Finanças Pessoais

Como ativar o Cadastro Positivo? Veja como é fácil se cadastrar na Serasa

3 de February de 2022
Como ativar o Cadastro Positivo? Veja como é fácil se cadastrar na Serasa<

Está precisando de um financiamento ou empréstimo, mas as taxas de juros estão muito altas? Você sabia que com um score de crédito mais alto, é possível ter acesso a ofertas mais vantajosas? Então, que tal aprender como ativar seu Cadastro Positivo na Serasa e reverter essa situação?

De acordo com o último Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, publicado pela Serasa em outubro de 2021, há 63,40 milhões de inadimplentes no país. Isso significa que mais da metade da população está endividada, o que dificulta seu acesso a crédito e eleva as taxas de juros.

O que muitos não sabem, é que manter o Cadastro Positivo ativo é uma das principais estratégias para elevar o Score de Crédito do CPF, desde que você se livre das dívidas e pague suas contas em dia.

Neste artigo, vamos te ensinar tudo direitinho, desde o que é, como funciona, até como ativar o Cadastro Positivo para melhorar o seu score, para que você tenha acesso às melhores opções de crédito do mercado. Continue a leitura e aprenda todos os detalhes!

O que é o Cadastro Positivo da Serasa?

O Cadastro Positivo é o seu currículo financeiro. Além de informar seu status atual, com seus compromissos financeiros em aberto, ele também guarda todo seu histórico de contas pagas. Ou seja, ele é um raio-X da sua vida financeira, que revela para o mercado se você é um bom pagador ou não.

Para que serve o Cadastro Positivo?

Se você tem bons hábitos de pagamento, ou seja, é um consumidor ativo, paga suas contas em dia e não tem o nome sujo, o mercado te vê com bons olhos. Isso te garante acesso a melhores opções de crédito, uma vez que você representa menor risco de inadimplência para os bancos, lojas e financeiras.  

Logo, com o Cadastro Positivo ativo, você estará mostrando para o mercado todo o seu histórico de bom pagador, transmitindo mais confiança e credibilidade.

Em outras palavras, ativar o Cadastro Positivo da Serasa é uma das principais estratégias para quem deseja melhorar o score do CPF, a fim de aumentar suas chances de conseguir crédito na praça, com ofertas personalizadas para financiamentos com juros mais baixos e melhores condições de pagamento.

Como funciona o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo reúne informações sobre seu histórico de pagamento em relação a qualquer tipo de contratação de crédito, como: financiamentos, uso do cartão de crédito, empréstimos, crediário, etc. Para isso, considera elementos, como: valores totais, número de parcelas e pontualidade nos pagamentos.

Além disso, também vale mencionar a importância de não atrasar os demais compromissos, como: internet, luz, água, telefone, gás, etc. 

Quando você paga tudo em dia, está construindo um histórico positivo, que te qualifica como bom pagador diante do mercado. Este, por sua vez, dá sinal verde para instituições financeiras, bancos, lojas e prestadores de serviço quando você solicita algum tipo de crédito.

Por outro lado, quando está com o nome sujo e contas atrasadas, o mercado avalia que seu risco de inadimplência é maior, o que reduz seu acesso a crédito, restringindo suas opções a ofertas menos vantajosas e com juros mais altos.

Como melhorar minha pontuação no Cadastro Positivo?

Melhorar o seu cadastro positivo não tem segredo. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é ser um bom pagador. 

Para isso, um ponto de extrema importância é quitar suas dívidas e pagar tudo em dia. Afinal, quanto antes você limpar seu nome e começar a construir uma imagem positiva para o mercado, melhor.

Tenha contas fixas em seu nome, como água, luz e internet, assim você mostra para o mercado que é um consumidor ativo.

Utilizar o cartão de crédito também é uma ótima forma de movimentar seu CPF, desde que você pague a fatura cheia e não atrase, é claro.

Por fim, mantenha seu Serasa Positivo ativo, com seus dados sempre atualizados. O mesmo vale para cadastros nos demais birôs de crédito, como SPC e Boa Vista.

Como se cadastrar no Cadastro Positivo da Serasa?

Agora que você já sabe o que é e para que serve, deve estar se perguntando: “afinal, como ativar o Cadastro Positivo?”

A boa notícia é que você não precisa fazer nenhum tipo de solicitação, uma vez que a inclusão no Cadastro Positivo é feita automaticamente para qualquer indivíduo que já tenha tido algum tipo de contato com o mercado de crédito.

Ou seja, se você usa cartão de crédito, parcela compras ou já solicitou algum tipo de empréstimo ou financiamento, é muito provável que você já tenha um Cadastro Positivo ativo na Serasa.

Para consultar seu cadastro e saber se ele realmente está ativo, é muito simples! Basta se conectar à internet e acessar o menu Cadastro Positivo no site da Serasa, clicar em “Consultar agora” e inserir seu CPF e senha. Caso ainda não tenha se cadastrado, basta clicar em “Cadastrar” e inserir os dados solicitados.

como ativar Serasa positivo
Página Serasa Cadastro Positivo. Fonte: serasa.com.br

Para mais detalhes, confira o vídeo abaixo e fique por dentro de tudo sobre o Cadastro Positivo e as principais vantagens de manter o seu ativo: 

https://www.youtube.com/watch?v=PABMbBO4Ltw

Viu como é fácil se cadastrar e ativar o Serasa Positivo?

Ativar o Cadastro Positivo é muito simples e pode gerar muitos benefícios, como aumentar o score do CPF e facilitar o acesso a crédito, com taxas de juros menores e opções mais atrativas.

Logo, se você está precisando de um empréstimo ou financiamento e, mesmo com o nome limpo, não está conseguindo boas propostas, vale a pena verificar se está tudo certo com o seu cadastro e seguir essas dicas para elevar o nível do seu histórico de pagamentos.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos e familiares que precisam saber como ativar o Cadastro Positivo para melhorar o score de crédito!