Fintech

Conheça os bancos fintechs no Brasil (e no mundo) que só crescem

14 de August de 2019
Conheça os bancos fintechs no Brasil (e no mundo) que só crescem<

Eles vieram para desafiar o sistema bancário tradicional e para facilitar a vida de muitas pessoas. Os bancos fintechs no Brasil já conquistaram muitos clientes e só crescem cada vez mais. 

De acordo com uma pesquisa  da Cantarino Brasileiro, divulgada no site Época Negócios, um grande número (54% dos entrevistados) de clientes de bancos tradicionais se interessariam em abrir uma conta nos bancos digitais

Os bancos fintechs no Brasil são 100% digitais, todos pretendem tornar a vida bancária do usuário mais fácil e personalizada, a um custo mais baixo. Geralmente não cobram nenhuma taxa de anuidade no cartão de crédito e possuem vários outros benefícios. 

Os bancos fintechs mais conhecidos no Brasil são:

  • Nubank
  • Neon
  • Banco Inter
  • Next

No mundo, os bancos fintechs também são muito populares. Alguns deles são:

  • N26
  • Banco Chime
  • Varo 

Atualmente, a maioria dos bancos tradicionais oferece acesso online a contas correntes e poupança. Esse acesso permite que os clientes analisem seus saldos, transfiram dinheiro e façam pagamentos. 

Alguns bancos tradicionais também permitem que você pague a seus amigos ou ajude a definir alertas de gastos. Mas, no geral, os bancos tradicionais não conseguem acompanhar a velocidade e os benefícios que os bancos fintechs oferecem.  

Dessa forma, conheça alguns exemplos de bancos fintechs no Brasil.

4 bancos fintechs no Brasil

Nubank

O banco fintech do cartão de crédito roxinho foi criado em 2013 e desde então cresceu exponencialmente, tornando-se um dos maiores bancos fintechs não só do Brasil, mas também do mundo.

Ele oferece cartão de crédito, uma opção de investimento de dinheiro que rende mais que poupança e programa de pontos de recompensa. Ele é 100% digital, facilitando a vida dos brasileiros que não precisam ir a uma agência física para resolver qualquer problema. 

Essa fintech tem como objetivo principal acabar com a complexidade e devolver o controle da vida financeira para as pessoas.

Neon

O Neon é outro branco fintech do Brasil que é totalmente digital, livre de anuidade e que tem como meta simplificar a vida do brasileiro. Ele também oferece a opção de não pagar por transferências e boletos se você usar sua conta Neon+.

Além disso, se você quiser a ajuda do Neon para economizar, em todas as suas compras no débito, é possível arredondar os centavos quebrados e colocar a diferença para render em um dos seus investimentos. Basta ativar a função e começar a investir.

Se você quiser comparar esses dois bancos, leia: Nubank ou Neon: comparando as vantagens e desvantagens.

Banco Inter

O Banco Inter é um banco fintech que oferece conta digital e totalmente isenta de tarifas. A Conta Digital do Banco Inter é uma conta corrente sem tarifas e sem nenhuma taxa escondida.

Entre os benefícios oferecidos pelo banco estão:

  • TEDs e pagamentos sem tarifas
  • Cartão de crédito sem anuidade
  • Depósito por boleto e cheque por imagem

Next

O Next é o banco digital do Banco Bradesco, porém eles não possuem nenhuma ligação direta, sendo assim o Next ou banco fintech do Brasil.

Ele foi desenvolvido com o intuito de facilitar principalmente a vida dos jovens. Com conta 100% digital, ele oferece além de diversos benefícios, como:

  • Flow: um recurso para controlar como você gasta o dinheiro, basta separar um limite para cada categoria que o app te ajuda a controlar;
  • Vaquinha: serve para juntar dinheiro com amigos para um objetivo em específico;
  • Objetivo: você define quanto quer economizar e o aplicativo ajuda. O dinheiro é aplicado no fundo de investimento do Next;
  • Mimos: você recebe descontos no cartões de crédito do Next, como descontos em viagens do Uber, desconto no ingresso do Cinemark;
  • Além disso, o app do banco não gasta seu 3G.

Leia mais: Cartão parecido com Nubank: conheça as alternativas

No vídeo abaixo, André Martins faz um comparativos entre várias contas digitais. Para saber qual é a melhor na opinião dele, continue assistindo:

Os bancos fintechs também são sucesso fora do Brasil. Conheça alguns que também estão revolucionando o mercado.

3 bancos fintechs no mundo

N26

A N26 foi fundada na Alemanha em 2013 e está chegando ao Brasil ainda este ano. Este banco fintech possui mais de 3,5 milhões de clientes em 24 mercados europeus.

Ele executa 16 milhões de transações por mês, o que equivale a cerca de 400 transações por minuto, com um volume de mais de 2 bilhões de euros por mês. Este marco confirma que as preferências do cliente estão mudando e que o setor bancário está passando por uma transformação substancial.

Banco Chime

Lançado há 5 anos, foi um dos primeiros bancos fintechs que desafiaram o mercado. O objetivo foi criar um banco somente para celular que não depende de taxas para ganhar dinheiro.

Em janeiro de 2019, quando ganhou um lugar na lista Fintech 50 da Forbes, o banco fintech Chime tinha mais de 2,6 milhões de contas, com 350 mil sendo aprovadas por mês.

O Chime não cobra taxas de cheque nem de poupança. Em vez disso, ganha dinheiro toda vez que um de seus clientes usa o cartão de débito do Chime.

Por meio de um aplicativo, o Chime torna a economia mais fácil, oferecendo um recurso de arredondamento. Toda vez que você compra algo com o cartão de débito, ele arredonda o valor para o dólar mais próximo, depositando a diferença em sua conta poupança.

Varo

A Varo também oferece um serviço bancário online livre de problemas e sem complicações. Sua poupança possui rendimento percentual anual de 2,12%  e também oferece a facilidade de pedidos de empréstimo pessoal com apenas poucos toques nas tela de seu celular.

Esse banco fintech possui sede em São Francisco tem muitos recursos que os Millennials vão amar, como:

  • Depósito direto antecipado para que você receba mais rápido
  • Possibilidade de guardar automaticamente 10% do salário
  • Recurso de arredondamento que economiza dinheiro para você

Varo pretende se destacar da multidão usando a tecnologia de machine learning (aprendizado de máquina). Seus algoritmos podem prever quanto dinheiro você terá depois de fechar suas contas mensais. Ele ainda projeta quanto você pode gastar confortavelmente até o fim do mês.

Você também pode se interessar em ler: Saiba o que são bancos digitais e economize muito migrando para essas instituições