é o spread? É uma margem de receita em relação ao valor do câmbio comercial. Esta margem é criada pela empresa e, no caso do Xoom, é arredondada para o valor de R$ 0,05.

TransferWise: o que é e como funciona?

Antes de chegarmos às conclusões gerais sobre o melhor serviço de transferências internacionais entre Xoom ou TransferWise, vamos falar um pouco agora sobre o TransferWise.

A empresa britânica é provavelmente o mais famoso serviço de transferências de dinheiro para contas internacionais e geralmente o primeiro com que os interessados no serviço tem contato.O TransferWise se notabiliza pelas baixas taxas, a velocidade do envio, a grande variedade de moedas com que opera e a simplicidade de sua ferramenta.

transferwise

Em um mundo cada vez mais conectado e desprovido de fronteiras, o serviço oferecido por empresas como Xoom ou TransferWise as fizeram ganhar mais notoriedade e paulatinamente substituirem a exclusividade e tarifas geralmente mais caras dos grandes bancos.

Como é o processo de envio de dinheiro pelo TransferWise?

Muito similar ao processo do Xoom, o TransferWise pede o seguinte passa-a-passo para processar o envio:

  1. Crie sua conta pelo site ou aplicativo
  2. Com o cadastro finalizado, faça a simulação dos valores com as especificações de todas as taxas e cobranças (uma data de recebimento do dinheiro já será mostrada) e clique em Continuar
  3. Selecione o destinatário da transferência
  4. Confiar os valores a serem enviados e os dados de recebimento do destinatário; clique em Confirmar e Continuar
  5. Escolha entre transferência manual pelo próprio banco ou depósito bancário (se optar por depósito, há um pequeno aumento no valor cobrado em taxas e geralmente demora mais um dia); clique em Efetuar Pagamento
  6. Se a escolha foi transferência manual, você será redirecionado para uma página com os dados de envio da conta destino da TransferWise; caso tenha sido boleto, abra o documento e pague o boleto de acordo com suas preferências.
  7. Por fim, o usuário pode acompanhar a linha do tempo do envio do montante até chegar ao destinatário (tanto pela página de rastreamento do app quanto pelo recebimento de e-mails com a atualização do status do pedido).

Veja mais detalhes de como usar o TransferWise no vídeo abaixo, do canal Fazer as Malas:

Quanto tempo demora a transação no TransferWise?

Os pagamentos demoram cerca de 1 a 2 dias úteis para serem processados e chegarem na conta do destinatário, podendo durar um dia a mais em caso de pagamento via boleto bancário. 

O TransferWise só faz envio de dinheiro para destinatários com conta corrente. Não há conversão para envio em espécie.

Como funcionam as taxas?

O TransferWise cobra apenas sua taxa de serviço com o IOF já incluído. O spread ou margem de câmbio comercial cobrada pelo Xoom não é cobrado pelo TransferWise.

As transferências pelo aplicativo britânico, nesse caso, saem mais baratas. O TransferWise também possui tarifas progressivamente menores de acordo com o valor do montante enviado. Quanto mais caro, menores são as tarifas. 

A tarifa incidente sobre o valor enviado pode ir de 0,8% do valor total enviado até 0,63%. 

Afinal, Xoom ou TransferWise? Qual escolher?

Como podemos ver de acordo com as descrições feitas acima, há alguns pontos de divergência e convergência que podem guiar o usuário na escolha entre Xoom ou TransferWise.

O serviço oferecido por ambos é muito similar quanto à operação. Porém o TransferWise tem vantagem quanto ao menor valor cobrado quanto às taxas e quanto à velocidade do envio. Além do mais, a empresa britânica sai na frente da concorrência quanto aos usuários brasileiros, pois permite o envio de valores em reais para outras moedas estrangeiras, de contas originalmente fixadas no Brasil.

Já o Xoom sai na frente quanto à possibilidade de enviar dinheiro em espécie sem ter uma outra conta corrente necessariamente como destino. Para os usuários interessados nesse método, o serviço pertencente ao PayPal é a melhor alternativa.

No fim das contas, cabe ao usuário entender qual serviço combina melhor com as suas necessidades. Aqui no blog já fizemos um comparativo entre o TransferWise e a Revolut e o TrasferWise e o MoneyGram. Além disso, também existem outras várias oportunidades de envio de dinheiro para o exterior por meio de outras ferramentas, como a Remessa Online, por exemplo.

remessa online xoom ou transferwise

E aí? Decidiu qual escolher entre Xoom ou TransferWise? Esperamos ter ajudado! Continue acompanhando o blog para obter as melhores informações sobre finanças!