Criptomoedas

O que é a Ethereum? Descubra tudo sobre a plataforma e a criptomoeda

18 de February de 2023
O que é a Ethereum? Descubra tudo sobre a plataforma e a criptomoeda<

Com o surgimento e crescimento das criptomoedas na última década, muitas pessoas que buscam investimentos se depararam com esse novo mercado: Bitcoin, Litecoin, Tether e outras. Hoje vamos falar sobre a segunda criptomoeda mais valiosa e explicar para você o que é a Ethereum, como ela funciona e as vantagens de investir nela.

Você sabia que a Ethereum não é apenas uma criptomoeda, mas também uma plataforma muito útil para desenvolvedores, pessoas e empresas do mundo todo?

Entenda como funciona essa plataforma e porque a criptomoeda Ethereum está tão valorizada!

Ethereum: o que é e como surgiu essa plataforma?

Quando falamos sobre a Ethereum podemos estar mencionando tanto uma plataforma quanto uma criptomoeda. A plataforma Ethereum foi criada para permitir a programação de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e transações na criptomoeda Ether (também conhecida como Ethereum).

Foi criada em 2013 pelo programador russo Vitalik Buterin, entrou no ar em 2015, mas a sua criptomoeda só começou a circular em 2017.

Para garantir a segurança das transações, ela utiliza a tecnologia Blockchain como base. Isso garante que todas as transações são validadas pelos usuários por meio de uma rede formada por cadeias de blocos de informações. Além disso, ela é formada por um projeto de código aberto.

Atualmente, a criptomoeda Ethereum (ETH) é a segunda moeda com mais capitalização no mercado, perdendo apenas para o Bitcoin. Por conta disso, é vista como uma possibilidade interessante de diversificação da carteira de investimentos.

O principal papel dessa criptomoeda é alimentar o sistema da plataforma Ethereum, funcionando como uma moeda de troca. Até maio de 2021, já haviam sido mineradas mais de 116 milhões de ETH.

Entenda melhor o que é a Ethereum neste vídeo:

Agora que você já sabe o que é a Ethereum é hora de entender como a plataforma funciona. 

Como funciona a Ethereum?

A plataforma Ethereum pode ser utilizada por pessoas, empresas ou instituições para criar votações, registros de documentos, apólices de seguro, campanhas de crowdfunding, transferências monetárias, entre outros.

O objetivo da Ethereum é facilitar qualquer tipo de atividade que possa ser programada, dessa forma ela substituiu o trabalho humano por computadores que processam cálculos complexos.

Entre as instituições que fazem parte da Enterprise Ethereum Alliance, uma aliança que possibilita que organizações adotem e usem a tecnologia Ethereum no dia a dia dos negócios estão Santander, Microsoft e Accenture.

Essa aliança mostra a importância da tecnologia da Ethereum no mundo dos negócios e a solidez que a plataforma tem conquistado ao longo dos anos, um dos motivos para o crescimento do valor da criptomoeda. 

Dentro da plataforma, os contratos digitais são feitos por meio do smart contract, uma maneira tecnológica e inteligente de confirmar que as duas partes cumprem o acordo combinado, aumentando a transparência e segurança da Ethereum.

Apesar de ir além do mercado financeiro, a criptomoeda Ethereum é fundamental para o financiamento dentro da plataforma. Isso porque ela foi utilizada a princípio para recompensar os desenvolvedores que usam a plataforma, e agora ela funciona como uma espécie de combustível para as aplicações.

O tempo de transação da criptomoeda Ethereum é um de seus maiores diferenciais: 20 segundos. O Bitcoin, por exemplo, leva 10 minutos.

Outra comparação interessante com o Bitcoin é que a Ethereum não possui limite de mineração, ao contrário da criptomoeda mais famosa que tem um limite de 21 milhões de moedas a serem mineradas. 

Entenda melhor o que é minerar Bitcoin ou Ethereum neste texto.  

5 vantagens de investir em Ethereum

Muitas pessoas buscam a criptomoeda Ethereum como uma maneira de diversificar a sua carteira de investimento. Isso porque ela é uma das melhores criptomoedas do mercado, sendo a segunda mais valorizada, perdendo apenas para o Bitcoin.

Como a valorização da criptomoeda Ethereum depende diretamente também do sucesso da plataforma, é interessante saber algumas das vantagens dessa plataforma, que acabam aumentando o valor da criptomoeda:

  1. transações rápidas e registro de informações: o que aumenta a segurança dos usuários;
  2. smart contract: os contratos são executados conforme as configurações definidas pelas partes, aumentando a transparência e eficiência do processo;
  3. descentralização: o uso do blockchain faz com que não exista uma autoridade central, isso torna a plataforma mais livre;
  4. eficiência: os processos automatizados dentro da plataforma garantem uma maior rapidez e validade para as transações;
  5. confiabilidade: o uso da tecnologia blockchain faz com que a plataforma seja confiável, embora sempre suscetível a falhas humanas.

Essa é uma das redes mais seguras para transações rápidas e possui uma flexibilidade muito grande na programação e desenvolvimento de aplicativos descentralizados.

Se depois de entender o que é a Ethereum você ficou com interesse em investir na criptomoeda, saiba que o processo é bem simples.

Basta escolher a maneira como investir (via P2P ou corretora), separar um valor mínimo (que pode variar de R$25 a R$50) e comprar a criptomoeda. As taxas podem variar dentro de cada corretora.

Como essa criptomoeda é um tipo de investimento de renda variável, os riscos podem ser altos, pois não há previsibilidade no futuro das negociações. Mas é possível ter um alto retorno se você souber aproveitar a onda de valorização, além de compreender como está a oferta e a demanda da criptomoeda.

Quer saber mais sobre investimentos em criptomoedas? Conheça o curso Segredos do Bitcoin 3.0 e vire especialista no investimento em moedas virtuais!