Bancos Digitais

Onde investir seu dinheiro: Nubank ou Inter?

16 de November de 2019
Onde investir seu dinheiro: Nubank ou Inter?<

Você já se perguntou se é melhor investir em Nubank ou Inter? Quem está entrando no mundo dos bancos digitais pode ter dificuldades na hora de escolher em qual dessas fintechs aplicar o seu dinheiro. Os bancos sem agência física e totalmente virtuais já são uma realidade no Brasil há mais de 5 anos, mas nos últimos meses ganharam ainda mais destaque.

Estima-se que desde o início de 2019 já foram abertas mais de 15 milhões de contas e que todos os meses essas plataformas ganham entre 500 mil e 1 milhão de novos clientes, segundo levantamento da consultoria Boston Consulting Group (BCG).

Entre as vantagens dos bancos digitais estão a ausência de filas, menos burocracias e a isenção de algumas taxas e anuidades. Outra grande vantagem é a facilidade para investir o seu dinheiro. O investimento financeiro muitas vezes é visto como um bicho de 7 cabeças, mas os novos bancos digitais vêm para mostrar que é possível investir com muito mais facilidade.

Mas afinal, entre Nubank e Inter, qual a melhor opção para investir o seu dinheiro? Confira o comparativo que fizemos entre as duas fintechs!

Nubank ou Inter? Conheça as características gerais de cada fintech

Antes de decidir entre investir em Nubank ou Inter, conheça as principais características de cada fintech.

Nubank

Lançado em 2017, o Nubank começou como um sistema de cartão de crédito digital internacional sem anuidades. Mas, com seu rápido crescimento, a empresa criou a NuConta, que oferece vários serviços dos bancos tradicionais. Hoje o Nubank é a maior fintech do país, está em todos os municípios brasileiros e conta com mais de 6 milhões de clientes, segundo dados da própria empresa.

Com a NuConta, você acesso aos seguintes serviços:

  • Cartão de crédito sem anuidade
  • Conta sem tarifa de manutenção
  • TEDs ilimitadas e gratuitas
  • Depósitos através de boletos
  • Função débito no cartão, com saques por R$ 6,50 cada
  • Rendimento automático do dinheiro que está na conta

Uma das grandes vantagens do Nubank é que o dinheiro parado na sua conta corrente já rende 100% do CDI, o que é um pouco mais que a poupança. Além disso, você conta com liquidez diária, ou seja, pode retirar o dinheiro a qualquer momento.

Inter

O Banco Intermedium, conhecido como Inter, é atualmente o principal concorrente do Nubank. Ele surgiu em 1994 e lançou sua conta digital em 2014, sendo um dos primeiros bancos tradicionais a oferecer o serviço online. Hoje possui cerca de 2 milhões de clientes, com uma média de 8,5 mil novas contas por dia, segundo a empresa.

No Banco Inter você tem acesso a:

  • Cartões sem anuidade
  • Conta sem tarifa de manutenção
  • TEDs ilimitadas e gratuitas
  • Depósito por boleto
  • Função débito com saques gratuitos
  • Plataforma de investimentos 100% digital e sem custos

Uma das grandes vantagens da empresa é que ela oferece aos seus usuários uma ampla gama de opções de investimentos, como tesouro direto e poupança, sem a cobrança de taxas. Por outro lado, no Inter, diferente do Nubank, é preciso investir para ter algum rendimento. O dinheiro que está na sua conta corrente não tem rentabilidade automaticamente.

Investir em Nubank ou Inter? Quais as diferenças?

As duas plataformas apresentam vantagens para quem quer realizar investimentos financeiros. Veja as principais diferenças entre Nubank e Inter quando o tema é investir:

  1. Investir no Nubank

Se você não quer se preocupar com tema, mas quer um rendimento mais alto que a poupança, o Nubank pode ser uma boa opção para você.

Atualmente os únicos investimentos possíveis na NuConta são o Tesouro Direto ou RDB (Recibos de Depósito Bancário), feito automaticamente assim que você faz seu depósito. Isso quer dizer que seu dinheiro, estando parado na conta corrente, já rende mais do que a poupança, a uma taxa de 100% do CDI.

Quando foi lançada, a NuConta oferecia apenas o investimento em títulos do governo. Todo o dinheiro depositado nela era automaticamente aplicado pelo Nubank nesses títulos. Agora o Nubank também conta com uma nova forma de aplicação, o RDB, ou Recibo de Depósito Bancário.

Na prática, a nova opção oferece o mesmo rendimento — mas todo o dinheiro colocado em RDB tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos, uma instituição sem fins lucrativos que funciona como um seguro para as instituições. Essa proteção não é cobrada dos usuários. Caso alguma coisa aconteça com o banco, cada cliente recupera tudo o que tiver aplicado em RDB até R$ 250 mil.

Os dois tipos de investimentos oferecidos pela NuConta têm liquidez diária, o que significa que você pode retirá-lo quando quiser. Um ponto negativo é que são cobrados impostos (Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras) tanto sobre os investimentos em Tesouro Direto, quanto em RDB.

Entenda mais sobre o que é o RDB e como funciona esse investimento na NuConta:

  1. Investir no Inter

O Banco Inter, por outro lado, possui uma plataforma própria de investimentos, a Plataforma Aberta Inter (PAI). Através desta plataforma, você tem acesso a várias opções para investir no mercado, direto do aplicativo da Conta Digital, como Tesouro Direto, CDBs, Fundos Imobiliários, Ações e vários outros produtos. Tudo isso sem taxa de custódia ou corretagem.

Uma das ferramentas da plataforma é o home broker, que facilita o acesso do investidor pessoa física ao mercado de ações. Normalmente, para comprar ou vender ações, é necessário entrar em contato com a corretora ou banco através da mesa de operações, o que tem como vantagem a presença de um profissional especializado que fará a mediação entre o cliente e o investimento.

Com o home broker, é possível negociar diretamente a compra e venda de ações em tempo real pelo próprio investidor. Os bancos e corretoras de valores tradicionais oferecem também esse serviço. O diferencial do home broker do Inter é que ele é 100% gratuito.

A plataforma de investimentos do Inter, diferentemente do que oferece o Nubank, exige um pouco mais de conhecimento e de tempo. Mas isso não significa que seja necessariamente complicado. O banco promete opções de aplicações para todos os perfis com praticidade e simplicidade.

Outra novidade do Inter é a possibilidade de contratação da previdência privada diretamente pelo aplicativo. O banco é o primeiro do Brasil a oferecer a solução no formato 100% digital.

Veja como investir no Banco Inter:

Como vimos, investir no Nubank ou Inter pode oferecer vantagens para você. Agora é só analisar qual opção te atende mais. Ficou difícil decidir?

Uma boa solução é ter conta nos dois bancos e dividir o seu dinheiro em uma parte para utilizar em curto prazo, no Nubank, e outra parte para médio e longo prazo, aplicadas em outras opções de investimentos no Inter.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia e finanças.