Investimento

Como investir em fundos imobiliários? O que são, riscos e como escolher o melhor!

14 de August de 2021
Como investir em fundos imobiliários? O que são, riscos e como escolher o melhor!<

Aprender como investir em fundos imobiliários é um ótimo passo para começar a diversificar seus investimentos.

Para pegar gosto por investimentos basta começar a ver os resultados. Quando isso acontece não queremos mais parar. É assim também quando aprendemos como investir em fundos imobiliários.

Os fundos imobiliários têm grandes vantagens e é um dos investimentos mais procurados atualmente

E, você que procura aprender como investir em fundos imobiliários, veio ao lugar certo! Aqui você verá:

  1. O que são fundos imobiliários?
  2. Como investir em fundos imobiliários?
  3. Como descobrir as melhores opções do mercado? Há riscos?!

Siga com a gente!

O que são fundos imobiliários (FII)?

Aprender o que são e como funciona o fundo de investimento imobiliário é o primeiro passo para realmente começar a investir em imóveis, sem que você precise desembolsar uma grande quantia na compra tradicional de um imóvel. Com os fundos imobiliários você pode comprar pequenas partes de vários imóveis. Mas, vamos explicar isso um pouco melhor.

Fundos imobiliários formam uma espécie de grupo de investidores com objetivo comum de aplicar recursos em empreendimentos imobiliários. O fundo é dividido em várias cotas que representam parcelas ideais do patrimônio do fundo. 

Os fundos de investimentos investem os valores aplicados em imóveis de qualidade de acordo com o perfil de cada fundo.

Ao comprar um fundo imobiliário você está comprando uma parte destes investimentos.

Há diversos tipos de fundos imobiliários e a divisão mais comum que você vai encontrar são:

  • fundos de tijolo: são fundos imobiliários que apenas investem diretamente em imóveis como: prédios, galpões, shoppings, lajes corporativas;
  • fundos de papel: são fundos imobiliários que investem em papéis, títulos de garantias de crédito imobiliário, Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • fundos de fundos: são fundos imobiliários conhecidos como FOFs, que investem em outros fundos imobiliários, diversificando seus investimentos em imóveis.

Cada um deles com sua própria proposta. Cabe a você estudar bem cada opção disponível e analisar se ela se encaixa no seu perfil.

Como investir em fundos imobiliários?

Aprender como investir em fundos imobiliários segue o caminho de qualquer investimento tradicional. Basta transferir o valor que você deseja investir para a sua corretora de preferência, ou fazer seu investimento diretamente com o seu banco. Apenas tenha cuidado em observar as taxas que seu banco pode te cobrar.

Portanto, é só seguir este passo a passo:

  1. Escolha uma boa corretora de investimentos 
  2. Abra sua conta na corretora
  3. Transfira seu dinheiro para sua conta na corretora
  4. Estude qual fundo imobiliário mais combina com você
  5. Invista

O principal ponto de atenção ao aprender como investir em fundos imobiliários é saber escolher os melhores fundos para o seu objetivo. Para isso, vamos entender um pouco mais sobre como começar a investir, identificando as melhores opções.

Como descobrir as melhores opções de FI do mercado? Há riscos?!

Cada tipo de fundo imobiliário investe de uma maneira e pode fazer mais sentido para o investimento que você procura.

Existem centenas de opções de FIIs disponíveis na B3. Portanto, você precisará analisar alguns fatores básicos para descobrir quais são as melhores opções.

Para isso, você poderá usar os seguintes fatores para comparar as FIIs disponíveis no mercado:

  • Índice de vacância: este índice mostra a desocupação dos imóveis de propriedade do fundo. Quanto maior a vacância, menor será o rendimento do fundo. Sem aluguel, sem renda.
  • Localização dos imóveis: a localização dos imóveis do fundo tem relação direta com os valores e oportunidades que os imóveis podem ter. Boas localizações tendem a ter baixa vacância e maior valorização.
  • Patrimônio líquido: é o valor total da avaliação dos bens de propriedade do fundo. Ou os valores em participações em outros fundos e títulos.
  • Patrimônio líquido por Cota (PLC): esta é uma importante conta que você poderá fazer para saber se o preço de cada cota do fundo está cara ou barata em relação ao seu patrimônio líquido. Para isso basta que você divida o valor do patrimônio líquido pelo número de cotas.
  • Liquidez: liquidez é a facilidade que você tem de vender sua cota. Há fundos com mais de 100 negociações diárias, te dando liberdade em sua venda.
  • Dividend Yield: esse é o valor anual de rendimento que o fundo te dá. Para descobrir esse valor, basta dividir a soma de rendimentos anual pelo valor atual do fundo.
  • Taxas cobradas: para os fundos imobiliários você encontrará custos operacionais como a taxa de custódia, assim como o mercado de ações, e taxas de administração do fundo e performance.

Leia também: Três elementos cruciais para um bom investimento

Ainda ficou confuso sobre como escolher o melhor fundo imobiliário? Então anote as dicas compartilhadas no vídeo abaixo.

Riscos com fundos imobiliários

Como investir em fundos imobiliários sem riscos?! Infelizmente não dá. Assim como todos os investimentos em renda variável, os fundos imobiliários também apresentam riscos. Principalmente os tradicionais riscos envolvidos no mercado de imóveis. 

Alguns dos riscos mais comuns que você vai encontrar ao investir em fundos imobiliários são:

  • alta vacância: o risco de perder inquilinos também está presente nos fundos imobiliários,
  • tipos de imóveis em propriedade do fundo: dependendo do tipo de imóvel que o fundo possui, você poderá ficar suscetível a fatores específicos como por exemplo a pandemia, que atrapalhou fundos que tinham investimentos em shoppings,
  • desvalorização dos imóveis: é um risco menor mas que deve ser observado. Ficar atento aos cuidados da administração dos imóveis de propriedade do fundo,
  • riscos de mercado: como as cotas são negociadas na bolsa de valores, há sempre o risco de oscilações de mercado que podem fazer com que sua cota perca valor.

Uma ótima forma de você se informar e receber todas as informações detalhadas sobre fundos imobiliários e outros investimentos é a assinatura da Suno Research.

A Suno é uma casa de análise de mercado financeiro que pode te ajudar muito com diversas informações relevantes sobre investimentos, como fundos imobiliários, por exemplo.

Já sabe como investir em fundos imobiliários?

Agora que você aprendeu o que são fundos imobiliários, como eles funcionam, como escolher e os riscos envolvidos, vai ficar mais fácil começar a investir, não é mesmo?

Aqui no blog da Fintech você tem acesso a informações sempre atualizadas sobre investimentos e se quiser continuar aprendendo sobre o tema, indicamos que acesse o artigo, Como aprender a investir? Guia com 5 canais do Youtube, 5 cursos e 2 livros essenciais!”.