Investimento

Quem é Warren Buffett? A vida, história e a metodologia do maior investidor do mundo!

15 de August de 2021
Quem é Warren Buffett? A vida, história e a metodologia do maior investidor do mundo!<

Você não precisa estar por dentro do mundo dos investimentos para já ter ouvido falar em Warren Buffett.

O grande nome dos investimentos, conhecido por ser o investidor de maior sucesso de todos os tempos, até hoje Buffet é acompanhado por muitos admiradores.

Warren Buffett é um americano que desde criança, vendendo balas de porta a porta, já dava sinais de que sabia como ganhar dinheiro

Não é sem motivo que ele se tornou um dos maiores ícones da cultura americana e mundial, no que diz respeito a investimentos. Seus investimentos estão presentes até mesmo no Brasil, inclusive, recentemente, com um aporte bilionário que nós veremos a seguir.

Segue com a gente para conhecer um pouco mais sobre quem é Warren Buffett.

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um investidor americano nascido em Omaha, que já pensava grande desde novo.

Ele foi vendedor de pequenas coisas como balas e revistas, vendeu bolas de golfe remanufaturadas quando ainda estava no ensino médio, e desde esse período já mostrava um dom especial para ganhar dinheiro.

Ainda novo, ele e um amigo compraram uma máquina de pinball e colocaram em uma barbearia. A máquina deu tanto lucro que eles expandiram o negócio para dezenas de outros pontos da cidade.

Como seu pai era um corretor da bolsa de valores e membro do Congresso dos Estados Unidos, ele se interessou logo pelo assunto. E aos 10 anos de idade, em uma viagem a Nova Iorque, fez questão de visitar a New York Exchange.

Pouco depois disso ele comprou suas primeiras ações e já no ensino médio tinha uma boa quantia guardada. Chegando a US $90 mil ao terminar o ensino médio.

Na Universidade de Pensilvânia ele se tornou Bacharel em Administração e logo em seguida Mestre em Economia na Escola de Negócios Columbia. Onde conheceu Benjamin Graham e David Dodd. Dois grandes analistas econômicos.

A partir daí Buffett começou a trabalhar principalmente como analista financeiro em diversas empresas até se tornar presidente/diretor da Berkshire Hathaway, posição que ocupa até os dias de hoje.

Foi a partir da Berkshire Hathaway que Buffett fez e ainda faz seus investimentos e apostas para o futuro.

Leia também: [MANUAL] Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro 

Warren Buffett e a filantropia

Warren Buffett também é conhecido pela filantropia. Juntamente com Bill Gates, desde 2010, buscam outros bilionários para assinar um compromisso de doação de metade de seu patrimônio à caridade.

Em 2004, quando sua esposa morreu, sua herança de US $2,6 bilhões foi doada e ele não parou por aí, acumulando diversas doações que já passam de US $40 bilhões, feitas principalmente em ações de sua empresa Berkshire Hathaway. 

Segundo ele próprio, ainda falta muito a ser doado e ele o fará.

A estratégia de investimentos de Warren Buffett

Segundo Warren Buffett, sua estratégia de investimento segue a linha de seu principal mentor, Benjamin Graham. Mas, com uma pitada de Fisher. Segundo suas próprias palavras:

“Eu sou 15% Fisher e 85% Benjamin Graham”

Benjamin Graham é considerado o precursor da estratégia de buy and hold. Logo, a principal estratégia usada por Buffett é comprar ações de empresas de qualidade, que estão sendo negociadas a um valor abaixo de seu valor intrínseco, ou seja, empresas que deveriam estar valendo mais que o seu valor de mercado indica. Além disso, também comprar ações de empresas líderes em seu setor.

Esse modo de operar fez de Buffett o mais famoso investidor do mundo. Ficou conhecido também por “Oracle of Omaha”, em tradução livre para Oráculo de Omaha. Saiu do zero, ao posto de homem mais rico do mundo em 2008, pela lista da Forbes. Atualmente ocupa o sexto lugar.

Atualmente, sua empresa possui investimentos em algumas das principais empresas do mundo como: 

  • Apple
  • Coca-Cola
  • Kraft-Heinz
  • General Motors
  • IBM entre outras.

Recentemente vem comprando ações de uma mineradora de ouro canadense, e para surpresa de muitos, investiu fortemente aqui mesmo no Brasil, na fintech Nubank.

Ao todo Warren Buffett investiu, recentemente, 500 milhões de dólares na última rodada de captação de recursos da empresa brasileira.

Leia também: Três elementos cruciais para um bom investimento

Livros sobre Warren Buffett

Warren Buffett não chegou a escrever nenhum livro sobre suas estratégias, mas se inspirou muito no livro “O Investidor Inteligente” de seu mentor, Benjamin Graham, além de ter servido de inspiração para muitos outros livros.

Alguns dos principais livros sobre ele são:

Frases famosas de Warren Buffett

Suas famosas frases também ficam registradas na história e marcam quem é Warren Buffett. Confira alguma das mais famosas, entre as reunidas pela Forbes:

“Se você não encontrar um jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer.”

“Parte de tomar boas decisões nos negócios é reconhecer suas más decisões do passado e por que elas foram ruins.”

“A coisa mais importante a fazer se você está no buraco é parar de cavar.”

“Você não precisa ser esperto, só precisa ser paciente.”

“Só durante a maré baixa é possível descobrir quem está nadando nu.”

Dentre muitas outras frases marcantes.

E aí? Pronto para ser o próximo investidor de sucesso?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre quem é Warren Buffett, que tal começar a investir você também?!

Como você viu, uma das principais armas do investidor é o estudo e a paciência. Deixe que os juros compostos façam o trabalho para você!

Aqui no blog da Fintech você tem acesso a muitos conteúdos sobre esse universo, e por isso indicamos que comece pelo post Como aprender a investir? Guia com 5 canais do Youtube, 5 cursos e 2 livros essenciais!”.