Lançada em 2017, a NuConta é a conta digital e gratuita do Nubank, uma das fintechs mais queridas do Brasil, conhecida pela eficiência em seu atendimento e com um índice de satisfação acima de 80% no ReclameAqui. Ela tem um rendimento de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e uma liquidez diária.

A NuConta foi criada para ajudar seus clientes a administrarem seus gastos, permitindo que os usuários gerenciem suas movimentações financeiras por meio do aplicativo.

Neste post explicaremos melhor o que é NuConta, como ela funciona, quais são suas vantagens e desvantagens e como abri-la. Acompanhe e boa leitura!

O que é NuConta e como ela funciona?

Mais do que uma conta digital, a NuConta é uma aplicação de renda fixa de baixo risco. Isso significa que o dinheiro aplicado na NuConta é investido em títulos públicos federais, gerando liquidez diária para esse investimento. Em outras palavras, você pode retirar esse dinheiro a qualquer momento.

Zero tarifas

A NuConta não cobra tarifas de seus correntistas, nem para criá-la nem para mantê-la. Nem mesmo os cartões de crédito e débito têm anuidade, e é possível fazer transferências para outras NuContas, TEDs e emitir boletos para depósitos na sua conta sem qualquer taxa.

Cartão de crédito Nubank vs. Cartão de débito da NuConta

É importante diferenciar a NuConta e o cartão de crédito Nubank. São produtos diferentes. Os usuários do cartão de crédito podem ter acesso à NuConta, mas nem todo mundo que abre a NuConta está apto a ter o cartão de crédito, que requer análise.

Ainda assim, é possível ter um cartão para usar só com a conta. De acordo com o Nubank, o cartão de débito ainda está em fase de testes e há uma lista de espera. Mas, segundo a empresa, metade dos usuários que se inscreveram já receberam o cartão. Em resumo, criar uma NuConta somente não libera um cartão de forma automática. É preciso se cadastrar e aguardar na lista de espera.

Já para ter o cartão de crédito Nubank, é preciso fazer a solicitação deste e passar por uma análise. Uma vez aprovado o cartão (o “roxinho”, como a empresa e os clientes o chamam), ele costuma chegar em 10 dias (também sem cobrança alguma), e é da bandeira MasterCard. Mas, enquanto seu cartão não chega, você já pode ir usando a versão virtual dele, cadastrando-o em aplicativos de transporte, pedidos de comida etc.

Débito e saque

Quem tem o cartão de crédito com a função débito ativada, ou quem se inscreveu na NuConta e recebeu o cartão, pode começar a usá-lo normalmente. As compras aparecem no seu feed do aplicativo, permitindo que você acompanhe seus gastos. O recurso funciona com um modelo de cartão lançado em setembro de 2018, que possui um chip especial.

Essa função também ativa a opção de saque, mas fique atento, pois há um custo de R$ 6,50. Segundo o banco, essa cobrança se deve ao uso do caixa eletrônico da rede Banco24Horas, já que o Nubank não possui agências físicas nem caixas eletrônicos.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Depósitos, pagamentos e transferências

É possível fazer transferências de outros bancos para a NuConta, mas você deve ficar atento às tarifas cobradas por essas instituições. Para evitá-las, você pode gerar no app da NuConta um boleto no valor desejado e pagar no seu banco original. Essa funcionalidade é ilimitada.

As TEDs também são gratuitas e ilimitadas, tanto para outros bancos quanto para outras NuContas. É possível ainda pagar boletos de água, compras online, condomínio, luz etc., tudo pela NuConta.

Quais são as vantagens e desvantagens da NuConta?

Agora que você já sabe o que é NuConta, talvez esteja se perguntando: mas quais são as vantages e desvantagens desse tipo de conta digital?

Como todas as outras contas digitais, a NuConta ainda desperta dúvidas em alguns aspectos, principalmente em relação aos rendimentos e segurança de seus investimentos e transações.

Rendimentos

O único investimento possível de ser feito por meio da NuConta é no Tesouro Direto ou RDB (Recibos de Depósito Bancário), e ele é feito automaticamente assim que você faz seu depósito. É uma ótima opção para quem quer ter um rendimento alto, sem fazer nenhuma movimentação.

Em comparação com a poupança, o rendimento desta está fixado em 70% da Selic + TR (Taxa Referencial), enquanto o rendimento da NuConta é de 100% da CDI. Como a Selic e o CDI têm taxas semelhantes, podemos considerar que, para superar a poupança, basta render mais do que o CDI. Veja o gráfico abaixo:

o que é nuconta - gráfico de rendimento

Fonte: Blog Nubank

Segurança

A NuConta é considerada uma conta de pagamentos, e não uma conta corrente ou conta poupança, e por isso possui algumas singularidades. Por exemplo, não há possibilidade de cheque especial e empréstimos, e você não pode ficar negativado, só podendo movimentar o dinheiro que possui em conta.

Outra questão importante é que os recursos depositados não possuem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que assegura a devolução do dinheiro dos clientes de um banco em caso de falência, e também não há registro do investimento no CPF do usuário.

Contudo, o Nubank não pode misturar os recursos financeiros dos usuários com seus próprios investimentos, mesmo que esse montante não seja aplicado em nome dos clientes. Além disso, esse dinheiro também não pode ser usado para o pagamento de dívidas do Nubank em caso de falência e não pode ser congelado por ação judicial.

Nubank e outros bancos digitais

De modo geral, a escolha entre o Nubank e outros bancos digitais depende muito do tipo de investimento que você quer fazer e dos benefícios que mais importam para você. Aqui no Fintech, já comparamos as vantagens e desvantagens da NuConta com as contas dos bancos digitais Next e Neon.

Como abrir uma NuConta

Se depois de saber o que é NuConta você ficou interessado em abrir a sua, saiba que qualquer pessoa residente no Brasil que tenha 18 anos ou mais e possua um smartphone com o app do Nubank instalado pode ter uma. E abri-la não é difícil: você só precisa acessar o site ou aplicativo do Nubank, fazer seu cadastro, informar todos os dados requisitados e esperar a aprovação.

O Nubank faz a verificação dos seus documentos por meio de uma análise cadastral. E, mesmo que você não tenha sido aprovado para ter o cartão de crédito ou esteja com seu nome negativado, pode também abrir uma NuConta.

Afinal, vale a pena ter uma NuConta?

Como dissemos, a escolha entre a NuConta ou outra conta digital vai depender dos seus objetivos. Ela pode ser uma boa alternativa para reservas de emergência ou gastos mensais. No entanto, para quem quer deixar seus recursos aplicados por mais tempo, há outras opções de investimento mais rentáveis.

E então, o que você achou da NuConta? Conte para a gente ou tire outras dúvidas nos comentários! E, para saber mais sobre inovações e novas tecnologias no segmento das fintechs, assine nossa newsletter e fique por dentro!

Comentários