Fintech

O que é RegTech? Por que está se destacando tanto no mercado?

21 de March de 2020
O que é RegTech? Por que está se destacando tanto no mercado?<

RegTech é uma sigla para Regulatory Technology. O significado do que é RegTech é basicamente a tradução desses termos: tecnologia reguladora. Ou seja, é uso de novas tecnologias para facilitar o fornecimento de diversos requisitos regulatórios.

É a tecnologia que busca fornecer soluções reguladoras ao mesmo tempo de forma ágil, fácil de integrar, segura e econômica. A RegTech surge como uma nova onda de tecnologia para ajudar as empresas a entender aquelas regras regulatórias e a gerenciar seus riscos.

Com a regulamentação financeira mudando constantemente, por exemplo, os bancos e instituições financeiras ficam constantemente sob pressão para acompanhar as regras mais recentes. E é por isso que é tão importante entender o que é RegTech, para facilitar esse acompanhamento. 

As RegTechs são startus responsáveis por desenvolver tecnologias a fim de simplificar e otimizar processos, tais como:

  • Compliance
  • Gerenciamento de riscos
  • Relatórios
  • Gerenciamento de dados

De acordo com CB Insights, embora a maioria das startups de RegTech esteja focada em compliance do setor de serviços financeiros, existem várias outras que estão trabalhando em RegTech direcionadas também a outros setores, como:

  • Saúde
  • Proteção ambiental
  • Alimentos
  • Medicamentos

Leia também: [Guia] Da origem ao crescimento das fintechs

Confira algumas das RegTechs divididas por áreas na imagem imagem abaixo:

O que é regtech

Fonte: CB Insights

Onde surgiu o que é RegTech hoje?

O termo RegTech surgiu em 2015, no Reino Unido quando a Financial Conduct Authority percebeu que depois da crise financeira de 2008, as empresas precisariam lidar com grandes processos regulatórios para atender a padrões mais altos ‒ padrões impostos para que não houvesse nova crise. 

A instituição entendeu que para permitir uma concorrência efetiva e promover a inovação, deveria apoiar aquelas startups que desenvolviam as tecnologias para ajudar as empresas a gerenciar melhor os requisitos regulatórios e reduzir os custos de compliance.

Com isso, passaram a buscar maneiras de dar suporte às novas tecnologias para facilitar o fornecimento de requisitos regulatórios – e surgiu assim, o que é RegTech hoje. Dessa forma, assim como as fintechs vêm revolucionando o mercado financeiro, as RegTechs também surgem para dar ainda mais força.  

Desde então as RegTechs vêm promovendo uma transformação. Confira abaixo um vídeo no qual diversos profissionais do setor explicam como isso vem acontecendo: 

Leia também: O que é mercado fintech e como ele está revolucionando o mundo das finanças

Quais os benefícios da RegTech?

Basicamente entender o que é RegTech é descobrir formas de otimizar a área de compliance de uma empresa. Além disso, ela oferece resultados que melhoram a eficiência e a transparência do setor financeiro. Outros benefícios são das RegTechs são:

  • Gerenciar riscos cibernéticos de terceiros
  • Melhorar processos
  • Cortar custos
  • Obter insights 
  • Ajudar empresas a se adequarem a normas AML de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo
  • Acompanhar e registrar atividades e programas de compliance

Dessa forma, a área de compliance que antes era vista como inibidora da inovação hoje é parte fundamental desse processo dentro das empresas. 

Você também pode se interessar por: Como conseguir financiamento para startup

Exemplos de RegTech

Agora que você já sabe o que é RegTech na teoria, deve estar se perguntando, mas quais são as empresas que nasceram dessa combinação de mudança regulatória e tecnologia mais eficiente? Confira a seguir alguns desses exemplos.

IDwall

Hoje já existem várias empresas que oferecem esse tipo de serviço para as mais variadas empresas. No Brasil, uma das maiores RegTechs é a IDwall especializada em segurança digital.

Criada em 2016, ela já recebeu um total de R$11 milhões de aporte do fundo Monashees junto ao Mercado Livre, Fundação Estudar e Canary. Ela foi fundada por Lincoln Ando e Raphael Melo com o objetivo de promover segurança e transparência a:

  • Processos de cadastros
  • Verificação de identidade
  • Validação de dados

Para isso, ela oferece serviços como:

  • Leitura automatizada de documentos (OCR) para RG e CNH,
  • Reconhecimento facial
  • Análise de risco automatizada
  • API e SDK Mobile (desenvolvimento de software mobile)

Sybenetix

Existem diversas outras RegTechs no mundo também. Outro exemplo é a Sybenetix que fabrica software de análise comportamental para monitorar indivíduos em instituições financeiras, procurando indícios como comportamento incomum ou atividade suspeita que possam ser um sinal de má conduta.

AlgoDynamix

Outra empresa RegTech é a AlgoDynamix, ela tem como objetivo fazer a gestão riscos corporativos e é pioneira em analisar a movimentação do mercado financeiro. Ela usa um conjunto de algoritmos para prever movimentos de preços antecipadamente, por exemplo.

Depois de saber o que é RegTech quer continu21ar por dentro de tudo que acontece de novo nesse mundo? Que tal assinar nossa newsletter e receber tudo em seu email com toda praticidade?