Transformação Digital

Como implementar blockchain na empresa? Conheça 3 opções

20 de July de 2022
Como implementar blockchain na empresa? Conheça 3 opções<

Quer tornar os processos da sua empresa menos burocráticos e mais eficientes? Então, venha descobrir como implementar blockchain para otimizar a produtividade, com 3 exemplos práticos: meios de pagamento, registros e logística. 

Vale lembrar que a blockchain teve como uma de suas primeiras aplicações a criação do Bitcoin. Posteriormente, outras criptomoedas surgiram com base nessa tecnologia.

Hoje, a blockchain é utilizada em diferentes áreas que vão além do mercado financeiro. Ela tem ajudado as companhias na validação de dados, autenticação de informações e otimização dos fluxos de trabalho e processos organizacionais.

Neste artigo, você vai entender melhor essa tecnologia e como implementar a blockchain em uma empresa. Afinal, isso vai além do Bitcoin e da blockchain carteira de criptomoedas.

O que é blockchain?

A blockchain – ou cadeia de blocos – é uma tecnologia apresentada ao mundo pela primeira vez em 2008. Ela surgiu no documento A Peer-to-Peer Electronic Cash System, redigido por Satoshi Nakamoto – nome fictício do criador do Bitcoin.

Esse documento, que serviu como base para a criação do conceito de criptomoeda, define a blockchain como:

“Uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho”.

Colocando dessa forma parece confuso, né? Mas, fique calmo, pois vamos esclarecer tudo isso.

Pense em um livro de contabilidade no qual ficam registradas todas as transações realizadas em diferentes locais. No caso da Bitcoin blockchain, por exemplo, o registro de envio e recebimento da criptomoeda é feito nessa cadeia de blocos e não pode ser alterado

Nesse caso, cada transação financeira fica armazenada em blocos, sendo protegida por criptografia segura. E o que conecta esses blocos são códigos conhecidos como “hash”.

Na mineração de criptomoedas, o trabalho dos mineradores é justamente fazer o cálculo deste código hash. Isso promove a ligação entre os blocos que armazenam as transações.

Ou seja, a blockchain apresenta um mecanismo seguro para registro e autenticação de dados. E é isso que impede a adulteração dos mesmos e garante sua integridade.

As 5 etapas da blockchain

O mecanismo da blockchain funciona de acordo com algumas etapas, sobre as quais falaremos a seguir. Entenda melhor o funcionamento dessa tecnologia:

1 – Início da transação

Nesse momento inicial, é feita a troca de dados. Como bem vimos, a transação pode ser de criptomoedas ou de qualquer outro dado e informação.

2 – Criação do bloco

Na segunda etapa, é criado o bloco em que a transação fica armazenada e ele passa a integrar a cadeia.

3 – Verificação dos dados

Os dados são verificados, de modo a garantir sua autenticidade e determinar a validade da transação.

4 – Criação do hash

Cada bloco das transações verificadas recebe uma identificação criptografada do código hash. Além disso, há uma referência do bloco anterior, dando origem à blockchain.

5 – Execução

Na última etapa, os dados são finalmente transferidos entre as partes, concluindo a transação.

Como implementar blockchain? Conheça 3 exemplos

Bom, agora que você já sabe o conceito, que tal conferir como implementar blockchain na prática? Tal como já mencionamos, existem formas que vão além das criptomoedas, incluindo as que listamos adiante.

A blockchain pode ser utilizada para validar diferentes tipos de documentos e transações, certo? Isso vai desde as operações financeiras em bancos tradicionais até a possibilidade de rastrear votos em uma eleição, como ocorre na Estônia.

Essa tecnologia confere transparência e alto potencial de rastreabilidade de dados. Consequentemente, isso garante mais eficiência e segurança aos mais variados processos.

Descubra abaixo alguns exemplos de como implementar blockchain nas empresas:

1 – Meios de pagamento

A blockchain pode ser usada para simplificar pagamentos. O processo de transferência de valores entre a empresa e os clientes não precisa mais do intermédio da instituição financeira, que é como ocorre na maioria das vezes.

Em outras palavras, o pagamento é feito de forma descentralizada, sem a mediação de um banco. Para isso, a companhia usa os tokens criptografados.

2 – Elaboração de contratos de registros

Adicionalmente, a blockchain pode ser aplicada aos chamados “contratos inteligentes”. Nessa modalidade, os documentos são redigidos com base em códigos digitais formalizados entre as partes.

Os termos do contrato são armazenados na blockchain e não podem ser alterados. É possível também automatizar pagamentos e contrapartidas. Dessa forma, não é necessária a intermediação de cartórios e outros órgãos para atestar a validade e autenticar o documento.

3 – Logística

Por fim, a blockchain pode ser implementada no setor de logística. Com isso, pode-se ter mais controle sobre toda a cadeia de suprimentos. 

O processo logístico se torna menos burocrático e mais ágil com a blockchain. Isso porque a tecnologia agiliza o rastreio de dados e demais informações referentes ao andamento das operações.

Viu que há várias maneiras de como implementar blockchain? Aqui na Fintech, temos vários artigos que aprofundam esse tema, o que possibilita a inovação em diferentes áreas do seu negócio.