Finanças Pessoais

O que é anuidade do cartão? Descubra porque os bancos cobram essa taxa e como você pode negociar

26 de June de 2021
O que é anuidade do cartão? Descubra porque os bancos cobram essa taxa e como você pode negociar<

Você saberia dizer o que é anuidade do cartão?

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas por consumidores em todo o mundo.

Apenas no Brasil, existem mais de 123 milhões de cartões de crédito em uso. Os dados divulgados pelo Banco Central mostram também que, somente no ano de 2019, as compras efetuadas no cartão de crédito superaram a marca de R$ 1 trilhão.

Além disso, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), no último trimestre de 2020 os pagamentos feitos com cartão chegaram a mais de 46% do consumo das famílias.

Mas um detalhe que muitas pessoas acabam deixando passar despercebido se refere à taxa de anuidade dos cartões. E, dependendo da instituição financeira e dos benefícios do cartão, essa taxa pode ser bem alta.

Neste artigo, vamos esclarecer para você o que é anuidade do cartão e por que os bancos cobram essa taxa.

Ao longo das próximas linhas, você confere também quais são os tipos de anuidade e se há como negociar o valor da anuidade.

Leia também: Pag! ou Nubank: o que levar em conta na hora de escolher o seu cartão de crédito?

Se você é empreendedor, talvez também queira saber quais são as melhores máquinas de cartão de crédito para o seu negócio.

Se esse é o seu caso, confira abaixo uma tabela comparativa, com preços, taxas de mensalidade, bandeiras que aceitam e muito mais:

O que é anuidade do cartão de crédito?

O que é anuidade do cartão pode ser definido como uma taxa que as instituições financeiras cobram para que os clientes possam usar os cartões na modalidade de crédito.

A anuidade é cobrada automaticamente na fatura do cartão. A cobrança é de responsabilidade do banco que oferece o cartão e, geralmente, é feita a partir do primeiro mês de uso.

A cobrança da taxa de anuidade é autorizada pelo Banco Central. No entanto, o valor precisa estar claro para o cliente no momento da contratação do cartão de crédito.

Leia mais: Next ou Neon? Comparamos prós e contras e ajudamos você a escolher o cartão de crédito feito sob medida para você

Por que algumas instituições financeiras cobram anuidade nos cartões de crédito?

Porque sim. Próximo tópico.

Brincadeiras à parte, a anuidade é cobrada pelos bancos sob a justificativa de que essa taxa serve para bancar serviços de administração, manutenção e segurança do cartão.

Outro motivo para a cobrança da anuidade tem a ver com os benefícios que os bancos oferecem para os titulares do cartão.

Por exemplo, descontos em ingressos para shows, teatro e cinema, frete grátis para compras online em sites parceiros, programa de pontos para trocar por prêmios etc.

Se você deseja ter um maior controle financeiro pessoal, é importante ficar atento a esse tipo de detalhe. Porque, se você não usa os benefícios oferecidos pelos cartões de crédito que tem, talvez não valha a pena pagar pela anuidade que eles cobram.

Veja também: Descubra como ser aprovado no Neon para ter acesso ao cobiçado cartão de crédito da fintech

Tipos de anuidade: diferenciada x convencional

Existem basicamente dois tipos de anuidade que as instituições financeiras costumam cobrar em seus cartões de crédito: a diferenciada e a convencional.

A principal diferença entre elas está na forma em que a anuidade é cobrada. No tipo convencional, o valor da taxa é pago em uma única parcela. Há casos em que o banco parcela esse valor em até 3 vezes.

Já no tipo de anuidade diferenciada, ela é parcelada em 12 vezes Neste caso, cada parcela é cobrada mensalmente na fatura do cliente. Dessa forma, o banco facilita o acesso ao crédito e você não precisa desembolsar uma quantia grande de uma vez só.

Veja mais: Saiba como ser aprovado no Nubank: as melhores dicas para conseguir seu cartão de crédito

Não quero pagar anuidade: tem como negociar com o banco?

De fato, ninguém gosta de ter que pagar taxas. Mas, no caso da anuidade do cartão de crédito, será que tem como negociar o valor com o banco ou até mesmo conseguir uma isenção?

A resposta é sim. Alguns bancos aceitam fazer negociações com os clientes para diminuir a taxa de anuidade.

Se você, por exemplo, participa de algum programa de pontos, é possível trocar o que você já acumulou por crédito na próxima fatura, compensando o valor da anuidade.

Caso você faça um uso frequente do seu cartão de crédito, você pode utilizar isso como argumento para conseguir um desconto na anuidade do próximo ano.

As negociações podem ser feitas pelo telefone do SAC da sua instituição financeira.

Mas, para evitar surpresas desagradáveis em relação à anuidade, é importante que você pesquise os valores cobrados pelo banco no modelo de cartão que você está interessado.

Essas informações se encontram presentes no site das instituições e também no contrato de aquisição.

Quer conhecer alguns cartões de crédito que não contam com anuidade? Então, confira este vídeo do canal Seu Crédito Digital:

Saiba mais: Você sabe como controlar os gastos com cartão de crédito? Conheça 6 estratégias

E então, ficou claro para você o que é anuidade do cartão de crédito?

Hoje em dia, há várias opções de cartão de crédito em que não há cobrança de anuidade. No entanto, verifique se os benefícios (ou a ausência deles) atendem às suas necessidades.