Finanças Pessoais

Como quitar dívidas com bancos? Confira 5 dicas e uma bônus para limpar o seu nome na praça

3 de July de 2021
Como quitar dívidas com bancos? Confira 5 dicas e uma bônus para limpar o seu nome na praça<

O número de brasileiros endividados alcançou uma marca histórica em 2020. O resultado, impulsionado pela pandemia de Covid-19, foi de 66,5% de famílias brasileiras com dívidas em aberto, de acordo com o Banco Central.

Já dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor revelam que o endividamento das famílias no ano passado com os bancos chegou a representar 51% da renda. 

E esse tipo de dívida tende a se tornar uma grande bola de neve muito rápido, tendo em vista que os juros cobrados pelos bancos são altíssimos e correm dia após dia.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo que vai te ajudar a sair do vermelho. Continue a leitura e confira ao longo deste artigo 5 dicas valiosas (e 1 dica bônus) de como quitar dívidas com bancos e ficar com o nome limpo na praça:

  1. Procure o banco para o qual você deve;
  2. Descubra qual é o valor atualizado da sua dívida;
  3. Avalie o seu orçamento;
  4. Participe de feiras de negociação; 
  5. Leia com atenção o contrato de negociação;
  6. BÔNUS – Priorize as dívidas mais antigas e com taxa de juros mais elevada.

Leia também: Confira 9 dicas para sair das dívidas e nunca mais voltar

Saia do vermelho: 5 dicas de como quitar dívidas com bancos

Quando você não paga em dia as dívidas firmadas com os bancos, seja por meio de empréstimo ou uso do cartão de crédito, elas tendem a ficar maiores devido a incidência de juros.

Além disso, o seu nome e CPF ficam negativados nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Confira abaixo 5 dicas de como quitar dívidas com bancos e limpar o seu nome.

1 – Procure o banco para o qual você deve

A primeira coisa a se fazer para quitar uma dívida com bancos é procurar a instituição para a qual você está devendo.

Vá até o seu gerente e mostre que você está disposto a pagar o que deve e solucionar esse imbróglio. 

2 – Descubra qual é o valor atualizado da sua dívida

Ao conversar com o seu gerente, peça para que ele informe qual o valor total da sua dívida em aberto. Se possível, peça também para que ele indique os valores referentes a multas, juros e outros encargos que incidem sobre o valor inicial da dívida.

Essas informações serão muito relevantes na hora de negociar.

3 – Avalie o seu orçamento

Na hora de quitar uma dívida com o seu banco, é fundamental que você tenha pleno conhecimento sobre a atual situação do seu orçamento.

Ou seja, você deve avaliar o valor da sua renda mensal e os outros custos com os quais você precisa arcar todos os meses, como contas de água, luz, internet, mensalidade da escola, alimentação etc.

Ao conhecer a fundo seu orçamento, fica mais fácil definir com o banco as parcelas com valores razoáveis para quitar sua dívida em aberto, sem comprometer demais a sua renda.

Nessa hoira é fundamental ser realista. Não adianta nada combinar de pagar um valor para o bando e no final do mês não ter dinheiro para isso. Fique atento a esse detalhe e evite deixar sua situação com o banco ainda mais complicada.

Vale conferir: 7 dicas de cartão de crédito para te manter longe de dívidas

4 – Participe de feiras de negociação

Frequentemente, os órgãos de proteção ao crédito realizam feiras na intenção de ajudar os consumidores a quitarem suas dívidas, como é o caso do Feirão Limpa Nome do Serasa Consumidor.

Esses eventos são boas oportunidades para conseguir descontos consideráveis no valor da sua dívida, além de condições bastante vantajosas para você limpar o seu nome e sair da negativação.

5 – Leia com atenção o contrato de negociação

Antes de finalizar a negociação, é de extrema importância que você leia com atenção todos os detalhes do contrato de negociação com o banco.

Verifique principalmente se as parcelas, os juros e o valor total estão de acordo com o que foi combinado previamente. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis e dores de cabeça.

Leia mais: Descubra o que é Acordo Certo e negocie suas dívidas online!

Selecionamos este vídeo do canal Fui Lá e Fiz, ele mostra mais algumas ótimas dicas de como se livres de suas dívidas, dê uma olhada:

DICA BÔNUS – Priorize as dívidas mais antigas e com taxa de juros mais elevada

Encerrando nossas dicas de como quitar dívidas com bancos, temos uma dica bônus.

Caso você tenha dívidas em aberto com mais de um banco e não tenha condições de quitar todas elas de uma vez, dê prioridade para aquelas mais antigas e com maior taxa de juros.

Por quê?

Porque essas dívidas são aquelas que tendem a ficar cada vez mais caras e “impagáveis”. Livrando-se delas primeiro, sua vida financeira vai melhorar pouco a pouco, permitindo que você quite também as demais dívidas, com o passar do tempo.

Veja mais: Saiba como negociar dívidas online com a ajuda destes 3 sites

Como dicas para se livrar de dívidas nunca são demais, trouxemos mais este vídeo para você. Confira o passo a passo criado pela Personal Treiner da Vida Financeira, Luciana FIaux:

Bom, agora que você já sabe como quitar dívidas com bancos, não há mais desculpas para não sair do vermelho.

Planeje-se financeiramente, siga as dicas que citamos aqui e limpe o seu nome na praça.