Fazer um pequeno negócio dar certo pode não ser a coisa mais simples do mundo. Mas nem tudo está perdido! Aprender a utilizar algumas estratégias de marketing para pequenas empresas é uma das saídas para ter um empreendimento de sucesso.

Mas afinal, você sabe o que são as estratégias de marketing? E por que elas são tão importantes?

Pensa junto comigo: todo projeto por menor que seja precisa ser bem estruturado para que tenha uma boa execução, concorda? O mesmo deve acontecer ao começar uma empresa.

O dono do negócio tem os objetivos de curto, médio e longo prazo bem definidos, mas ele precisa realizar ações para alcançá-los. É aí que entram as estratégias de marketing digital.

A conta é simples!

Planejamento + ação bem executada = negócio de sucesso 🤩

É importante citar que todo o processo deve ser pensado pela realidade de cada empresa. Não existe fórmula mágica ou milagrosa.

No entanto, existem alguns caminhos comuns que todo pequeno empreendedor pode utilizar para alavancar seu negócio e suas vendas. Entre as melhores estratégias de marketing para pequenas empresas, podemos citar:

  • conheça bem seu público alvo;
  • sua empresa precisa estar no Google;
  • invista no marketing digital e de conteúdo;
  • um bom relacionamento com o cliente é a chave do sucesso;
  • analise todos os resultados.

Quer saber como implementá-las no seu empreendimento? Continue por aqui para conferir os detalhes de todas as 5 dicas de marketing para pequenas empresas.

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Estratégias de marketing para pequenas empresas: como começar?

Com os avanços tecnológicos e digitais o marketing também evoluiu e começou a ter ainda mais importância no sucesso de um negócio. Essa mudança oferece um pouco mais de competitividade no mercado.

O acesso facilitado a conceitos e estratégias de marketing potencializou micro e pequenos empreendedores. Antes da internet, ter uma empresa reconhecida e fazer ela ser encontrada por clientes era mais difícil.

Donos de negócios teriam que investir em mídia off, além de contar com o boca a boca dos clientes que já frequentavam o local. O digital abriu as portas das possibilidades, o que não significa que o feito fora do online seja menos valioso.

A mídia off acaba sendo mais cara do que a on, mas, caso consiga, utilize pelo menos uma vez as duas para atingir ainda mais pessoas. Essas ações para dar certo precisam ser pensadas e estudadas estrategicamente. Se lembra da conta que falei lá em cima? Não tira ela da mente!

Agora que já entendeu um pouco da importância das estratégias de marketing para pequenas empresas, confira as 5 principais a seguir.

1- Conheça seu público alvo

O primeiro passo na jornada para o sucesso do seu negócio é a principal: conheça muito bem o seu público. Pode parecer besteira mas muitas estratégias e planejamentos não dão certo porque empreendedores não estudaram bem o seu público.

Para descobrir a quem sua empresa atende é importante fazer pesquisas com os seus clientes atuais. Entenda quem são essas pessoas, a idade, no que elas trabalham, se tem pets, quais seus hobbies e o que mais considerar que será importante para seu negócio.

Com essas informações crie personas, no máximo três para a estratégia não ficar tão perdida. Tendo esse foco todas as ações de marketing estarão mais direcionadas a quem realmente terá interesse no seu produto.

2- Esteja no Google

A segunda das cinco dicas de estratégias de marketing para pequenas empresas é primordial atualmente. Se você quer que seu negócio seja visto, ele precisa estar no Google. 

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio. Essa ação vai permitir que sua empresa apareça como uma opção para um potencial cliente que esteja procurando serviços oferecidos por você.

A ferramenta é simples de ser utilizada e gratuita. Utilize-a com sabedoria! Coloque informações completas sobre seu empreendimento como:

  • endereço;
  • número de telefone e whatsapp;
  • site se tiver;
  • fotos dos seus serviços.

Além disso, sempre responda às dúvidas feitas na plataforma, isso cria um vínculo maior com o cliente em potencial. Pegou a dica? Deixar seu negócio fora da internet está fora de cogitação!

3- Invista no marketing digital e de conteúdo

Por falar em internet e ambiente digital é muito importante saber colocar sua empresa em destaque no meio de tanta concorrência. É nesse ponto que a gente chega às famosas estratégias de marketing digital e de conteúdo.

Não é novidade que fazer sua empresa aparecer na internet é muito mais barato do que colocá-la nas mídias tradicionais. No entanto, se não souber o que está fazendo pode acabar gastando mais do que o necessário no ambiente online.

Para não se perder, invista no marketing digital no seu negócio. Estude quais as melhores maneiras de alavancar seus leads e vendas e, principalmente, construa conteúdos otimizados.

Não entendeu? Vou te explicar!

Imagine que seu negócio é um guarda-chuva em meio a tantos outros e seu cliente está na chuva mas não sabe qual escolher para não se molhar. Como você vai atraí-lo para você? Vai mostrar as qualidades do seu produto, vai investir no estímulo visual?

Na internet, para o seu “guarda-chuva” brilhar, é preciso utilizar as estratégias do marketing digital. Nelas estão inclusas:

  • anúncio nas redes sociais e no Google;
  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing.

Entre essas três principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas, o marketing de conteúdo é uma das mais famosas. Sabendo utilizar, você pode aumentar e muito o tráfego orgânico dentro do seu site e redes sociais.

Entenda agora como utilizar o marketing de conteúdo a seu favor.

4- Atendimento ao cliente

A penúltima dica de marketing para pequenas empresas deve ser também o seu foco. Ter um bom relacionamento com o cliente vai fazer seu negócio ser bem visto. Isso acontecendo é bem provável que ocorra o efeito dominó de recomendação. O famoso boca a boca.

Mas essa consequência também pode ser contrária se o cliente não se sentir bem tratado. E não há nada mais desastroso do que o boca a boca negativo.

Para isso não acontecer com o seu negócio é importante que você dê uma atenção a como gerir esse relacionamento com o cliente. Treine sua equipe nos ambientes físicos e online, saiba resolver problemas e, acima de tudo, trabalhe em cima dos feedbacks.

5- Análise de resultados

Por falar em feedback, a última das melhores estratégias de marketing para pequenas empresas tem haver com essa avaliação. Afinal, para saber se as ações estão funcionando você precisa analisar os resultados delas.

É muito importante para o sucesso do seu negócio que avalie esses dados. Só assim seus próximos passos serão feitos com base e estratégia.

Como fazer um plano de marketing para pequenas empresas

Agora que já sabe quais as melhores estratégias de marketing para pequenas empresas, como você vai organizá-las dentro do seu plano. Quais se identificam mais com suas metas de curto, médio e longo prazo?

Confira o vídeo abaixo e aprenda como fazer um plano de marketing efetivo e sem complicações!

Gostou de saber como alavancar seu negócio com o marketing? Tudo passa por um bom planejamento aliado a uma estratégia efetiva. Entenda como conquistar mais leads com um plano de ação.

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