Startup

Como acelerar minha startup? Confira 5 dicas para usar no dia a dia

23 de March de 2022
Como acelerar minha startup? Confira 5 dicas para usar no dia a dia<

A procura por ter ou abrir uma startup cresce a cada dia. Com o surgimento de ideias novas, especialmente no universo digital, fica o anseio para quem já possui seu empreendimento e, naturalmente, surge o questionamento:  afinal, como acelerar minha startup

Uma startup é capaz de inserir algo novo no mercado, desenvolver uma ideia nova diferente e escalável. No ramo dos empreendimentos, é considerada uma empresa emergente, normalmente sem muitos fundos, operando sob  condições de incerteza. 

Ou seja, o desenvolvimento de uma startup depende de um bom gerenciamento, um bom produto, mas também, muitas vezes, de captar investidores interessados em potencializar o negócio. 

Os investimentos nas startups aceleram o seu processo de crescimento e as ajudam a pegar tração no mercado.  

Uma boa “regra de bolso” para  obter investimentos de aceleração de startups é reconhecer que a empresa em questão pode agregar  valor para clientes, empresas e empresários. Afinal, os investidores de startups avaliam esses critérios ao definir se o empreendimento está em um bom momento para receber um aporte. 

Assim, com o intuito de simplificar esse processo, separamos cinco dicas para ajudar uma startup a se preparar para ser acelerada. Lembrando que essas dicas podem ser usadas para  expandir a empresa, atrair clientes e despertar interesse de investimentos externos. 

Confira também: Dicas de ouro para ter excelência no atendimento ao cliente para startups

Como acelerar minha startup? 5 dicas que você precisa saber

Apesar desse processo parecer um mistério, não é! Confira agora cinco  dicas que aumentam as chances de aceleração das startups.  

  1. Incubadoras e Aceleradoras 

Incubadoras e Aceleradoras são organizações que atuam facilitando o desenvolvimento e, também, guiando as startups para um processo de maior maturidade. Todavia, possuem algumas diferenças na forma de atuação e são destinadas para ramos diferentes. 

As Incubadoras atuam em empresas que necessitam de auxílio do poder público. Geralmente em estágios iniciais, mas que já possuem um plano de negócios bem estruturado. São um modelo tradicional de consultoria e possuem gestores capazes de atuar como mediadores do poder público. 

As Aceleradoras são investidores que focam em startups com potencial de crescimento rápido, geralmente já em estágios mais avançados. Os investidores e empreendedores procuram um modelo de negócio escalável e não somente uma oportunidade de pequena empresa. 

  1. Networking 

Se perguntando “como acelerar minha startup”? Na verdade, pode ser que você ainda não conheça as pessoas certas. Mas como fazer um bom networking? 

O networking empresarial forma uma rede de contatos que possuem interesses profissionais semelhantes e favorecem a troca de informações sobre os serviços e produtos. Dessa forma, um bom network possibilita alcançar novos parceiros, clientes e até investidores para acelerar sua startup. 

Lugares propícios para criar e manter um bom relacionamento no ecossistema de startups são os eventos que envolvem empreendedorismo e inovação. Assim é possível conhecer potenciais parceiros e investidores que serão de grande ajuda para a sua startup em algum momento da sua jornada empreendedora. 

  1. Investindo de maneira eficaz 

O planejamento financeiro faz parte do dia a dia de qualquer pessoa que deseja manter controle  dos seus ganhos e gastos e para uma empresa não pode ser diferente. A alocação do dinheiro deve ser feita de maneira criteriosa a fim de não desperdiçar os recursos, muitas vezes escassos. 

O planejamento é necessário tanto para sua startup ter progresso quanto para atrair os aportes financeiros de investidores. Uma empresa que possui um balanço sólido chama atenção na hora de ser escolhida para a aplicação de verbas. 

  1. Gestão da Startup

A gestão administrativa do negócio é um dos pontos essenciais para quem se pergunta “como acelerar a minha startup” . Ou seja, um bom planejamento empresarial e a implementação de uma metodologia eficaz pode acelerar o desenvolvimento da startup. 

Nesse sentido, um dos modelos mais famosos de gestão para novas empresas é chamado de Lean Startup, ou startup enxuta, um conjunto de processos que é usado para desenvolver, de forma eficaz, produtos e mercados. 

De maneira geral, a metodologia de lean visa identificar e eliminar desperdícios de processos a fim de otimizar os custos e, por fim, a tomada de decisão. 

Saiba mais sobre a lean startup:


Além disso, a gestão fiscal da empresa deve sempre se manter eficiente, o cumprimento das obrigações tributárias é essencial para um bom funcionamento da startup de maneira geral. Inclusive, para auxiliar o empresário, a Receita Federal possui uma agenda tributária que disponibiliza datas para a entrega de documentações de quitação. 

Leia também: Planejamento estratégico para Startups 

  1. Gestão de Equipe

A equipe de uma startup bem-sucedida normalmente é enxuta e qualificada. Se você realmente deseja superar a fase “como acelerar minha startup”, é indicado ao menos um especialista em cada assunto que será trabalhado na startup. 

O time deve ser engajado no assunto da empresa e muito bem liderado, cada um deve saber exatamente o seu papel e ter autonomia para executá-lo. Além disso, é sempre importante estar atento aos feedbacks externos, tanto para readequação dos funcionários quanto no desenvolvimento dos produtos. 

Fortalecendo a aceleração de startups 

O processo de desenvolvimento de uma startup começa quando parte de um projeto de papel e se torna uma empresa ativa no mundo dos negócios. E mesmo depois de muito bem colocada no mercado ainda é possível continuar alavancando, assim, duas dicas bônus que vem depois da resposta ao “como acelerar minha startup?”. Confira:

Rodadas de Investimento 

Nesse cenário de aceleração de startups, os investidores buscam uma empresa em “growth stage”, ou seja, em um cenário mais “desenvolvido” e com tração no negócio. Assim, é possível que sua empresa participe de fundos de investimentos que buscam alocar o capital em startups com grande potencial de crescimento. 

Essa modalidade pode ser encontrada no mercado de venture capital, onde os investidores participam ativamente das ações e negociações da empresa. Os investidores adquirem uma parcela da empresa ao alocar uma grande quantia  de dinheiro na startup. 

Fusões e aquisições 

No ramo empresarial é muito comum a fusão de duas empresas que atuam no mesmo ramo, portanto, uma associação de startups pode acelerar o crescimento de uma delas ou até de ambas, tornando-as uma empresa maior e mais forte no seu mercado . 

Nesse sentido, é importante avaliar as vantagens complementares de uma fusão com outra startup. 

Uma oferta para aquisição de startup pode abrir espaço para um crescimento além do esperado. Ao vender grande participação da sua startup, é possível ainda continuar ganhando e colocá-la em um patamar mais rentável. 

Assim, é importante ter um plano traçado para acelerar o crescimento da sua startup e saber a hora de negociar a empresa. 

Como vimos, para responder à dúvida “como acelerar minha startup”, levantamos algumas dicas práticas do dia a dia que tornam sua empresa em estágio inicial  mais visada por investidores, potenciais parceiros e funcionários. 

Para ajudar na sua jornada, deixamos um guia para calcular o valuation da sua empresa, não deixe de conferir! Guia de como calcular o valuation de uma startup.