Criptomoedas

Conheça 7 curiosidades sobre Bitcoin, criptomoeda que completa 12 anos em 2020

21 de April de 2020
Conheça 7 curiosidades sobre Bitcoin, criptomoeda que completa 12 anos em 2020<

Lançada em 2008 por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin é uma moeda virtual descentralizada que vem tendo um crescimento espantoso no cenário financeiro mundial. No início, um Bitcoin custava em torno de 12 dólares. Hoje em dia, já se aproxima da casa dos 10 mil dólares. Com isso a atenção dos investidores tem se voltado para esta criptomoeda tão cobiçada.  Mas essa é só uma das muitas curiosidades sobre Bitcoin.

Nesse contexto de mercado financeiro, quanto mais informações melhor para investir com mais segurança ou mesmo para ajudar a decidir entrar ou não no mercado de moedas digitais. Pensando nisso, vamos saber um pouco acerca das curiosidades sobre bitcoin. Conheça 7 delas neste artigo!

7 curiosidades sobre Bitcoin

1. Criação da moeda

A primeira curiosidade sobre bitcoin é justamente sobre a sua criação. 

Até hoje não se sabe se Satoshi Nakamoto é uma pessoa ou um grupo que utilizou esse pseudônimo para apresentar o sistema. Ele nunca foi apresentado ao mercado ou sequer visto por aí. 

Em 2015 ele foi indicado ao Prêmio Nobel de Economia, mas acabou não sendo o vencedor desse prêmio e não precisou comparecer ao evento. Uma hipótese também é que ele não utilizou este nome para acessá-lo. Já houveram diversos outros nomes vinculados à esta criação, sem sucesso nessa descoberta até o momento. O criador da criptomoeda permanece uma incógnita.

Curiosidades sobre bitcoin

2. Bitcoin Cash e Bitcoin Gold

Vamos, agora, à segunda curiosidade sobre Bitcoin.

Sem chegar a um consenso, os membros da comunidade Bitcoin já dividiram a moeda em mais duas — Bitcoin Cash e Bitcoin Gold. 

Isso aconteceu por conta de divergências quanto à atualização do sistema e seus limites de operações. Alguns julgam tal limite de informações como proteção à ataques virtuais, porém outra parte da comunidade acha que esse limite causa lentidão nas transações.

O Bitcoin Cash surgiu no intuito de agilizar as transações, principalmente pagamentos, utilizando a moeda. Como o código blockchain desenvolvido era diferente do original, foi necessário um novo sistema e um significativo número de mineradores para a implementação deste ser viabilizada. 

Já o Bitcoin Gold veio para descentralizar a mineração, já que grandes empresas de tecnologia com maquinário avançado passaram a estar no topo da cadeia de mineradores. Neste sistema o computador pode ter uma capacidade menor, o que facilita a entrada de pessoa física neste mercado de mineração. 

Especialistas acreditam que o Bitcoin Gold não tem um propósito relevante para sua existência no mercado. Este fato é sentido através do baixo investimento na moeda e pelo seu valor agregado não ter chegado sequer na casa dos milhares. 

Para o sistema Bitcoin Cash as expectativas são um pouco melhores visto suas vantagens na celeridade das operações sobre a bitcoin original. Sua cotação já ultrapassou 1.500 reais e a expectativa é que continue em ascensão.

3. Tecnologia Blockchain

Apesar de utilizar o Blockchain como base segura do seu sistema, em 2010 um hacker invadiu o ambiente virtual da empresa e gerou 184 bilhões de bitcoins. Cinco horas depois deste incidente, o criador da bitcoin realizou uma atualização do sistema que apagou todas essas moedas emitidas por essa mineração indevida. 

É uma curiosidade sobre bitcoin que não chegamos a uma decisão sobre ser positiva ou negativa, pois todas as operações são públicas e qualquer pessoa pode rastreá-la a qualquer momento, inclusive os códigos bitcoins são auditáveis. Auditáveis e copiáveis! 

A Blockchain pode ser baixada em qualquer computador e todas as transações realizadas ao longo desses anos podem ser visualizadas utilizando o explorador de blocos. Mas calma, não é possível ter a identificação de quem está operando ou recebendo as moedas!

4. Aumento da cotação e adesão

Como no início as pessoas não davam muito valor aos Bitcoins, muitos foram jogados nos lixos eletrônicos. Um residente do País de Gales, por exemplo, se desfez de um HD que continha 7,5 mil bitcoins que minerou. 

As notícias do crescimento acelerado da moeda fez com que ele lembrasse onde estavam e contabilizar a perda de milhões de dólares caso ele ainda as possuísse nos dias atuais. 

Pobre galês… Poderia ter garantido sua viagem ao espaço! Isso mesmo, a Virgin Galactic — empresa de viagens espaciais — aceita Bitcoins como forma de pagamento. Curiosidade sobre bitcoin importante para você que quer ir espaço em breve! 

A Lamborghini também é a primeira marca de carros que aceita Bitcoins. Houve ainda quem comprou pizza em 2010 por 10 mil bitcoins e viu, em 2013, esse valor equivaler a mais de 5 mil euros.

Curiosidades sobre bitcoin

5. Mineração

Mais uma curiosidade sobre bitcoin que poucos têm conhecimento: em seu lançamento estava descrito nas regras que há um limite de criação da moeda: 21 milhões de Bitcoin podem ser minerados e depois encerra. 

Os mineradores competem entre si, cada um em suas máquinas ao redor do mundo, para resolver problemas matemáticos e estes são solucionados em aproximadamente 10 minutos. 

De acordo com especialistas, 2140 será o ano aproximado do encerramento da produção de bitcoins. Então corre lá para garantir sua porção de criptomoedas! Atenção somente às leis do seu país. 

6. Transações

A Bolívia, seguida posteriormente pelo Equador, foi o primeiro país latino a tornar ilegal as transações e minerações de qualquer criptomoeda por não serem controladas por um governo ou entidade. 

Na Venezuela é permitido, contudo existem diversos casos de mineradores envolvidos em crimes virtuais e lavagem de dinheiro.

Você sabia que no Brasil as transações com Bitcoins superam o comércio de ouro? Em 2016 o volume de operações com bitcoins ultrapassou em cerca de 10 milhões de reais a comercialização de ouro pelas agências oficiais. 

Em contrapartida, mesmo com a soma de todos os bitcoins mundiais não seria possível comprar grandes bancos, empresas de telecomunicações, seguros ou de tecnologia. 

Um exemplo é a Apple que supera o capital da bitcoin em mais de 60 vezes. Inclusive, pela crença de futura valorização, nunca foram gastos nem a metade dos bitcoins minerados.

7. Regulamentação

Outra das curiosidades sobre Bitcoin diz respeito a sua regulamentação.

Talvez esteja cedo para tratar sobre o futuro do bitcoin, ainda existem limitações para sua utilização, prazo para circulação de novas moedas e até mesmo a sua ilegalidade em alguns países ao redor do mundo, inclusive nossos vizinhos latinos. 

Uma moeda que não precisa ser impressa, existente apenas em meios digitais, sem lastro físico ou valor intrínseco em suas ações, descentralizada e com enorme comunidade digital, sem dúvidas proporcionou uma revolução na indústria financeira mundial. 

E você, gostou de conhecer essas curiosidades sobre Bitcoin? Continue acompanhando o blog da Fintech e assine nossa newsletter para saber mais!