Associação Brasileira de Fintech: o que é e sua importância no segmento de bancos digitais
Os bancos digitais vieram para revolucionar a forma e a maneira de como cuidamos do nosso dinheiro. Mas, você sabia que existe uma Associação Brasileira de Fintechs (ABFintech) que garante a sustentabilidade desses empreendimentos?
O portal Exame, cita que o mercado de Fintechs cresceu 155% só em 2021 e, diferentemente dos bancos tradicionais, essas empresas apostam em um modelo bancário simples tanto para o staff quanto para os clientes.
Para que a inovação e referência dessas empresas continue nesse mercado, existe a ABFintech. Empresa que fornece tecnologia disruptiva em finanças, o que favorece o sistema de crédito digital.
ABFintech: o que é?
A ABFintech é a (Associação Brasileira de Fintech) tem como principal objetivo representar as demandas de mais de 570 fintechs associadas em todo o país.
Ou seja, ela promove a geração de novos negócios entre os associados e no mercado como um todo. Assim, da mesma forma, há um órgão que regulamenta os bancos tradicionais.
As ABFintechs fazem o trabalho de aproximar as fintechs (financial techonology) às agências reguladoras e autarquias.
Dessa forma, como resultado desse trabalho, o ecossistema dessas empresas tem sofrido modificações positivas como:
- Instrução CVM 588;
- Resolução 4656 do BC;
- SandBox regulatório;
- Marco Legal das Startup;
- Pix;
- Open Finance Brasil.
5 dicas para você conhecer os benefícios do nosso blog da Fintech
ABFintechs: a importância para as fintechs?
Quando a PayPal surgiu em 1998, o mundo das transações financeiras ficou diferente. A empresa permitia realizar pagamentos online sem que você colocasse os dados do seu cartão de crédito, além da realização de transferências em dinheiro sem intermédio bancário.
Foi um grande passo! E ao longo de anos, outras empresas começaram a ver uma oportunidade de negócio. Hoje contamos com grandes marcas como Nubank, Inter e C6 Bank.
A ABfintech apoia a desburocratização de grandes serviços financeiros, de modo a deixar sustentável os processos. Por isso, as Fintechs são as melhores empresas que nos representam.
A junção das palavras financial + technology geram a palavra fintech. O termo, se referia a startups financeiras que desenvolvem produtos totalmente digitais. Com um custo menor, elas podem oferecer formas revolucionárias de oferta serviços financeiros ao seu cliente, baseadas em suas necessidades.
Tudo sobre investimento e gerenciamento de finanças em um só lugar, assine a newsletter
Associação Brasileira de Fintechs: conheça os benefícios
Agora que você já sabe o que é a ABFintechs, conheça os benefícios que importantes para o desenvolvimento de negócios neste ramo como:
- preços especiais para eventos promovidos pela associação;
- participação em grupos de trabalho (coworking);
- possibilidade de participação em eventos promovidos pela ABFintechs;
- atuação ativa neste ecossistema;
- comunicação ágil às mudanças do mercado financeiro.
ABFintechs: benefícios comerciais
Ser membro da Associação Brasileira de Fintechs pode trazer inúmeros benefícios. Primeiramente, quanto maior for a quantidade de membros, maior o apoio à sustentabilidade deste modelo de negócio.
Veja a lista de alguns de nossos parceiros e suas vantagens:
- Oracle: redução de custos em até 60% em seu workload com descontos em produtos de automação, onboarding e autenticação.
- AWS ACTIVATE: Programa AWS que fornece créditos, suporte e treinamento para fintechs.
- Programa Fintech Segura: o selo “Fintech Segura” tem como objetivo trazer transparência sobre a proteção de dados no staff e dos usuários
- Combate à Fraude: desconto em produtos de automação onboarding e autenticação facial.
- Dell Brasil: Cupons exclusivos para associados da ABFintecs em laptops, computadores, servidores e monitores.
Esses são apenas alguns de muitos outros serviços disponíveis para membros e associados.
ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital): o que é ?
A ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) foi fundada em 2016 pelas fintechs de crédito brasileiras com enfoque no crescimento e desenvolvimento do mercado de crédito pessoal.
Os membros da ABCD acreditam que é possível trabalhar individualmente os empresários, empreendedores, executivos, profissionais e cidadãos de bem.
Assim como todo mercado tem suas peculiaridades, a Associação Brasileira de Crédito Digital acredita que os desafios desse ecossistema devem ser debatidos em conjunto com os órgãos reguladores.
Como funciona a ABCD?
Assim como a Associação Brasileira de Fintech visa impactar o mercado das fintechs positivamente de modo a direcionar benefícios para o segmento, a ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) visa ajudar positivamente a economia e sociedade brasileira por meio do setor de crédito.
Incluindo tecnologias que permitem fornecer produtos financeiros adequados para a realidade dos consumidores, com assertividade.
Quais são os produtos da Associação Brasileira de Crédito Digital?
A ABCD possui uma gama vasta de produtos e serviços de nossos associados como:
- cartão de crédito;
- crédito pessoal;
- crédito com garantia de imóvel;
- crédito estudantil;
- crédito consignado público e privado;
- crédito direto ao consumidor “CDC”;
- crédito para micro, pequenas e médias empresas;
- antecipação de recebíveis / trava de recebíveis e desconto em duplicatas;
- emissão de dívidas.
O que a ABCD e a Associação Brasileira de Fintechs têm em comum?
A ABFintechs tem como princípio ajudar as próprias fintechs a crescer e fomentar o mercado, atuando fortemente nos órgãos reguladores facilitando a inovação do segmento.
Já a ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) é voltada para o crédito pessoal ao consumidor. Ao mesmo tempo, ela busca defender os interesses das fintechs de modo a oferecer um serviço financeiro mais inclusivo com menos juros.
Com o mundo de hoje cada vez mais personalizado, a oferta de crédito deve seguir o mesmo processo, voltado ao comportamento do consumidor.
Por mais que exista um sistema que permite às empresas analisar os devedores como o Serasa ou o Cadastro Negativo. Analisar um CPF pelo comportamento e dinâmica de pagamento ajuda as fintechs a não generalizarem as taxas de juros.
Ou seja, clientes bons pagadores podem ter ofertas de crédito personalizadas e com menos juros. E esses dados podem ser coletados com segurança pelas instituições usando uma plataforma chamada Open Banking.
Essas duas plataformas podem ser essenciais no desenvolvimento e apoio sustentável de fintechs.Assim como a oferta de crédito personalizado e atrativo, melhorando a vida das pessoas e contribuindo para um desenvolvimento do país.
Fintech Blog: o universo das fintechs e de crédito em um só lugar, descubra!