Trends

Como ser gestor financeiro? Dicas e características da profissão

3 de March de 2022
Como ser gestor financeiro? Dicas e características da profissão<

A área de Finanças e Contabilidade, em especial o cargo de gestor financeiro, é uma das mais procuradas pelos jovens que desejam uma sólida carreira nas empresas. 

A boa remuneração é um dos atrativos. De acordo com levantamento do site Vagas.com, por exemplo, um diretor financeiro experiente pode ter um salário líquido de até R$ 17.900,00.


Além disso, quem ingressa no segmento poderá assumir cargos estratégicos nas empresas, ao poder tornar-se um Chief Financial Officer, ou CFO. Isso é possível porque, como muitos estudiosos de Ciências Contábeis indicam, “o setor financeiro é o cérebro de uma empresa”, já que é a partir dele que a viabilidade para os projetos são aprovadas.

Por isso, neste artigo, explicaremos como ser gestor financeiro, além das principais habilidades e competências desse profissional. Também abordaremos quais os requisitos necessários para que você se candidate ao cargo e esteja preparado para esse desafio!

O que faz um gestor financeiro?

Em resumo, o gestor financeiro é responsável por planejar e acompanhar o uso dos recursos financeiros de uma empresa ou instituição. É papel dele controlar o fluxo de caixa empresarial, garantindo a sobrevivência do negócio, tanto no cotidiano quanto em momentos de crise.

As oportunidades oferecidas nas grandes empresas multinacionais, em especial, vão desde o assistente financeiro, passando por analista, coordenador, gerente, diretor e diretor-geral financeiro. Explicaremos abaixo as funções de um gestor financeiro, divididas em três categorias:

Auditoria

O gestor financeiro garante que a empresa está em conformidade com as leis e práticas vigentes em âmbito municipal, estadual e federal. Além da análise, é necessário ter grande conhecimento do planejamento tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos do mundo.

O ramo de auditoria financeira é formado por players robustos, como a Deloitte, a PwC, a Ernst & Young.e a KPMG. Em âmbito público, os Tribunais de Contas dos municípios, Estados e o Tribunal de Contas da União também guardam oportunidades.

Análise Financeira

Nessa área, as funções de um gestor financeiro são resumidas em identificar as principais oportunidades de investimento e negócios para a empresa. Isso exige, além de visão de mercado, a criatividade e boa leitura da situação para imaginar cenários futuros, em condições adversas.

Para além do serviço interno, já realizado pelos gestores financeiros, empresas como o Sebrae realizam o serviço externamente, com foco em desenvolvimento regional e em micro e pequenas empresas.

Consultoria

Ligado fortemente ao cargo de gestor financeiro, refere-se a orientação da melhor forma de administração para a renda da empresa. Para isso, ele precisa usar técnicas ligadas à gestão de projetos e de equipes, sejam da área financeira ou sejam multidisciplinares.

Em grandes empresas, por exemplo, cada setor possui um consultor interno de finanças e negócios. O objetivo dele é, muitas vezes, identificar se projetos propostos pelos setores estão em consonância com os objetivos gerais da empresa. Ele pode ser tanto um consultor interno quanto externo, atuando como pessoa jurídica.

A carreira de gestor financeiro possui diferentes especialidades, que podem ser conquistadas aliando um compromisso com a educação continuada, além de acúmulo de boas experiências na área.

Assim, será mais fácil saber qual o próximo passo sobre como ser gestor financeiro para diferentes empresas.

Onde um gestor financeiro pode trabalhar?

Como já colocado, o setor financeiro é o cérebro das empresas e por isso, a atuação de um gestor financeiro é vasta, sendo possível em diferentes negócios. Por isso, os locais de maior oportunidades para uma profissional de gestão financeira são as seguintes:

  • bancos;
  • instituições financeiras;
  • comércio;
  • indústria;
  • empresas governamentais;
  • ONGs.

É importante salientar que, em muitos cargos, as responsabilidades financeiras se unem às responsabilidades administrativas de uma empresa – em especial, nas pequenas e médias empresas. Você pode até trabalhar em uma startup, sabendo o que é preciso para trabalhar nesse modelo de empresa.

Outras possibilidades de atuar é como prestador de serviços, com horários específicos para atender empresas, até mesmo com uma fintech de contabilidade. Também é possível como consultor, indicando as melhores ações a serem tomadas para os negócios.

Quais as principais características de um gestor financeiro?

Antes de tudo, é importante que o gestor financeiro tenha desenvolvido, ao longo de sua trajetória, características a serem encontradas em gestores de diferentes setores. Algumas das habilidades para exercer as funções de um gestor financeiro, então, são a liderança, a proatividade e a saber como gerenciar a sua equipe.

Para focarmos nossos esforços, apontaremos aqui algumas das habilidades e competências necessárias especificamente para a gestão financeira de uma empresa ou instituição. Assim, você conseguirá, também, dedicar mais tempo para desenvolver essas características, tão específicas da profissão.

Gostar de grandes cálculos e problemas

Por ser uma área que exige conhecimentos avançados em Matemática e Administração, é importante que você, futuro gestor financeiro, não tenha dificuldade em entender e realizar cálculos.

Além disso, o raciocínio lógico precisa ser apurado e diferenciado da maioria. Isso porque o gestor financeiro é responsável por resolver problemas com agilidade, eficiência e sem perder a visão no cotidiano da empresa e do mercado.

Tal aspecto mostra-se mais relevante entre os brasileiros que, de acordo com notícia da Agência Brasil, amargou a 38ª posição entre estudantes de 44 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na área de Lógica.

Versatilidade para atuar com planejamento tributário

Já comentamos, em tópicos anteriores, sobre a complexidade do planejamento tributário brasileiro. Mesmo assim, vale o reforço: como  ser gestor financeiro implica em atuar de acordo com diferentes legislações, a versatilidade, além da grande capacidade de leitura e síntese, farão a diferença na carreira.

Uma das soluções que ameniza o problema é o uso de softwares específicos, que mostram as atualizações legais de modo ágil. Alguns deles são o Tax One, da Thomson Reuters, e o JOTA PRO Tributos.

Bom uso do Excel e softwares de gestão financeira

Além de ser responsável pelas operações e fluxos da sua própria área, um gestor financeiro de grande empresa precisa também saber analisar os registros de outros setores, como Marketing, RH e Jurídico. Inicialmente, então, é necessário que ele consiga utilizar e entender muito profundamente o Excel, largamente utilizado na gestão financeira.

Além disso, cada vez mais as grandes empresas têm adotado, como forma de unificar dados e insights, os sistemas. Alguns deles são o ERP e o CRM. 

Se você quiser saber mais sobre as versões brasileiras de sistemas CRM, leia nosso artigo : CRM brasileiro: as vantagens de investir + 4 indicações.

Saber priorizar recursos e analisar cenários

Em momentos mais críticos de uma empresa, o gestor financeiro será muito requisitado para ajudar nas análises do cenário interno e externo, além de embasar as melhores decisões. É tarefa dele auxiliar para que essas decisões sejam mais assertivas e em consonância com o futuro da empresa.

Para além da experiência, que ajuda no pensamento crítico,  ele deve estar atualizado sobre os cenários nacional e internacional, tanto do setor financeiro e tributário, quanto de outros assuntos, como a política. Entender como as empresas são impactadas pela economia brasileira, por exemplo, pode ser o diferencial em uma situação difícil.

A leitura diária de jornais como O Globo, Folha de São Paulo e outros, mais específicos, como o Valor Econômico, será muito útil.

Criatividade na resolução de problemas

Além de todos os tópicos já abordados, conseguir enxergar “fora da caixa” e preparar soluções inusitadas, a partir dos dados disponíveis e do próprio conhecimento de mundo da empresa, faz toda a diferença.

Ter um caderno à mão para anotar ideias, refletir sobre o dia a dia na sua futura profissão e ter contato com pessoas já atuantes no receio pode ser importante para lidar com os diferentes problemas que uma empresa possa ter, em questões financeiras. Desses métodos, podem até mesmo surgir formas de como melhorar a relação com o seu cliente.

E assim, seguindo todas as dicas acima, você pode se preparar melhor e saber como ser gestor financeiro daqui a alguns anos

Afinal, como ser gestor financeiro?

No geral, os profissionais que chegam nesses cargos possuem graduação em três áreas: Administração, Ciências Contábeis e Economia. Essas duas primeiras, inclusive, são carreiras muito procuradas tanto no Sistema de Seleção Unificada (SISU), voltado para as instituições públicas, quanto no Programa Universidade Para Todos (Prouni), para as instituições privadas.

Já entre os cursos tecnólogos, alguns deles que chamam a atenção são: Gestão Pública, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade e Processos Gerenciais. Um diferencial importante é o inglês, que dá acesso às multinacionais de diferentes setores.

O gestor financeiro pode salvar a vida de muitas pessoas

Ao ajudar a tomar boas decisões para a empresa, o profissional de gestão financeira, de modo direto ou indireto, consegue auxiliar na vida de todas as pessoas empregadas ou vinculadas a uma empresa. Seu trabalho, então, influencia muito mais do que as atribuições indicadas.

O que sabemos é que Finanças e Contabilidade é uma área em franco crescimento, que aceita novos profissionais a cada momento. Vale muito a pena investir na carreira de gestor financeiro!
E se você quiser saber como organizar financeiramente uma empresa e um pouco mais sobre como ser gestor financeiro, dê uma olhada no nosso conteúdo : “Dicas para obter sucesso financeiro em seu negócio”.